Marketing cloud: conheça os benefícios para sua empresa
A cloud computing tornou-se uma parte crucial do mundo empresarial moderno. Companhias de todos os setores já utilizam serviços baseados em nuvem para armazenamento, recuperação de desastres e muito mais.
Os serviços baseados em cloud também permitem que as empresas otimizem seus processos e operações. Entre tantas soluções cloud, o marketing cloud vem ganhando espaço, tornando-se cada vez mais popular nas organizações.
Na prática, a estratégia oferece experiências personalizadas para clientes, aumentando a conquista e a fidelização por meio de ações inteligentes, criativas e assertivas, baseadas em cloud.
Neste artigo, mostramos o conceito de marketing cloud, as soluções e os benefícios. Confira!
O que é Marketing Cloud?
O marketing cloud consiste no uso de plataformas digitais para fornecer às pessoas experiências personalizadas. A abordagem envolve alcançar clientes on-line por meio de mídias sociais, campanhas de e-mail e sites e promover certos produtos ou serviços.
As marcas podem melhorar a experiência do cliente, aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas, adaptando seu conteúdo às necessidades de cada consumidor. O marketing cloud é importante para:
- Fortalecer a fidelidade da marca e a retenção de clientes;
- Acompanhar seus clientes em toda a jornada;
- Conhecer o perfil dos clientes, leads e prospects, obtendo insights;
- Implantar um fluxo de comunicação automatizada e individualizada com clientes em potencial e clientes por meio da personalização de conteúdo;
- Projetar, implementar e analisar campanhas de marketing;
- Consolidar dados de vários sistemas e pontos de contato, reduzindo os silos de dados;
- Converter dados em diferentes formatos para que qualquer sistema possa usar e explorar esses dados.
Como funciona o Marketing em Nuvem?
O marketing cloud consiste em um conjunto de esforços de marketing digital de uma organização, que envolvem o uso de diferentes ferramentas baseadas na web. São usadas plataformas on-line, como mídias sociais, sites, aplicativos, e-mails e muito mais.
Por exemplo, a exibição de anúncios de uma empresa específica em plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram ou Twitter, faz parte de uma estratégia de marketing cloud.
Simplificando, o marketing cloud envolve todos os métodos e técnicas que as empresas usam para anunciar seus produtos e serviços on-line. No escopo desta estratégia, uma plataforma de marketing cloud fornece ferramentas específicas relacionadas ao marketing digital ou publicidade on-line.
Saiba mais, também, sobre a estratégia de marketing 360º. Veja suas principais vantagens e como implementá-la em sua empresa: O que é marketing 360º? Fique por dentro deste conceito!
Benefícios do Marketing Cloud
O marketing cloud é a abordagem ideal para envolver e impactar os clientes. O conteúdo personalizado é orientado para cada usuário, o que significa que anúncios direcionados, e-mails personalizados e campanhas relevantes são mais propensos a atrair público e ganhar atenção.
Em síntese, tais ferramentas de marketing ajudam os clientes a encontrar soluções para seus problemas. Além disso, o marketing cloud é uma estratégia valiosa para as empresas, porque traz uma série de benefícios, como:
Redução de custos
O marketing cloud, mesmo que possa exigir alguns custos, não é tão caro quanto os meios tradicionais de publicidade. Além disso, alguns dos canais de promoção na nuvem são totalmente gratuitos.
Além disso, os custos com estruturas físicas são reduzidos, e a empresa pode utilizar planos pay-as-you-go em plataformas de marketing cloud. Como consequência, o ROI da empresa aumenta.
Geração de insights
As plataformas de marketing cloud fornecem inteligência de negócio para a estratégia da empresa. A partir dos dados armazenados, é possível tirar insights mais certeiros e ajustar a estratégia, visando otimizar os resultados.
Escalabilidade e produtividade
Ao lidar com marketing em nuvem, é possível obter resultados mais rapidamente do que com os meios regulares de promoção.
A estratégia de marketing cloud oferece recursos sob demanda com grande flexibilidade. Com servidores cloud, as organizações podem escalar as funcionalidades conforme as necessidades e prioridades do negócio.
Com o uso de recursos em nuvem, os profissionais tendem a economizar tempo na produção. Dessa maneira, a produtividade aumenta, já que a equipe tem mais tempo e energia para responder às demandas dos clientes de forma rápida e eficiente.
Foco na experiência do usuário
A partir dos dados adquiridos e das ferramentas de compartilhamento, é possível realizar campanhas mais personalizadas e aprimorar o relacionamento com os clientes e prospects, com base nas preferências e necessidades deles.
As plataformas marketing cloud ajudam a oferecer experiências personalizadas ao usuário. Isso porque, com base no histórico de compras e de pesquisa, é possível rastrear as preferências e tendências, mostrando produtos semelhantes.
Gerenciamento de canais
Com o marketing cloud, campanhas não se limitaram à televisão, jornal ou rádio. As oportunidades de marketing são infinitas quando se usa as plataformas digitais.
Para começar, é preciso entender quais são as melhores estratégias a serem seguidas em cada uma delas, bem como quais utilizar. Compreender seu público-alvo é entender, também, em quais plataformas ele está presente.
Proteção de dados
Com tecnologias de criptografia, as plataformas de marketing cloud garantem que os dados estarão protegidos, seguindo a LGPD e aprimorando a relação de confiança com o usuário.
Com os provedores de plataformas de marketing cloud, praticamente não há risco de perda de dados, pois os dados são armazenados nos servidores em nuvem.
Na prática, esta é uma grande vantagem, logo que, os dados do cliente são cruciais para o sucesso das campanhas de marketing.
Destaque entre a concorrência
Como vimos até aqui, o marketing cloud traz uma série de ganhos, colocando as empresas em destaque, um passo à frente da concorrência. Ou ainda, entre concorrentes que utilizam esta estratégia, é fundamental não ficar para trás.
Apesar de ser um pouco desafiadora e exigir um planejamento muito completo, este tipo de estratégia pode ajudá-lo a alcançar seus clientes em potencial, entregando a mensagem certa no momento certo.
Estratégias de Marketing com a Ingram Micro
Além da experiência personalizada, o software de marketing baseado em cloud ajuda a automatizar as operações de marketing, reduzir custos, melhorar a colaboração e muito mais.
Os serviços de marketing cloud também são valiosos para melhorar o ROI de marketing, potencializando os resultados com um menor investimento.
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