O avanço tecnológico traz uma série de novas possibilidades para empresas que buscam otimizar processos operacionais. Na gestão de TI, por exemplo, é possível implementar novas ferramentas digitais que não só aumentam a produtividade e performance, mas também auxiliam na parte estratégica de um plano de negócios. 

E, dentre as diferentes ferramentas que surgiram nos últimos anos, o NOC é um dos destaques em empresas de sucesso

Mas, afinal, o que é NOC? Como ele funciona? E quais os seus benefícios para uma operação? Neste artigo, apresentamos todos esses conceitos e te contamos os motivos pelos quais seu negócio deveria utilizar um NOC. 

Confira!

O que é NOC?

NOC (Network Operation Center) é um conceito que envolve toda a estrutura de profissionais dedicados ao monitoramento remoto de eventos de TI. Essas equipes utilizam diferentes softwares de gerenciamento para ambientes de TI, que abarcam qualquer dispositivo ligado à rede (computadores, gateways, servidores, etc). 

Na prática, o NOC disponibiliza uma equipe para o acompanhamento remoto de toda e qualquer ocorrência de rede de TI de uma empresa. Ou seja, diante de qualquer problema no sistema, os profissionais possuem visibilidade em tempo real para identificá-lo e corrigi-lo imediatamente. 

Negócios que não utilizam uma estrutura NOC podem identificar problemas no software de atendimento de chamadas somente após um chamado aberto pelos próprios clientes, por exemplo. E, em um cenário como esse, muito tempo é perdido e a satisfação do cliente com o seu negócio pode ter sido abalada.

Por isso se torna fundamental entender o que é NOC e seu impacto em uma empresa. Através dele, é possível trazer visibilidade para a operação da central de atendimento, evitando que falhas e erros no sistema geram impactos negativos na percepção do cliente, nos indicadores da gestão de TI e possíveis prejuízos financeiros. 

Ao compreender o que é NOC, as empresas ampliam o gerenciamento de rede e garantem correções de problemas em tempo real.

Como funciona um NOC?

Para entender o que é NOC e sua funcionalidade, é importante ter em mente que esta tecnologia é adaptável às necessidades de uma empresa, seja em seu modelo de contratação (desenvolvimento próprio ou terceirizado) ou em seu tempo de atividade (horário comercial ou 24×7).

O NOC possui diferentes funcionalidades, como:

  • Análise de ameaças: executa scripts que visam estabilizar os incidentes à medida que ocorrem.
  • Histórico de ocorrências: fornece dados para as equipes que dão suporte à infraestrutura, de modo que os profissionais podem extrair lições aprendidas e pensar em estratégias de melhoria;
  • Emissão de relatórios: demonstra a  capacidade dos ativos de TI e sua disponibilidade, contribuindo para o monitoramento remoto e a efetiva estabilidade das redes.
  • Backup de armazenamento: garante a disponibilidade do sistema através de um backup consistente dos dados. No caso de um downtime, o backup permite recuperar as informações recuperadas rapidamente com perda mínima de dados.

Vale destacar que o NOC usa softwares específicos, que podem funcionar em diferentes momentos. Como apontado anteriormente, eles podem ser configurados para o horário comercial da empresa, apenas durante um período específico ou 24 horas por dia, todos os dias. A escolha do NOC ideal vai depender da demanda da empresa.

Ao entender o que é NOC e como ele funciona, uma empresa, em parceria com o time de TI, descobre os problemas no momento em que eles ocorrem. A visibilidade em tempo real evita maiores impactos negativos a uma operação, minimizando, inclusive, o risco de prejuízos financeiros.

A falta de visibilidade de rede e seus possíveis erros podem gerar uma série de problemas, como:

  • Quebra de contratos (com clientes ou fornecedores);
  • Impressão negativa em relação à marca ou valor da empresa no mercado;
  • Confiança dos profissionais da gestão de TI abalada;
  • Redução de desempenho em vários departamentos;
  • Paralisação das atividades.
Entendendo o que é NOC, uma empresa tem a sua disposição uma equipe especializada para lidar com problemas em sua rede.

Quais os benefícios de se usar um NOC?

O funcionamento e a continuidade de um negócio podem ser comprometidos por erros na gestão de TI, e por isso é fundamental entender o que é NOC e como ele permite monitorar, manter e administrar a infraestrutura de rede das empresas. 

Confira os principais benefícios do uso do NOC para o seu negócio! 

Monitoramento remoto e contínuo customizado

Os Network Operation Centers são personalizados para atender às necessidades exclusivas de uma empresa. Por exemplo, alguns NOCs têm opções de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, para empresas que precisam de proteção e monitoramento remoto proativo de rede fora do horário comercial padrão. 

Com esse suporte em tempo integral, sua empresa garante maior eficácia em todos os processos, segurança na operação e alta disponibilidade para os usuários

Visibilidade e previsibilidade

O NOC permite captar dados da operação e gerar relatórios que fornecem visibilidade de todo o sistema. 

Além disso, ao viabilizar o monitoramento remoto de rede, o NOC aponta processos que podem ser alterados para otimizar a funcionalidade da rede

Na prática, a previsibilidade que a gestão de TI ganha com o NOC aumenta a disponibilidade da rede e a produtividade dos negócios, contribuindo para evitar os custos associados a possíveis downtimes. 

Prevenção de ameaças

O monitoramento remoto em tempo real ajuda a prever eventos e mantém um maior nível de segurança do sistema. Ataques cibernéticos, como ransomware e phishing, representam ameaças legítimas à segurança de operações comerciais e dados confidenciais. 

Compreender o que é NOC é fundamental nesse caso: ele mitiga essas ameaças, já que usa um sistema hierárquico de profissionais de TI treinados para monitorar sua rede e solucionar rapidamente quaisquer problemas que surjam. 

Estabilidade de rede

Em um help desk, os problemas nem sempre são identificados até que um usuário final entre em contato. Isso é problemático, porque, normalmente, um usuário final não nota uma ameaça cibernética até que seja tarde demais.

A contribuição do NOC é ajudar a manter a estabilidade da rede e do sistema, prevenindo possíveis falhas e gerando respostas de correções muito mais ágeis. Assim, a equipe de gestão de TI pode resolver problemas de rede mais rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e protegendo melhor seus dados.

Aumento de eficiência 

As funcionalidades do NOC tendem a contribuir para otimizar processos de maneira a reduzir tempo, custos e aumentar a eficiência de toda a empresa

Quando a empresa tem um time de TI interno e precisa de ajuda para gerenciar tíquetes de suporte aos colaboradores, o NOC reduz parte da carga de trabalho ao lidar com solicitações de ajuda dos profissionais.

Ao liberar sua equipe interna de gestão de TI dessa atividade, você sabe que os profissionais podem se dedicar a tarefas mais estratégicas, como conclusão de outros projetos, atualizações de infraestrutura e planejamento futuro. Essa nova abordagem da equipe torna a gestão de TI mais produtiva e eficiente. 

Além de aumentar a produtividade da equipe, saber o que é NOC também garante mais segurança à rede de uma empresa.

Quais as diferenças entre NOC e SOC?

Embora complementares, os conceitos possuem suas diferenças. Enquanto o NOC atua na segurança e estabilidade da rede, o SOC se concentra na proteção de dados e informações

Agora que você já sabe o que é NOC, veja suas principais diferenças com o SOC!

NOC  SOC 
O centro de operações de rede é especializado na gestão de problemas relacionados à rede. Geralmente, o NOC funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipes responsáveis ​​pelo monitoramento remoto e gerenciamento da infraestrutura e serviços de rede.O centro de operações de segurança é focado na gestão da infraestrutura de segurança cibernética de uma organização. O SOC é responsável ​​por monitorar e responder a incidentes de segurança e conduzir análises contínuas de dados de segurança.
Garante o bom funcionamento das operações diárias de TI com o mínimo de tempo de inatividade.Protege uma empresa contra ameaças e ataques cibernéticos.
Garante que a rede esteja sempre disponível e que o desempenho esteja à altura.Monitora e protege a rede de ameaças cibernéticas atuais e potenciais.
Cumpre os acordos de nível de serviço.Protege dados privados

Em síntese, SOC e NOC compartilham o mesmo objetivo principal: garantir que a rede corporativa atenda aos requisitos de negócios. No entanto, a diferença está no foco do trabalho de cada um. 

Durante as operações, o NOC atua para garantir que a rede atenda aos acordos de nível de serviço (SLAs), bem como lidar com eventuais momentos de indisponibilidade, como interrupções de serviço ou desastres naturais. Enquanto isso, o SOC protege as empresas contra ameaças cibernéticas que interferem em suas operações. 

E como a Ingram pode auxiliar?

Para organizações que desejam manter um crescimento constante, investir na digitalização do negócio e na infraestrutura de TI é uma das prioridades estratégicas da gestão. Dessa forma, é possível trabalhar com o suporte das melhores tecnologias, garantindo o desenvolvimento pleno e eficaz da empresa.

Nesse contexto, sistemas como o NOC contribuem para a gestão de TI, já que levam ao aumento de produtividade e eficiência, ampliam as camadas de segurança, diminuem os riscos de downtimes e seus impactos, evitando a percepção negativa dos clientes e prejuízos financeiros.

Agora que você sabe o que é NOC, fica mais fácil priorizar a adoção dessa tecnologia em sua empresa.

Para isso, conheça o portfólio de soluções Ingram e potencialize os resultados da gestão de TI de seu negócio!

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Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.