Com a rápida transformação digital dos últimos anos, o modelo de XaaS — Everything as a Service, ou “tudo como serviço”, em tradução literal — não só cresceu como já é bastante comum. E uma das modalidades desse modelo que vem ganhando espaço é o HaaS ou Hardware as a Service.

A ampla adoção do Hardware as a Service está sendo motivada pela digitalização e pelos novos formatos de trabalho e estudo, sejam eles híbridos ou totalmente remotos. Mas o que significa esse conceito?

Entenda melhor sobre ele e como essa modalidade pode ajudar o seu negócio. Continue lendo o artigo!

O que é Hardware as a Service (HaaS)? 

O Hardware as a Service é um modelo de serviço baseado no aluguel de equipamentos  eletrônicos de tecnologia e comunicação. Com ele, ainda é possível contratar hardwares remotos pela nuvem, ou seja, sem a necessidade de dispor de espaços físicos para uso dos equipamentos.

A conversão de produtos em serviços se tornou um novo modelo de negócios que se difundiu ainda mais durante a pandemia, principalmente entre as empresas. Com isso, o HaaS vem se popularizando. Estima-se um crescimento de 25% até 2024, chegando a mover cerca de US$ 344 bilhões, que equivale a quatro vezes mais que em 2018. 

Como surgiu o Hardware as a Service? 

Esse modelo de serviço surgiu alguns anos atrás para viabilizar projetos de refresh e atualizações tecnológicas com a linha orçamentária OPEX — operational expenditure, termo usado para as despesas operacionais.

Como essa modalidade de serviço é baseada em locação de equipamentos e também em contratação de manutenção dos eletrônicos, o custo é muito mais barato se comparado ao valor que seria necessário para a compra e reposição desses mesmos aparelhos.

O HaaS está se tornando uma grande tendência pelo seu benefício porque compensa a longo prazo para as empresas.

Como funciona o Hardwares as a Service?

Como dissemos, os pacotes do HaaS incluem equipamentos, instalações, manutenção e suporte ao usuário. Assim, o Hardware as a Service permite o aluguel de diversos dispositivos, como:

  • Impressoras;
  • Scanners;
  • Celulares;
  • Notebooks;
  • Desktops;
  • Servidores, e muito mais.

Entretanto, o modelo de negócio HaaS propõem mais do que somente a locação de dispositivos. Com ele, a empresa também tem a opção de contratar outros serviços que são disponibilizados, como:

  • Assistência técnica;
  • Gestão de estrutura;
  • Substituição e manutenção dos equipamentos;
  • Atualização de programas, sistemas operacionais e softwares;
  • Disponibilização de sistemas de gestão;
  • Fornecimento de aplicações como firewall, backups, criptografia de dados, entre outros.

Assim, com o HaaS,  a empresa pode investir parte do dinheiro, que seria gasto na troca de equipamentos obsoletos, em outros setores do negócio, como em estratégias de financiamento, por exemplo.

A escolha do equipamento correto é fundamental para o bom andamento de uma empresa. Confira nossas dicas para escolher uma boa impressora!

Qual a importância de um Hardware as a Service?

Com o Hardware as a Service, é possível que as empresas sempre estejamatualizadas com tecnologia de ponta por um baixo custo. Isso porque as constantes mudanças tecnológicas fazem parte do dia a dia das instituições, de tal modo que acompanhar as evoluções digitais é um grande desafio. Por isso, a locação é vista como uma alternativa para superar esse desafio.

Outro grande diferencial desse modelo de negócio está na garantia do descarte ecológico, uma preocupação recorrente nas firmas. Dessa forma, a empresa contratada fica responsável por garantir que os materiais sejam descartados corretamente.

Além disso, outras vantagens da contratação do HaaS é a garantia de que os gerentes de TI e suas equipes poderão voltar seus esforços ao core business da empresa, aproximando mais esse setor das áreas de negócio. Isso porque toda a manutenção e acompanhamento do desempenho dos hardwares será realizada pelo fornecedor de HaaS, liberando o time de TI desta atividade.

HaaS possui diversos benefícios e objetivos vantajosos que explicam a sua importância para as empresas hoje em dia.

Por que implementar um Hardware as a Service?

Além da redução de custos com aparelhos e o aumento de produtividade da equipe, o Hardware as a Service também traz outros benefícios que revelam a importância de implementá-lo no negócio. Veja abaixo!

Maior escalabilidade com flexibilidade

Para manter um ritmo de crescimento constante, é importante que a empresa acompanhe as mudanças tecnológicas.

O HaaS é um modelo facilitador para isso. Os planos são flexíveis e podem ser atualizados sempre, basta ajustar o orçamento e incluir novos equipamentos ou retirá-los, caso seja necessário.

Manutenção preventiva

Outro ponto vantajoso é que esse serviço inclui a manutenção, assim como a verificação do desempenho  dos equipamentos. Isso faz com que eles não fiquem obsoletos enquanto os funcionários os utilizam, o que poderia prejudicar o desempenho do negócio. 

Com o Hardware as a Service, a sua empresa não precisa mais se preocupar com empecilhos como a lentidão de equipamentos obsoletos. Em outras palavras, o serviço garante não apenas a manutenção corretiva, mas também a preventiva, evitando possíveis falhas e downtime. 

Maior segurança de dados

Além de garantir o que já citamos, as atualizações realizadas pela manutenção também aumentam o nível de segurança dos dados armazenados internamente. Isso porque novos dispositivos sempre estarão mais preparados contra possíveis ataques. Agora, com a LGPD em vigor, os cuidados com os dados de terceiros devem ser redobrados. Ou seja, a segurança é um dos tópicos que deve exigir máxima atenção dos gestores.

Como implementar um Hardware as a Service?

O primeiro passo que deve ser feito antes de contratar o serviço, é perguntar ao provedor sobre a instalação e o gerenciamento dos equipamentos. É importante questioná-lo  para garantir que ele ofereça suporte necessário nessas etapas. Caso a resposta seja negativa, avalie se para sua empresa vale a pena locar ou adquirir o hardware.

Outro ponto a se atentar é o tempo de suporte oferecido. Para a maioria das empresas, o ideal é um plano que tenha acesso à assistência técnica 24 horas por dia, durante toda a semana e com um tempo de resposta curto.

Portanto, antes de contratar um parceiro HaaS, analise as condições oferecidas e as melhores alternativas para sua empresa, buscando um fornecedor que realmente corresponda às suas expectativas.

O serviço de Hardware as a Service é negociado mediante um contrato firmado entre a empresa e o fornecedor. Neste contrato, você deve se atentar ao que é oferecido, para evitar surpresas no futuro.

Como a Ingram Micro pode te ajudar?

Como vimos até aqui, a transformação digital caminha para um futuro em que contratar serviços será mais comum do que adquirir produtos. E com isso, o sistema de HaaS oferece diversos benefícios para a empresa.

Pudemos ver que o Hardware as a Service garante que as tecnologias utilizadas pela organização acompanhem o crescimento dela, ao atender as necessidades e demandas conforme o necessário.

Bom, você viu e entendeu a importância de encontrar um bom fornecedor que vá atender às suas necessidades ao oferecer o HaaS, e essa etapa é muito importante e requer análise e cuidado.

Então, na hora de contratar um serviço de Hardware as a Service que pode facilitar, e muito, os seus negócios, conte com a Ingram. Entre em contato com um dos nossos especialistas e descubra como implantar na sua empresa!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.