Com os diferentes avanços tecnológicos, a segurança online tem se tornado cada vez mais complexa. Cada vez mais adaptável e multidisciplinar, a cibersegurança é uma estratégia em constante evolução. 

No entanto, as ameaças cibernéticas também acompanharam o mesmo fluxo e vêm se multiplicando. Este tipo de cenário, volátil e instável, pode dificultar a construção de uma política de segurança capaz de proteger redes corporativas de maneira eficiente. 

A solução para este problema pode estar nos Centros de Operações de Segurança, ou SOCs.

Ainda não sabe o que é SOC e como ele pode otimizar a segurança de sua empresa? Continue a leitura!

Afinal, o que é  SOC?

Um Centro de Operações de Segurança (SOC), também chamado de centro de operações de segurança da informação (ISOC), é um local onde uma equipe da área monitora, detecta, analisa e responde a incidentes de segurança, normalmente no modelo 24/7/365.

A equipe do SOC, formada por analistas e engenheiros de segurança, supervisiona todas as atividades em servidores, bancos de dados, redes, aplicativos, dispositivos de endpoint, sites e outros sistemas. 

Seu único propósito é identificar ameaças de segurança em potencial e impedi-las de se tornarem um problema o mais rápido possível. O SOC também monitora fontes externas relevantes, como listas de ameaças, que podem afetar a postura de segurança da organização.

Esse time não deve apenas identificar ameaças, mas analisá-las, investigar a origem, relatar quaisquer vulnerabilidades descobertas e planejar como prevenir ocorrências semelhantes no futuro. 

Compreender o que é SOC auxilia negócios a se manterem mais seguros.

Para entender o que é SOC, é preciso destacar que seus profissionais lidam com problemas de segurança em tempo real, enquanto procuram continuamente maneiras de melhorar a postura de segurança da organização.

Em uma escala maior, também existem Centros de Operações de Segurança Global (GSOC), os quais coordenam escritórios de segurança que literalmente se espalham pelo globo. 

Se a empresa tem escritórios em todo o mundo, em vez de estabelecer um SOC para cada local internacional, é possível investir na estrutura de um GSOC para evitar que cada local repita tarefas e funções, reduzindo a sobrecarga. De outro modo, o GSOC também garante que a equipe de segurança tenha uma visão geral do que está acontecendo na organização inteira.

Qual é a importância de um SOC?

Para compreender o que é SOC e sua importância, é necessário entender que os ataques cibernéticos geram cada vez mais prejuízos para as organizações. Em 2018, por exemplo, bilhões de pessoas foram afetadas por violações de dados

E não é apenas na questão financeira que um ataque cibernético pode prejudicar.  A confiança do consumidor na capacidade das organizações de proteger sua privacidade e informações pessoais também diminui quando este tipo de ataque ocorre.  

Neste cenário, é importante que você tenha em mente a principal função do SOC: oferecer garantia de que as ameaças serão detectadas e evitadas em tempo real.

Analisando de uma perspectiva mais ampla, os SOCs viabilizam:

  • Respostas mais rápidas: fornecendo uma visão centralizada, completa e em tempo real de como toda a infraestrutura está funcionando do ponto de vista da segurança, mesmo se você tiver vários locais e milhares de endpoints. A equipe pode detectar, identificar, prevenir e resolver problemas antes que eles causem muitos prejuízos para os negócios.
  • Proteger a confiança do consumidor e do cliente: os consumidores já são céticos em relação à maioria das empresas e estão preocupados com sua privacidade. Criar um SOC para proteger os dados do cliente aumenta a credibilidade da sua marca e fortalece a relação de confiança com seu público. 
  • Minimizar os custos: embora muitas organizações pensem que estabelecer um SOC representa um investimento alto, o custo associado a uma violação – incluindo a perda de informações, dados corrompidos ou deserção do cliente – é muito mais alto. Além disso, o pessoal do SOC garantirá que você esteja usando as ferramentas certas para o seu negócio, explorando o potencial de cada uma delas. Assim, sua empresa não desperdiça dinheiro com ferramentas ineficazes.
Episódios de ataques cibernéticos e vazamento de dados deixam os consumidores mais inseguros. Assim, entender o que é SOC e investir em um contribui para aumentar a credibilidade e confiabilidade da sua marca.

Quais são as diferenças entre o SOC, NOC e BOC?

Como vimos, o SOC está focado em monitorar, detectar e analisar a integridade da segurança de uma organização 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. 

Por sua vez, o NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede) tem como principal objetivo garantir que o desempenho e a velocidade da rede sejam adequados e que o tempo de inatividade seja limitado.

Sendo assim, o time do NOC procura por quaisquer problemas que possam diminuir a velocidade da rede ou causar tempo de inatividade. 

Na prática, tanto o SOC quanto o NOC monitoram o ambiente de maneira proativa e em tempo real, com o objetivo de prevenir problemas antes que os clientes ou funcionários sejam afetados. Eles buscam formas de fazer melhorias contínuas para que problemas semelhantes não voltem a surgir.

Igualmente importante, o BOC (Business Operation Center) é o Centro de Operações Empresariais que visa justificar investimentos em tecnologia para beneficiar os negócios. Na gestão, o uso deste tipo de solução permite antecipar as necessidades da empresa e dos consumidores, além de melhorar o desempenho das transações de negócios.

Dessa forma, com uma gestão inteligente, combinando o uso do SOC, NOC e BOC, as empresas conquistam mais know-how e conseguem proporcionar uma experiência mais simples, fluida, segura e satisfatória ao cliente. 

As abordagens são complementares e tornam a estratégia das empresas muito mais eficaz.

Como funciona o SOC?

Para compreender o que é SOC, também é fundamental conhecer o seu funcionamento: ele  lidera a resposta a incidentes em tempo real e impulsiona melhorias contínuas de segurança para proteger a organização contra ameaças cibernéticas. 

Ao usar uma combinação complexa das ferramentas e pessoas certas para monitorar e gerenciar toda a rede, um SOC proporciona:

  • Vigilância proativa e ininterrupta de redes, hardware e software para detecção de ameaças e violações e resposta a incidentes;
  • Instalação, atualização e solução de problemas de software e aplicativo;
  • Monitoramento e gerenciamento de firewall e sistemas de prevenção de intrusão;
  • Verificação e correção de soluções antivírus, malware e ransomware;
  • Gestão de tráfego de e-mail, voz e vídeo;
  • Gerenciamento de patches e listas de permissões;
  • Análise profunda de dados de log de segurança de várias fontes;
  • Análise, investigação e documentação de tendências de segurança;
  • Investigação de violações de segurança para compreender a causa raiz dos ataques e prevenir violações futuras;
  • Aplicação de políticas e procedimentos de segurança;
  • Backup, armazenamento e recuperação.

Além disso, o SOC monitora anomalias, alerta a equipe sobre ameaças em potencial e usa uma variedade de ferramentas que coletam dados da rede e de vários dispositivos. 

No entanto, ele faz mais do que apenas lidar com os problemas à medida que eles aparecem.O SOC também tem a tarefa de encontrar pontos fracos internos e externos por meio de análises contínuas de vulnerabilidades de software e hardware, além de reunir ativamente inteligência de ameaças sobre riscos conhecidos. 

Portanto, mesmo quando aparentemente não há ameaças ativas (o que pode ser raro, visto que os ataques de hackers acontecem a cada 39 segundos ), a equipe do SOC deve buscar maneiras de melhorar a segurança. 

Os profissionais se dedicam a tarefas como o teste de penetração, que visa avaliar os pontos fracos e vulnerabilidades do próprio sistema, e a avaliação da eficácia das ferramentas de segurança.

Implementar o sistema com eficiência não depende apenas de saber o que é SOC, mas também da escolha certeira da equipe responsável.

Como implementar o SOC?

São várias as etapas para implementar um SOC, considerando as demandas e riscos específicos da organização. Listamos, a seguir, as principais fases. Veja só:

#1 Desenvolva uma estratégia 

Um SOC é um investimento importante, porque é decisivo para o seu planejamento de segurança cibernética. Nesta fase, para criar uma estratégia que cubra suas necessidades, considere o seguinte:

  • O que você precisa proteger? Uma única rede local ou global? Nuvem ou híbrida? Quantos terminais? Você está protegendo dados altamente confidenciais? Quais dados são mais valiosos e com maior probabilidade de serem direcionados?
  • Você vai fundir seu SOC com seu NOC ou criar dois departamentos separados?
  • Você precisa de disponibilidade 24/7/365 de sua equipe SOC? Isso afeta o pessoal, os custos e a logística.
  • Você construirá o SOC em sua estrutura interna ou irá terceirizar algumas ou todas as funções com o suporte de um parceiro? Analise o custo-benefício para definir a melhor abordagem.

#2 Certifique-se de ter visibilidade em toda a organização

Ao compreender o que é SOC, é importante ter em mente que essa área deve ter acesso a todo o ambiente corporativo. Não importa o quão pequeno ou aparentemente insignificante seja um dado, o fato é que ele pode afetar a segurança. 

#3 Invista nas ferramentas e serviços certos

Na construção do seu SOC, concentre-se primeiro nas ferramentas. O número de eventos de segurança será esmagador sem as ferramentas automatizadas certas para lidar com o “ruído”, o que também gerará ameaças significativas. 

Especificamente, você precisa investir em:

  • Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM);
  • Sistemas de proteção de endpoint;
  • Firewall;
  • Segurança automatizada de aplicativos;
  • Sistema de detecção de ativos;
  • Ferramenta de monitoramento de dados;
  • Sistema de governança, risco e conformidade (GRC);
  • Scanners de vulnerabilidade e teste de penetração;
  • Sistema de gerenciamento de log.

#4 Contrate os melhores profissionais e treine-os bem

Investir na contratação de funcionários qualificados e no treinamento contínuo é fundamental para o sucesso. É importante que a equipe compreenda alguns conceitos e práticas estratégicos, tais como a segurança de aplicativos e redes, firewalls, garantia de informações, Linux, UNIX, SIEM e engenharia e arquitetura de segurança. 

Para os cargos de analistas de segurança de alto nível, busque profissionais com habilidades específicas como hacker ético, cibernética forense, engenharia reversa e experiência em sistema de prevenção de intrusões.

#5 Considere todas as suas opções

Ao analisar o que é SOC, é comum se deparar com diferentes tipos. Conheça os principais e escolha aquele que melhor se adapta à realidade da sua organização, tais como:

  • SOCs internos: geralmente com uma equipe em tempo integral baseada no local. O SOC interno é composto por uma sala física onde toda a operação acontece.
  • SOCs virtuais: não são locais, sendo formados por profissionais part-time ou contratados que trabalham juntos de maneira coordenada para resolver problemas conforme necessário. O SOC e a organização definem parâmetros e diretrizes de como o relacionamento irá funcionar e qual suporte será oferecido pelo SOC, dependendo das necessidades da organização.
  • SOCs terceirizados: neste modelo, algumas ou todas as funções são gerenciadas por um provedor de serviços de segurança externo (MSSP) especializado em análise e resposta de segurança. Em alguns casos, essas empresas fornecem serviços específicos para dar suporte a um SOC interno e, às vezes, lidam com tudo.

Sistemas de segurança em rede: Ingram Micro é parceira especialista no assunto

Depois de entender melhor o que é o SOC, fica mais evidente a importância de se investir em uma política de gestão de TI consistente, robusta e completa

Colocar a implementação de sistemas de segurança de rede em primeiro lugar é fundamental para que as empresas consigam manter a continuidade do negócio, mesmo diante de tantas ameaças. 

A Ingram Micro é referência e autoridade na oferta de soluções de TI. Com a orientação dos nossos especialistas e as melhores tecnologias e sistemas do mercado, certamente sua empresa terá o melhor suporte para planejamento e implementação do SOC. 

Conte com a nossa orientação para fortalecer sua estratégia de segurança cibernética. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudar você.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.