A cloud computing tornou-se uma parte crucial do mundo empresarial moderno. Companhias de todos os setores já utilizam serviços baseados em nuvem para armazenamento, recuperação de desastres e muito mais.

Os serviços baseados em cloud também permitem que as empresas otimizem seus processos e operações. Entre tantas soluções cloud, o marketing cloud vem ganhando espaço, tornando-se cada vez mais popular nas organizações.

Na prática, a estratégia oferece experiências personalizadas para clientes, aumentando a conquista e a fidelização por meio de ações inteligentes, criativas e assertivas, baseadas em cloud.

Neste artigo, mostramos o conceito de marketing cloud, as soluções e os benefícios. Confira!

O que é Marketing Cloud?

O marketing cloud consiste no uso de plataformas digitais para fornecer às pessoas experiências personalizadas. A abordagem envolve alcançar clientes on-line por meio de mídias sociais, campanhas de e-mail e sites e promover certos produtos ou serviços. 

As marcas podem melhorar a experiência do cliente, aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas, adaptando seu conteúdo às necessidades de cada consumidor. O marketing cloud é importante para:

  • Fortalecer a fidelidade da marca e a retenção de clientes;
  • Acompanhar seus clientes em toda a jornada;
  • Conhecer o perfil dos clientes, leads e prospects, obtendo insights;
  • Implantar um fluxo de comunicação automatizada e individualizada com clientes em potencial e clientes por meio da personalização de conteúdo;
  • Projetar, implementar e analisar campanhas de marketing;
  • Consolidar dados de vários sistemas e pontos de contato, reduzindo os silos de dados;
  • Converter dados em diferentes formatos para que qualquer sistema possa usar e explorar esses dados.

Como funciona o Marketing em Nuvem?

O marketing cloud consiste em um conjunto de esforços de marketing digital de uma organização, que envolvem o uso de diferentes ferramentas baseadas na web. São usadas plataformas on-line, como mídias sociais, sites, aplicativos, e-mails e muito mais. 

Por exemplo, a exibição de anúncios de uma empresa específica em plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram ou Twitter, faz parte de uma estratégia de marketing cloud.

Simplificando, o marketing cloud envolve todos os métodos e técnicas que as empresas usam para anunciar seus produtos e serviços on-line. No escopo desta estratégia, uma plataforma de marketing cloud fornece ferramentas específicas relacionadas ao marketing digital ou publicidade on-line.

Saiba mais, também, sobre a estratégia de marketing 360º. Veja suas principais vantagens e como implementá-la em sua empresa: O que é marketing 360º? Fique por dentro deste conceito!

Benefícios do Marketing Cloud

O marketing cloud é a abordagem ideal para envolver e impactar os clientes. O conteúdo personalizado é orientado para cada usuário, o que significa que anúncios direcionados, e-mails personalizados e campanhas relevantes são mais propensos a atrair público e ganhar atenção. 

Em síntese, tais ferramentas de marketing ajudam os clientes a encontrar soluções para seus problemas. Além disso, o marketing cloud é uma estratégia valiosa para as empresas, porque traz uma série de benefícios, como:

Redução de custos

O marketing cloud, mesmo que possa exigir alguns custos, não é tão caro quanto os meios tradicionais de publicidade. Além disso, alguns dos canais de promoção na nuvem são totalmente gratuitos.

Além disso, os custos com estruturas físicas são reduzidos, e a empresa pode utilizar planos pay-as-you-go em plataformas de marketing cloud. Como consequência, o ROI da empresa aumenta.

Geração de insights

As plataformas de marketing cloud fornecem inteligência de negócio para a estratégia da empresa. A partir dos dados armazenados, é possível tirar insights mais certeiros e ajustar a estratégia, visando otimizar os resultados

Escalabilidade e produtividade

Ao lidar com marketing em nuvem, é possível obter resultados mais rapidamente do que com os meios regulares de promoção.

A estratégia de marketing cloud oferece recursos sob demanda com grande flexibilidade. Com servidores cloud, as organizações podem escalar as funcionalidades conforme as necessidades e prioridades do negócio.

Com o uso de recursos em nuvem, os profissionais tendem a economizar tempo na produção. Dessa maneira, a produtividade aumenta, já que a equipe tem mais tempo e energia para responder às demandas dos clientes de forma rápida e eficiente.

Por meio de uma estratégia de marketing cloud, é possível reduzir custos, otimizando a produção e obtendo insights valiosos, fundamentais para inteligência de negócios.

Foco na experiência do usuário

A partir dos dados adquiridos e das ferramentas de compartilhamento, é possível realizar campanhas mais personalizadas e aprimorar o relacionamento com os clientes e prospects, com base nas preferências e necessidades deles.

As plataformas marketing cloud ajudam a oferecer experiências personalizadas ao usuário. Isso porque, com base no histórico de compras e de pesquisa, é possível rastrear as preferências e tendências, mostrando produtos semelhantes.

Gerenciamento de canais

Com o marketing cloud, campanhas não se limitaram à televisão, jornal ou rádio. As oportunidades de marketing são infinitas quando se usa as plataformas digitais. 

Para começar, é preciso entender quais são as melhores estratégias a serem seguidas em cada uma delas, bem como quais utilizar. Compreender seu público-alvo é entender, também, em quais plataformas ele está presente.

Proteção de dados

Com tecnologias de criptografia, as plataformas de marketing cloud garantem que os dados estarão protegidos, seguindo a LGPD e aprimorando a relação de confiança com o usuário.

Com os provedores de plataformas de marketing cloud, praticamente não há risco de perda de dados, pois os dados são armazenados nos servidores em nuvem.

Na prática, esta é uma grande vantagem, logo que, os dados do cliente são cruciais para o sucesso das campanhas de marketing. 

Destaque entre a concorrência

Como vimos até aqui, o marketing cloud traz uma série de ganhos, colocando as empresas em destaque, um passo à frente da concorrência. Ou ainda, entre concorrentes que utilizam esta estratégia, é fundamental não ficar para trás.

Apesar de ser um pouco desafiadora e exigir um planejamento muito completo, este tipo de estratégia pode ajudá-lo a alcançar seus clientes em potencial, entregando a mensagem certa no momento certo.

Uma das principais vantagens do marketing cloud é a proteção de dados, logo que, com as informações sobre preferências do usuário presentes em nuvem, é garantido o funcionamento da estratégia de maneira segura.

Estratégias de Marketing com a Ingram Micro

Além da experiência personalizada, o software de marketing baseado em cloud ajuda a automatizar as operações de marketing, reduzir custos, melhorar a colaboração e muito mais.

Os serviços de marketing cloud também são valiosos para melhorar o ROI de marketing, potencializando os resultados com um menor investimento. 

Quer investir em uma estratégia de marketing mais robusta, contando com o marketing cloud? Conte o suporte da Ingram Micro como parceira do seu negócio! Conheça nossas soluções!

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Welington Sousa

Welington Sousa

Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, atualmente é Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro. Lidera estudos e pesquisas em Behavioral Marketing e Neuromarketing, buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B. Antes de se tornar Head na Ingram Micro, atuou como Marketing Manager na Claro e Locaweb, sempre na liderança de times multidisciplinares.