Hoje, um dos maiores desafios das empresas é manter uma marca presente em diferentes canais, para estabelecer uma conexão genuína com os consumidores. Nesse contexto, o marketing 360º é uma das estratégias que viabiliza a construção de uma marca forte no mercado, utilizando a abordagem omnichannel de uma maneira consistente e coerente com a sua imagem. Conheça um pouco mais desse conceito!

O que é marketing 360º?

O marketing 360 graus combina canais de marketing tradicionais e digitais para alcançar um grupo demográfico-alvo, por meio de diferentes plataformas. A estratégia garante que os clientes tenham uma experiência consistente e personalizada em todos os pontos de contato.

Em síntese, o marketing 360º fornece uma visão aprofundada do comportamento e dos interesses do cliente para as marcas.

Por que fazer uma estratégia de marketing 360º?

O desafio da vez dos profissionais do setor é adequar sua estratégia de marketing para o modelo 360º. Na prática, ele traz uma série de benefícios. Veja alguns dos principais: 

Valorização da marca

Com a abordagem 360º, a empresa garante consistência na mensagem e no design, o que leva ao reconhecimento da marca

Uma estratégia bem trabalhada de marketing 360º contribui para uma sinergia da marca, posicionando-a onde o cliente está, e, assim, gerando maior valorização

Melhoria no relacionamento com seus clientes 

Chegar onde o cliente está é fundamental para um relacionamento mais qualitativo, satisfatório e duradouro. Com o marketing 360, os profissionais criam diferentes possibilidades de comunicação com o consumidor. 

Na prática, quando uma marca abraça as diferentes preferências de seus clientes, ela nutre o relacionamento e aumenta o engajamento. Como consequência, o resultado são maiores taxas de retenção e fidelização

Melhoria no posicionamento de mercado frente à concorrência

O marketing 360º também proporciona maior exposição para a marca, o que dá às empresas uma vantagem sobre a concorrência. 

Quando a estratégia de marketing explora a omnicanalidade, este é um grande ponto de valorização da marca no mercado e uma diferenciação em um mar de concorrentes. Afinal, nem todas as empresas recorrem a este modelo de estratégia. 

Para um melhor desempenho no mercado, é fundamental construir uma estratégia de marketing que valorize a marca, melhore o relacionamento com os clientes e garanta maior exposição.

E como fazer uma estratégia de marketing 360º?

Agora que já vimos o conceito e as vantagens de uma boa estratégia de marketing 360º, a dúvida é: por onde começar? Confira os principais passos! 

Entenda o seu público

Determine quem é o seu público-alvo e onde os clientes estão, antes de mergulhar fundo em sua estratégia de marketing 360º e desenvolver um plano de ação.

Conheça seu público-alvo e esteja presente nos canais onde escutarão à sua mensagem. Esse é um passo importante, pois não adianta “atirar para todo lado”. Conhecer e segmentar o seu público é fundamental para uma estratégia mais eficiente e assertiva. 

Trace objetivos

Delimite objetivos e planos diretos, sabendo exatamente onde se quer chegar. Após identificar onde o público-alvo está, é hora de decidir as metas da sua estratégia de marketing. 

Talvez queira lançar um produto novo ou aumentar o reconhecimento da marca. Seja qual for a situação, use os dados do seu público-alvo para direcionar os recursos disponíveis em campanhas e ações eficazes

A análise de dados do público-alvo auxiliará diretamente na construção da melhor estratégia para sua empresa. Quer saber mais sobre como os dados podem contribuir com seu planejamento? Confira nosso conteúdo:

Mantenha a consistência

A omnicanalidade demanda uma comunicação conjunta, de modo que não é possível fazer uma identidade visual em canal X e outra em Y. 

Sendo assim, é importante fazer uma lista completa de todos os canais que você pode explorar, buscando alcançar seu público-alvo à medida que avança com seu plano de marketing 360º.

Não limite sua atenção apenas para as plataformas digitais ou tradicionais. Em vez disso, considere todas as suas opções.

Monitore resultados

Os dados são o grande diferencial de uma estratégia de marketing 360º de sucesso. Por isso, fazer o monitoramento deles é indispensável. Invista no acompanhamento das  conversões e analise sempre os seus resultados alcançados. 

Em alguns canais, é possível monitorar as estatísticas diariamente e, assim, fazer, de imediato, quaisquer ajustes necessários.

Os dados são essenciais para um plano estratégico assertivo. Conheça as principais plataformas, analise os dados com cuidado e compreenda, assim, como aperfeiçoar o planejamento de sua empresa.

Marketing 360º e Ingram Micro

Com isso, vale a pena desenvolver um plano de marketing 360º para o seu negócio? A resposta é sim! Afinal, atualmente, usar um único método para alcançar potenciais clientes não é suficiente. 

Para expandir sua base de consumidores e aumentar as vendas, é fundamental ter certeza de que sua marca está nos locais ideais. O melhor caminho para garantir essa presença de marca é adotar o marketing 360º, uma abordagem holística de marketing para espalhar sua mensagem por toda parte. 

Para te ajudar na elaboração de um plano de marketing 360º completo e robusto, a Ingram Micro oferece as melhores soluções tecnológicas do mercado. Elas podem auxiliar na integração e na omnicanalidade de suas ferramentas!

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Welington Sousa

Welington Sousa

Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, atualmente é Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro. Lidera estudos e pesquisas em Behavioral Marketing e Neuromarketing, buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B. Antes de se tornar Head na Ingram Micro, atuou como Marketing Manager na Claro e Locaweb, sempre na liderança de times multidisciplinares.