A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas em diversas áreas das nossas vidas, e uma delas é nos modelos de trabalho, como o home office e trabalho híbrido. As empresas precisaram se adaptar: algumas optaram por colocar todos os funcionários para trabalhar remotamente e as áreas que não tinham essa possibilidade, faziam rodízio.

Mas se antes o trabalho híbrido parecia somente uma alternativa para evitar a proliferação do coronavírus, agora parece que esse modelo veio para ficar. Segundo pesquisa da Microsoft sobre tendências no Brasil, 58% dos profissionais querem mudar para o modelo de trabalho híbrido ou remoto neste ano . 

O trabalho híbrido traz mais flexibilidade para os profissionais e mantém o espaço corporativo para jornadas pontuais, reuniões e convívio com os colegas de equipe. Continue lendo para saber mais!

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é um modelo que permite que o colaborador realize suas tarefas presencialmente na empresa ou de maneira remota – seja em casa, em uma cafeteria, em um coworking ou até mesmo em outra cidade. 

Este modelo de trabalho está se tornado cada vez mais comum atualmente por oferecer praticidade e trazer diversos benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Para isso, a empresa oferece todo o suporte necessário para a realização das atividades dos colaboradores, seja de maneira presencial ou remota.

Este modelo de trabalho sempre existiu, principalmente em funções que não necessitavam do profissional in loco na empresa. Um bom exemplo são os colaboradores de Tecnologia da Informação (TI), que conseguem fazer as entregas e resolver possíveis falhas e erros no sistema à distância.

Em meio à pandemia de COVID-19, que afetou os modelos de serviço e forçou as atividades a se tornarem remotas, o modelo home office também se tornou comum. Agora, com a retomada gradual dos serviços presenciais, o trabalho híbrido tem se tornado uma excelente alternativa. 

Isso porque as empresas perceberam que flexibilizar a forma de trabalho pode ser mais vantajoso, já que reduz custos com o espaço físico da companhia e ainda aumenta a satisfação dos colaboradores.

Como funciona o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido pode variar dependendo de cada setor, mas, por norma, ele é exercido tanto presencialmente quanto de maneira remota. Vale destacar que o modelo é perfeito para os cargos que realizam as entregas on-line.

O modelo de trabalho híbrido é escolhido por muitas organizações, porque ele traz uma série de vantagens, como:

Comunicação eficiente

Como o trabalho é feito de maneira remota, é preciso estabelecer uma comunicação muito mais assertiva, para garantir que as atividades estão dando certo e para tirar qualquer dúvida do funcionário. Isso garante um trabalho mais objetivo e impede que haja lacunas entre os trabalhos desenvolvidos.

Produtividade

Às vezes, o ambiente de trabalho fechado pode ser um tanto quanto estressante, o que inevitavelmente diminui a produtividade do time. Além disso, o escritório físico tem uma série de distrações: telefone tocando, colegas conversando e assim por diante. Por isso, trabalhar em casa e deixar um pouco de lado o escritório pode ajudar. A produtividade aumenta.

Flexibilidade e Economia 

O colaborador pode optar – em comum acordo com o gestor – em ir para a empresa somente em dias de reuniões para fazer atendimento com clientes específicos, o que resulta em uma maior flexibilidade de trabalho. 

E quando os colaboradores têm mais flexibilidade nos horários, eles sentem que a empresa confia neles, o que traz mais segurança e motivação. 

Além disso, os custos são reduzidos. Afinal, já não é mais necessário uma grande estrutura e, como a equipe não está diariamente na empresa, os gastos com manutenção também diminuem. 

O modelo de trabalho híbrido gera redução de custos fixos, como aluguel, luz, água, alimentação dos funcionários, vale-transporte, etc.

Qual a diferença entre home office e trabalho híbrido?

Apesar de parecidos, os modelos de trabalho híbrido e de home office apresentam diferenças.

Os dois modelos têm semelhanças, mas possuem características diferentes. Para entender melhor é preciso saber como cada um funciona.

Home Office (trabalho remoto)

É um modelo de trabalho já antigo, ele consiste na realização de atividades de maneira remota, isto é, sem a necessidade de estar presencialmente na empresa. Assim, o home office não precisa ser realizado em casa, mas pode ser feito em outros locais, como coworkings ou cafeterias. 

De uma maneira geral, quem opta por trabalhar dessa forma utiliza o suporte da tecnologia, aderindo a soluções como a computação em nuvem e serviços que permitem a comunicação de forma digital. 

Assim, gestores e profissionais têm acesso às ferramentas que facilitam a distribuição das demandas, o compartilhamento de informações importantes, o acompanhamento dos trabalhos e a realização de feedbacks.

Trabalho Híbrido

Como já vimos anteriormente, esse modelo é a junção do trabalho presencial e remoto (home office), tornando a jornada de trabalho mais flexível, já que o colaborador não precisa estar na empresa diariamente.

O modelo híbrido reúne o que há de melhor no trabalho presencial e no remoto, já que oferece maior autonomia ao funcionário para escolher seu local de trabalho. Assim ele pode ir à empresa somente quando sua presença for essencial e para resolver questões que não podem ser solucionadas à distância.

Por que implementar o trabalho híbrido na empresa?

As mudanças no modelo de trabalho estão vindo para ficar e o trabalho híbrido é um exemplo disso. Ele está cada vez mais presente em grandes corporações e nos mais variados setores. Confira as boas razões para adotar essa jornada: 

  • É uma excelente alternativa para diminuir os gastos fixos – aluguel, luz, água, manutenção de equipamentos, etc – da empresa;
  • Aumenta a produtividade dos funcionários, dando espaço para que eles possam gerir melhor sua carga horária;
  • Reduz “gargalos” e otimiza os processos;
  • Diminui eventuais frustrações e reduz o nível de estresse, já que com um fluxo de trabalho digital e organizado os colaboradores têm melhor desempenho.

Tudo isso é bom tanto para a empresa quanto para os profissionais. De tal modo, o modelo de trabalho híbrido ainda reforça os laços de confiança entre ambos.

Quais os benefícios do trabalho híbrido?

Cria uma cultura colaborativa

Nos últimos anos, o que mais se tem discutido são os modelos hierárquicos nas empresas. Há um debate em torno da criação de uma hierarquia horizontal, ou seja, é uma forma de descentralizar a liderança e garantir mais autonomia aos outros profissionais. Com o trabalho híbrido e a autonomia dos colaboradores, essa cultura horizontal é incentivada. 

É, também, uma maneira de incentivar a participação de todos e abre espaço para novas ideias, afinal, várias cabeças pensam melhor do que uma! Isso garante uma sensação de pertencimento por parte dos integrantes da equipe, incentiva o trabalho colaborativo e auxilia o fluxo de processos, trazendo mais produtividade.

Melhor gestão do tempo

Os colaboradores e a empresa podem entrar em comum acordo para estabelecer os dias em que o trabalho pode ser feito de maneira remota e presencial. Assim, o colaborador ganha autonomia para organizar melhor sua agenda e conciliar os compromissos do trabalho com sua vida pessoal.

Além disso, isso garante que o colaborador consiga focar em suas atividades e não se distraia com outras questões, como o tempo de deslocamento após o trabalho. Dessa forma, é possível que ambos os lados se organizem para garantir maior produtividade.

Redução de custos

É possível fazer uma grande economia e reduzir gastos fixos, como o aluguel de grandes salas comerciais. Com o modelo de trabalho híbrido, muitas companhias vêm dispensando o aluguel de grandes salas comerciais e optando pelos coworkings – espaços compartilhados, com um excelente custo-benefício – que ainda oportunizam o networking.

Outra vantagem está na redução de gastos com a manutenção de salas, equipamentos, gastos com internet e vale-transporte.

Quais os desafios do modelo de trabalho híbrido?

Os benefícios estão presentes no modelo de trabalho híbrido, assim como os desafios para implementá-lo na empresa também existem. Assim, é preciso analisar bem cada um deles para saber se faz sentido adotá-lo na sua empresa.

Um dos maiores desafios na implantação do modelo híbrido está em estabelecer um planejamento prévio, para garantir que essa forma de trabalho funcione tão bem quanto o modelo tradicional. Sua empresa vai precisar estar preparada e investir em questões como:

Tecnologia e recursos necessários

Para trabalhar de maneira remota, o funcionário precisa ter acesso aos equipamentos necessários e recursos para a realização do serviço. Algumas empresas oferecem ajuda de custo com a internet e/ou cedem equipamentos – PCs, tablets, celulares – para o uso profissional. 

Já outras optam pela abordagem Bring Your Own Device (BYOD), em português, traga seu próprio dispositivo, e contam com os equipamentos dos colaboradores.

Além disso, caso a empresa use uma plataforma ou programa para realizar o serviço, é preciso dar ao colaborador todo o suporte necessário em caso de queda ou falhas no sistema.

Cibersegurança e proteção de dados

Outro detalhe importante é garantir a segurança online, a cibersegurança, tanto da empresa, quanto dos colaboradores. Por isso, é essencial ter uma política de proteção de dados, que envolve uma série de cuidados: desde a instalação de um antivírus corporativo até a escolha de uma rede wi-fi segura.

Sistema em cloud

Adotar um sistema em nuvem pode ser uma ótima opção para garantir a segurança. É importante ressaltar que as empresas têm que estar atentas e cumprir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Organização das demandas e planejamento 

É preciso criar um planejamento para gerir a equipe que trabalha de maneira remota. Como será feito o controle das atividades? Por entrega, ou o funcionário deve apresentar relatórios do trabalho produzido? 

Existem ferramentas de gestão de trabalho que podem ajudar como o Trello e o  Google Drive, além dos serviços de videoconferência, como o Google Meet, para reuniões e feedbacks, e plataformas colaborativas mais completas, como o Teams, que concentra vários recursos em uma única solução.   

A Ingram Micro implementa o trabalho híbrido!

Para incorporar o modelo híbrido na sua empresa, você pode precisar da ajuda de especialistas em tecnologia para facilitar o processo.

Os modelos de trabalho mudaram e trouxeram uma nova realidade para as empresas. O desafio da vez é se preparar e abraçar essa mudança, que, como vimos, pode trazer excelentes vantagens. E é claro que a Ingram Micro pode ajudar! 

Contamos com as melhores soluções e equipamentos tecnológicos. O nosso portfólio é completo: desde a aquisição de hardware com tecnologia de ponta – notebooks, servidores, monitores, teclados, PCs – e outros serviços essenciais, como softwares, sistemas de proteção de rede, armazenamento em nuvem, e muitas outras soluções.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e comece agora a planejar o modelo de trabalho híbrido da sua empresa com o suporte da Ingram Micro!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.