Um dos fatores decisivos para o bom funcionamento de um notebook é a sua tecnologia de armazenamento. E, por muitas décadas, o armazenamento de dados foi principalmente em discos rígidos mecânicos, chamados HDD. Por ser baseado em peças móveis, como um cabeçote de leitura/gravação que coleta dados, esse mecanismo é considerado mais propenso a falhas.

E é por isso que se torna importante saber o que é SSD, que chegou para trazer uma tecnologia mais segura e eficiente!

As novas unidades de estado sólido (SSD) têm uma estrutura diferente e melhoram muito a performance de um notebook. Isso porque essa tecnologia de armazenamento usa um chip de memória simples, chamado flash NAND, que não tem partes móveis e permite tempos de acesso quase instantâneos. 

Assim, os sistemas e notebooks de última geração, como o Apple MacBook Pro, que não oferece um disco rígido nem mesmo como uma opção configurável, já vem com SSD.

Neste artigo, apresentamos o que é SSD no notebook, como ele funciona e quais vantagens do uso deste tipo de tecnologia. Continue lendo!

O que é SSD no notebook?

SSD, sigla do termo em inglês Solid State Drive, é uma tecnologia de armazenamento baseada em flash que acelera o tempo de resposta de um computador. Desta forma, é possível garantir um funcionamento mais ágil e otimizado para seu PC ou notebook.

Um SSD (ou unidade de estado sólido, em tradução livre) é uma nova geração de dispositivos de armazenamento usados em computadores. Graças à sua memória mais rápida, ele substitui os discos rígidos mecânicos tradicionais e traz maior eficiência.

As tecnologias mais antigas de armazenamento em disco rígido são executadas mais lentamente, comprometendo a experiência do usuário e a produtividade no trabalho. 

E, para entender melhor o que é SSD no notebook, também é importante saber o porquê essa tecnologia tem sido cada vez mais utilizada! Seu maior destaque é a velocidade: por conta da rapidez nos tempos de acesso de leitura e nas taxas de transferências de dados, os SSDs aceleram o tempo de resposta e oferecem muito mais performance e qualidade para um computador. 

Como o SSD funciona?

Os chips de memória em um SSD são comparáveis ​​à memória de acesso aleatório (RAM). Em vez de uma bandeja magnética, os arquivos são salvos em uma grade de células flash. Hoje em dia, essas grades (ou blocos) permitem uma capacidade de armazenamento que pode chegar, em média, a 1 TB.

O controlador de um SSD possui o endereço exato dos blocos. Desta forma, quando seu PC solicitar um arquivo, ele estará disponível quase instantaneamente. Com os tempos de acesso medidos em nanossegundos, a operação é veloz. Além disso, não é preciso esperar pelo trabalho do cabeçote na leitura/gravação das informações requisitadas, como nas tecnologias tradicionais 

Dúvidas sobre o que é SSD e seus benefícios ganharam maiores proporções nos últimos anos, mas esta invenção não é tão recente quanto parece. Os primeiros experimentos com tecnologia semelhante foram realizados ainda na década de 1950 e, entre 1970 e 1980, os primeiros SSDs foram incorporados ​​em supercomputadores de última geração. Contudo, a tecnologia era extremamente cara e a capacidade de armazenamento era pequena: de 2 a 20MB.

Saber o que é um SSD no notebook deve estar aliado aos cuidados e a manutenção preventiva de seus equipamentos.

A adoção do SSD começou em áreas de tecnologia de alto desempenho e em PCs para entusiastas, já que nessas aplicações o máximo desempenho das máquinas justificavam o custo mais alto. Hoje, os SSDs se tornaram uma opção aceita – e caminham para ser a escolha padrão – em laptops e PCs convencionais.

Curiosidade: a tecnologia SSD já foi usada nos setores militar e aeroespacial. Até que a partir da década de 90 começou a ser aplicada em dispositivos de consumo.

SSD: 7 benefícios que você precisa conhecer! 

Com maior segurança e velocidade, os SSDs não só possibilitam computadores de maior desempenho, mas também trazem custos mais acessíveis graças ao seu consumo de energia mais sustentável, sua versatilidade e durabilidade. 

Se o que é SSD já ficou mais claro, mas ainda tem dúvidas de como ele pode oferecer tantos benefícios em uma só tecnologia, confira a lista abaixo!

Confiabilidade

As peças móveis em discos rígidos são um ponto significativo de falha. Se alguma delas quebrar, todo o inversor ficará inutilizável. Isso torna os discos rígidos tradicionais vulneráveis ​​a danos causados ​​por queda e desgaste com o tempo.

Entender o que é SSD tem essa vantagem: compreender que, apesar de ter suas limitações de vida útil, eles geralmente são mais duráveis ​​e confiáveis. Não há peças móveis para danificar e nenhum motor de acionamento para quebrar. Essa confiabilidade torna os SSDs excelentes para unidades externas portáteis, que podem estar sujeitas a um uso e manuseio mais rigorosos.

Velocidade

Os SSDs podem gravar ou ler dados em velocidades incríveis em comparação com HDDs e até mesmo eMMCs. A agilidade facilita a transferência de grandes blocos de dados. Os tempos de acesso aleatório dos SSDs são em nanossegundos, em vez de milissegundos. É por isso que os sistemas baseados na tecnologia SSD são mais ágeis e responsivos, garantindo uma inicialização mais rápida.

Mobilidade

Eles são menores e mais leves do que as unidades anteriores de armazenamento. Esse desenvolvimento possibilita a criação de laptops, tablets e outros dispositivos móveis ultrafinos que o mercado oferece hoje. Os SSDs mais finos têm poucos milímetros de largura e alguns centímetros de comprimento, sendo perfeitos para uso nos dispositivos menores de alta velocidade.

Resistência e consumo energético

Quando o assunto é resistência, saber o que é SSD no notebook faz toda a diferença: ele apresenta baixos requisitos de energia, contribuindo para uma melhor vida útil da bateria em laptops e tablets! Os SSDs também são resistentes a choques, o que reduz as chances de perda de dados quando os dispositivos móveis são derrubados.

Variedade e versatilidade

O mercado dispõe de um grande portfólio de SSDs, com formatos e tamanhos diferentes, que variam de acordo com a disposição e o número de chips. Existe um SSD para quase todas as aplicações. Os SSDs são mais versáteis do que outros tipos de armazenamento.

Negócios

Conhecer o que é SSD também é um diferencial nos negócios: empresas que trabalham com grandes quantidades de dados, como ambientes de programação ou análise de dados, geralmente dependem deste tipo de tecnologia. Para elas, os tempos de acesso e as velocidades de transferência de arquivos são requisitos críticos.

Jogos

Os computadores para jogos sempre pressionaram os limites da tecnologia de computação atual. Tanto é verdade que equipamentos relativamente caros são adquiridos em benefício do desempenho dos jogos. Os SSDs são adotados pela indústria de jogos e pelos gamers porque o armazenamento é fator determinante para o sucesso, já que os jogos modernos carregam e gravam muitos arquivos, como texturas, mapas, níveis, personagens, constantemente.

Os gamers já sabem o que é SSD e investem nessa tecnologia para melhorar o desempenho dos desktops!

SSD ou HD: quais as diferenças?

Basicamente, o HD (Hard Drive Disk) armazena e acessa dados de maneira precisa por meio de um ímã. Enquanto isso, o SSD não possui partes móveis e trabalha por meio de chips ultra rápidos. 

Pensando em um cenário em que o usuário deixa de armazenar conteúdos e arquivos na memória do computador e passa a acessá-los em plataformas de streaming, como Spotify e Netflix, a nuvem é o destino certo para este tipo de serviço.  

É possível ir além: documentos de trabalho já são salvos em plataformas em cloud, como Google Docs, e até mesmo jogos estão migrando para este modelo e rodando via streaming também. O armazenamento em nuvem já é uma realidade. 

Porém, para acessá-la é preciso ter um navegador instalado no notebook em um ponto físico. E é aqui que se torna importante saber o que é SSD e HD: este ponto físico pode ser tanto um quanto outro. 

O HD armazena e acessa os dados usando um braço mecânico altamente preciso, que manipula um pequeno ímã responsável pela leitura ou gravação de dados ao magnetizar um disco metálico.

Já o SSD é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados digitais, sem partes móveis. Na prática, um grupo de chips é responsável por guardar os arquivos. Podemos pensar nele como um pendrive ultrarrápido e com muito espaço de armazenamento para o sistema operacional, imagens, vídeos e documentos.

A principal diferença entre as duas tecnologias é o tempo de acesso e a velocidade de resposta. Veja só:

SSD

  • Leitura: mais de 200 MB/s, podendo ultrapassar 500 MB/s;
  • Tempo de inicialização do sistema operacional: de 10 a 13 segundos, em média;
  • Gasto de energia: entre 2 e 3 watts.

HDD

  • Leitura: 128 MB/s, em média;
  • Tempo de inicialização do sistema operacional: de 30 a 40 segundos, em média;
  • Gasto de energia: entre 6 e 7 watts.
Saber o que é SSD te ajuda a entender melhor sobre sua durabilidade. Os SSDs têm uma vida útil pré-determinada e limitada a um número de gravações, em média de 3 a 10 mil ciclos

A boa notícia é que raramente um usuário comum irá atingir esse limite. Já empresas com servidores e data-centers devem, sim, acompanhar o armazenamento no SSD. Além disso, diferentemente do HD, o SSD sofre desgaste apenas com a gravação dos arquivos. Ou seja, a leitura de um dado não gera um ciclo novo. 

Agora que você já sabe o que é SSD no notebook, lembre-se de buscar um equipamento com esse tipo de memória. A tecnologia SSD proporciona agilidade, rapidez, produtividade e alto desempenho no trabalho. O investimento inicial gera resultados expressivos que certamente compensam. 

A Ingram Micro possui um portfólio completo de produtos e soluções em tecnologia, confira nossas possibilidades e revolucione o cotidiano do seu negócio agora mesmo!

Este artigo foi útil?

(4.4)

Você já votou neste post

Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).