O rápido avanço tecnológico permite nos conectarmos em todos os lugares e a qualquer momento. Além disso, por meio da rede podemos realizar diversas atividades, contudo, uma conexão estável é crucial. Nesse sentido, uma solução com ampla cobertura de rede, como a Cisco Meraki, é essencial.

Isso porque as empresas constroem suas estratégias pautadas no online e dependentes dos recursos de TI. No entanto, problemas com uma conexão estável podem impactar negativamente nos negócios. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Open Gear, cerca de 31% das companhias afirmaram que as interrupções causaram um prejuízo de US$ 1,2 milhão em 2020.

Além do prejuízo financeiro, que por si só já é preocupante, as instabilidades na conexão prejudicam a imagem da empresa perante os seus clientes e do mercado, o que pode aumentar as perdas financeiras.

Quanto mais a empresa cresce, mais precisa se preocupar com a qualidade da conexão e com a segurança de dados

A boa notícia é que você pode evitar problemas de conectividade e prejuízos. 

Conheça melhor a solução Cisco Meraki, neste artigo, e entenda como ela pode melhorar a gestão da rede da sua empresa!

O que é a Cisco Meraki?

Em todos os espaços da empresa, seja nos escritórios ou nos setores de produção, alguém está conectado. Isso porque a conectividade facilita a comunicação, aumenta a produtividade, e ainda auxilia na gestão das equipes. 

No entanto, quanto mais setores conectados, mais lenta pode ficar a rede, e não adianta apenas aumentar o número de servidores, pois além de ocupar espaço físico, eles podem não dar conta. 

Por isso, a Cisco Meraki é uma ótima solução para esse tipo de problema. Baseada em uma arquitetura de nuvem, ela torna a rede segura, escalável e fácil de implantar, podendo ser gerenciada de qualquer lugar.

Ou seja, é possível dar adeus aos inúmeros servidores físicos, pois por si só a Cisco Meraki oferece uma ampla cobertura wireless. Ela simplifica a rede por meio de um dashboard baseado na web, o que permite organizar as conexões sem fio, switching, security, comunicações, mobilidade e câmeras de segurança.

Além disso, você pode configurar, de maneira conveniente e eficiente, a segurança de todos os dispositivos conectados na rede da organização. 

Para que serve a Cisco Meraki?

Gerenciar a infraestrutura de rede da empresa de ponta a ponta é um grande desafio, mas algumas soluções podem ajudar. Com a Cisco Meraki, você consegue solucionar interrupções na rede a quilômetros de distância.

Com a Cisco Meraki você é notificado de falhas na rede ou na segurança  da sua empresa e pode resolver de onde estiver

Isso porque ela é uma ferramenta centralizada baseada na Web, que permite monitorar e configurar as conexões sem a necessidade de estar no espaço físico da organização. Basta logar na conta Meraki da Cisco, acessar o dashboard e fazer os ajustes necessários.

Com a ferramenta é possível solucionar:

  • Problemas de TI;
  • Segurança de rede;
  • Visibilidade da rede;
  • Gerenciamento de dispositivos móveis.

Com o sistema Meraki da Cisco, você unifica o gerenciamento de rede e controla dezenas de dispositivos móveis e desktop, usando uma solução segura.

Cisco Brasil: por que usar a Cisco Meraki na sua empresa?

Como vimos, a Cisco Meraki permite a gestão da rede wireless e de diferentes dispositivos conectados a ela, de qualquer lugar e em qualquer horário. Isso imprime maior autonomia para a organização na hora de garantir a segurança das conexões.

Além disso, adotar a Cisco Meraki Brasil traz excelentes vantagens, como:

Gestão da rede

A Cisco Meraki permite o gerenciamento de todos os endpoints, aparelhos, firewalls e da segurança da rede, e o melhor: eles podem ser configurados de qualquer lugar. Isso porque a rede possui uma interface na nuvem, que permite o gerenciamento remoto de todos os dispositivos, com apenas alguns cliques.

Este modelo se torna cada vez mais essencial em tempos de trabalho hibrido, considerando que os colaboradores estão realizando parte de suas atividades fora do ambiente da empresa. 

Com a Cisco Meraki é possível fornecer uma ampla conexão à rede de forma segura, e sem colocar em risco tanto o colaborador quanto os dados da empresa.

Implantação

Fácil e simples de executar. Para utilizar a Cisco Meraki, basta apenas fazer login na conta e gerenciar os dispositivos, configurando-os da melhor maneira e em poucos instantes. 

Com uma interface do usuário amigável, ela é acessível e não há curva de aprendizado estendida.

Acessibilidade e escalabilidade

O sistema Cisco Meraki é ideal para todos os tipos de empresa, independente do porte. 

Por ser baseado na nuvem, é possível dimensionar as operações de forma rápida e eficaz. Com ela você tem acesso a recursos virtuais ilimitados, facilitando a expansão sob demanda.

A Cisco Meraki se adapta ao tamanho da sua empresa e oferece soluções que fazem sentido em cada momento da empresa

Controle

Os equipamentos da Cisco Meraki possuem um sistema que registra mudanças e novas configurações de forma automática, facilitando o trabalho de auditoria na infraestrutura. Com isso, é possível identificar de maneira rápida problemas ocasionados pelas mudanças nas configurações, por exemplo.

Diferente de outras ferramentas disponíveis no mercado, que exigem que um sistema seja contratado à parte, a Cisco Meraki possui este recurso integrado, facilitando o controle da gestão.

Dashboard Meraki: como configurar o Cisco Meraki?

Agora que você já sabe o que é o Cisco Meraki e entende como ele funciona, certamente já viu que ele é uma excelente ferramenta de gestão. Afinal, permite controlar dispositivos e garantir a segurança da rede mesmo a distância.

E ao contrário do que se pensa, configurar o Dashboard Meraki é simples e rápido, confira a seguir o passo a passo:

1. Reúna as informações

Antes de criar sua conta Meraki Cisco e aproveitar o dashboard, é preciso reunir algumas informações essenciais, como:

  • Número de pedido para sua compra ou os números de série dos dispositivos Meraki;
  • Planejamento de como irá agrupar os seus dispositivos;
  • Uplink de internet para os aparelhos;
  • Firewall válido e com regras configuradas.

2. Crie sua conta do Meraki Dashboard

Com todas essas informações em mãos, agora é a hora de criar a sua conta Meraki. Para tanto, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá até o dashboard de login da Meraki;
  2. Clique em “Criar uma conta”;
  3. Escolha o painel Meraki e a região da organização (é importante ressaltar que isso não pode ser alterado, então verifique se tudo está correto);
  4. Após isso, insira o seu e-mail, crie uma senha de 8 caracteres (aposte em uma combinação forte!). 
  5. Adicione o nome da empresa e o endereço para locais de rede padrão e mapas (o último é opcional).
  6. Clique em “Criar conta”;
  7. Verifique na sua caixa de entrada do e-mail o link de confirmação.

Prontinho, sua conta está criada e você já pode começar a usar!

3. Crie sua rede

Depois de criar a sua conta, você já pode preparar e organizar a rede de dispositivos que será conectada ao sistema.  Para isso, é só fazer login e ir até “Registrar dispositivos Meraki” e “Avançar”.

Agora, inclua as seguintes informações:

  • Nome de identificação da rede;
  • Tipo de rede;
  • Dispositivos

Feito isso, clique em “Criar rede” e pronto a tela de dispositivos já está configurada.

4. Gerencie o sistema

Este é um processo um pouco mais complexo. Então, para fazer o gerenciamento do sistema, é necessário logar na sua conta e:

  1. Clique em “Configurar o gerenciador de sistemas”;
  2. Nomeie a rede, ou vá até o menu suspenso e selecione o “tipo de rede”. Feito isso, é só ir até “EMM (gerenciador de sistemas)”
  3. Revise e clique em “criar rede”.

Após a conclusão dessa etapa, é preciso configurar os recursos de gestão de endpoint:

  • Perfis;
  • Cargas úteis;
  • Formulários, entre outros.

5. Adicione novos dispositivos

Para configurar novos aparelhos e adicioná-los a rede é preciso realizar o seguinte:

  1. Insira os números do pedido (de cada linha) e ir até o botão azul “Reivindicar”;
  2. Clique na caixa de seleção ao lado de cada dispositivo que deseja incluir a rede;
  3. Clique em “adicionar a”, vá até “rede existente” e selecione a criada anteriormente;
  4. Feito isso, clique novamente em “adicionar” e prontinho, os dispositivos estarão todos sob a mesma cobertura.
Caso você tenha dificuldade para utilizar o Cisco Meraki, pode entrar em contato com o suporte para te ajudar

6. Adicione as licenças

Caso tenha solicitado as licenças após a aquisição do produto, é preciso configurá-las. Para isso, entre na sua conta Meraki Cisco, e:

  1. Vá até “Organização”;
  2. Acesse  “Configurar”;
  3. Em seguida clique em “Informações da licença”;
  4. Clique em “Adicionar outra licença”, e depois em “Licenciar mais dispositivos”, e após isso vá até  “Operação”;
  5. Insira a “Chave de licença”;
  6. Clique em “Adicionar licença”;
  7. Insira as informações e revise todos os detalhes;
  8. Para finalizar clique em “Adicionar licença”.

Pronto! Agora o seu Dashboard Meraki está pronto para uso.

Depois de configurar o sistema, você terá visibilidade e acesso a uma vasta gama de recursos. Como a Meraki possui uma interface intuitiva, é fácil gerar relatórios. Dessa forma, a empresa se mantém atualizada em relação à integridade dos dispositivos, do uso da rede e muito mais.

Um sistema que gera relatórios fáceis de serem interpretados, como o Cisco Meraki, é essencial para analisar o desempenho da rede da empresa.

Conclusão

Gerenciar, monitorar e atualizar diversos dispositivos da rede empresarial é uma  baita desafio, mas perfeitamente possível para qualquer profissional de TI. No entanto, conforme as demandas se multiplicam e a organização cresce, essa tarefa vai ficando cada vez mais complicada, já que exige mais tempo e recursos para realizá-la.

Nesse cenário, uma solução como a Cisco Meraki se destaca, uma vez que auxilia no gerenciamento e permite o monitoramento da rede com apenas alguns cliques, e o melhor, isso pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Ou seja, ela permite que você consiga gerenciar a rede de forma rápida, fácil e segura. Assim, você pode se voltar para o que realmente importa, o desenvolvimento do seu negócio. 

Ficou interessado, e quer melhorar a gestão de redes do seu negócio? A Ingram Micro Brasil pode ajudar. A maior distribuidora de tecnologia do país possui um amplo portfólio com as soluções da Cisco, inclusive a Meraki. Entre em contato e saiba mais!

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