Computação cognitiva e o futuro da automação de processos
Na esteira da transformação digital, o uso de novas tecnologias é imprescindível. E são muitas as opções disponíveis no mercado. Na automação de processos, a computação cognitiva tem sido adotada, gerando ganhos expressivos para as empresas.
Os dados do SEMrush mostram um aumento de 30% nas empresas que integraram computação cognitiva e IA em suas operações em 2024. A adoção de ambas tecnologias está aumentando, com investimentos significativos projetados em vários setores.
Na prática, as empresas que alavancam essas tecnologias podem esperar um processo de tomada de decisões mais maduro, alta eficiência operacional e experiências do cliente aprimoradas.
Neste artigo, apresentamos o conceito de computação cognitiva, relacionado com a inteligência artificial, mostrando o potencial transformador das tecnologias. Confira!
O que é computação cognitiva?
A computação cognitiva é a ciência que estuda e aplica a tecnologia voltada à geração de conhecimento básico por meio da interpretação de dados e extração dos significados que eles transmitem.
Como um subcampo da inteligência artificial (IA), a computação cognitiva se refere ao sistema que visam simular processos de pensamento e raciocínio humanos. Tudo isso para interpretar dados, entender a linguagem natural e aprender com as interações.
Dessa forma, a computação cognitiva cria sistemas inteligentes que podem se adaptar e tomar decisões semelhantes à forma que os humanos fariam.
Relação entre IA e computação cognitiva
Os conceitos estão entrelaçados, mas são diferentes. A computação cognitiva aproveita as técnicas de inteligência artificial para aprimorar suas capacidades cognitivas.
Dessa maneira, as máquinas passam a entender e interagir com os dados de forma mais humana. Ao mesmo tempo, os sistemas de IA se beneficiam da capacidade da computação cognitiva de processar e analisar grandes volumes de dados não-estruturados.
Vejamos um exemplo: uma instituição financeira pode utilizar a computação cognitiva para analisar grandes volumes de dados de clientes, identificar padrões e gerar insights. Os algoritmos de IA podem, então, aproveitar esses insights para automatizar tarefas como detecção de fraudes, avaliação de risco e recomendações de investimento.
Na prática, a relação entre computação cognitiva e IA capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados com mais rapidez e precisão.
Benefícios da computação cognitiva para empresas
A computação cognitiva traz uma série de soluções inteligentes e completamente eficientes para toda empresa. Com ela, é possível automatizar tarefas e oferecer mais suporte aos colaboradores. Veja alguns dos principais benefícios da computação cognitiva:
Relacionamento com clientes
As informações contextuais e relevantes que a computação cognitiva fornece aos clientes, usando chatbots, melhoram muito as interações e o relacionamento com os clientes.
Isso porque, os assistentes virtuais e cognitivos são capazes de fazer recomendações personalizadas e previsões comportamentais, que melhoram a experiência de atendimento dos clientes. Para saber mais, confira nosso conteúdo: O que é chatbot? Descubra tudo sobre essa ferramenta!
Identificação de erros
Com a capacidade de realizar análise e rastreamento de padrões, os modelos de computação cognitiva são altamente eficazes na detecção de erros em algoritmos de código de software e criptografia para sistemas de segurança.
Em estruturas técnicas sofisticadas, a computação cognitiva promove uma resolução de problemas mais rápida e precisa, viabilizando a identificação ágil de erros nos processos de negócios.
Análise de dados
A computação cognitiva permite fazer justaposição e referência cruzada de dados estruturados e não estruturados de uma variedade de fontes, como imagens, vídeos e texto.
Com uma análise de dados que entrega insights valiosos, as empresas podem avaliar estratégias atuais, remodelar processos e inovar na concepção de novos produtos e serviços.
Automação de processos com Ingram Micro
A combinação de CC e IA oferece inúmeros benefícios para empresas em vários setores. Desde a automação de tarefas de rotina até a entrega de experiências personalizadas para o cliente, o uso combinado das duas tecnologias pode transformar as operações e gerar novas oportunidades.
Ao aproveitar os recursos da computação cognitiva e da IA, as empresas tem condições de:
- Melhorar a eficiência operacional automatizando tarefas repetitivas e simplificando os fluxos de trabalho;
- Aprimorar a tomada de decisão analisando abundantes quantidades de dados e gerando insights acionáveis;
- Oferecer experiências personalizadas entendendo as preferências do cliente e adaptando as interações;
- Habilitar recursos preditivos que permitem identificar padrões e tendências para antecipar resultados futuros;
- Aumentar a segurança e a detecção de fraudes analisando grandes volumes de dados em tempo real.
Em síntese, no mercado atual, a computação cognitiva e a IA permitem que as empresas explorem novas oportunidades, abraçando a inovação e fazendo entregas diferenciadas para os clientes. As tecnologias também melhora a eficiência operacional e aumenta a percepção de valor do consumidor.
Para ter sucesso na estratégia de computação cognitiva e IA, é importante que as empresas invistam em uma política de proteção de dados, atendendo às diretrizes da LGPD. Entenda como a Ingram Micro pode auxiliar nesta jornada:
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