O movimento de transformação digital ganhou velocidade e força em 2020. Com o isolamento social e o amplo uso da tecnologia como ferramenta integradora e facilitadora, as empresas passaram a priorizar o investimento em novas soluções tecnológicas. Uma das alternativas mais exploradas é a automação comercial. A ferramenta muda o fluxo de processos internos e corporativos, tornando-o mais simples, rápido e eficiente. 

Um de seus maiores diferenciais é o índice de falhas e a carga de retrabalho, o qual é bem reduzido, já que as tarefas dispensam a intervenção humana. Na prática, as empresas que incluem a automação comercial na sua estratégia buscam conquistar velocidade, produtividade e alta performance. 

Quer saber mais sobre o conceito de automação comercial e suas aplicações nos diferentes mercados? Continue lendo o artigo! 

Para que serve a automação comercial?

A estratégia consiste no uso de máquinas e equipamentos voltados para automatizar atividades de uma empresa. De tal modo, a automação comercial proporciona maior agilidade e confiabilidade aos processos. Esse novo fluxo de atividades também reduz custos, impulsiona a eficiência operacional e aumenta a produtividade da companhia.

Otimize processos com a automação comercial, a revolução digital é agora!

Na prática, é possível ver a aplicação da automação comercial em diferentes operações. Veja alguns exemplos:

  • Sistema automatizado de vendas (máquinas, sites, aplicativos);
  • Controle de estoque e logística automatizado usando mecanismos como RFID;
  • Serviços de marketing: com geração automática de anúncios, de acordo com as buscas recentes do usuário.
A versatilidade dos sistemas de automação comercial é uma das principais vantagens deste tipo de ferramenta. Feitos os ajustes, o software pode atender às diferentes necessidades de uma empresa, agilizando as operações de vendas e tornando a gestão mais eficaz. 

O que é um software de automação comercial?

Um software de automação comercial é um sistema que viabiliza a integração de processos comerciais. Desde as tarefas operacionais de gestão até o processo de venda e emissão de notas fiscais. Quase tudo pode ser automatizado com o auxílio de um software de automatização comercial.

Seja para uma empresa tradicional, seja para um negócio que já nasceu digital, esse tipo de ferramenta é imprescindível para qualquer companhia que busque o sucesso. Além disto, ele é uma ferramenta importante, capaz de oferecer suporte ao crescimento do negócio a partir da otimização e digitalização dos processos.

Um bom software de automação comercial integra os processos essenciais da empresa e gera dados que facilitam a gestão interna, tornando-a eficiente, ágil e sustentável a longo prazo.
Com a automação comercial você obtém resultados rápidos e melhora a integração entre seus colaboradores.

Automação comercial: 4 vantagens deste tipo de sistema 

O uso da automação comercial nos mais diversos segmentos do mercado pode trazer uma série de benefícios, impulsionando o crescimento dos negócios. Varejo, saúde, hotelaria e indústria são alguns dos setores que já estão experimentando as funcionalidades e vantagens trazidas pelos sistemas de automação comercial. 

Ao digitalizar os processos manuais, otimizando as operações comerciais, este tipo de ferramenta se destaca porque permite: 

#1 Melhorar a organização e a logística

Um sistema de automação comercial possui recursos para padronizar e automatizar as operações e procedimentos-chave. Controle de estoque, relatórios, monitoramento de despesas, gerenciamento de vendas e avaliações de desempenho de funcionários, por exemplo, são executados com maior velocidade e precisão.

Assim, com uma metodologia padronizada para a execução desses processos, a automação comercial também permite uma melhor análise das reações dos clientes às mudanças propostas pela empresa. De tal modo, o redesenho do planejamento estratégico corporativo se torna mais assertivo, já que passa a ser orientado por dados coletados, organizados e avaliados. 

Em suma, a automação comercial organiza e automatiza o fluxo de processos e aumenta a quantidade de informações disponíveis sobre o desempenho dos negócios. Esse movimento melhora a organização e a gestão de dados orientando as tomadas de decisões.

#2 Aumentar a velocidade das entregas

Com um sistema de automação comercial, a empresa passa a ganhar celeridade e agilidade na execução dos processos. As operações automatizadas são concluídas com a velocidade e a precisão de um computador, dispensando a participação dos colaboradores em muitos casos. 

#3 Melhorar a qualidade do serviço

A partir da implantação de sistemas de autoatendimento, a automação comercial melhora os processos de vendas e suporte. À medida que oferece mais autonomia e comodidade para o cliente, os serviços automatizados também melhoram a experiência do mesmo

Um exemplo clássico da automação comercial no dia a dia é a dinâmica de atendimento nos supermercados. Veja só:

Ao chegar no caixa, o cliente não espera encontrar um funcionário calculando os preços dos itens um a um e preenchendo o recibo manualmente. A automação comercial deste procedimento já está consolidada no mercado. 

De tal modo, as lojas que não usam essa tecnologia são consideradas desatualizadas, perdendo a preferência dos clientes. Já se estabeleceu, portanto, um padrão de experiência de compra automatizada, no qual o cliente espera que o fluxo seja continuamente melhorado.

#4 Reduzir custos

O uso de sistemas de automação comercial permitem automatizar tarefas simples, mas necessárias, que demandam tempo e mão de obra. Atividades como a geração de cupons fiscais, coleta de assinaturas e distribuição de senhas tornam-se mais simples, rápidas e eficientes.

Com isso, a empresa tende a registrar redução no índice de falhas, bem como na demanda por profissionais especializados.

5 exemplos de uso de automação comercial 

A automação comercial é uma abordagem interessante para empresas do varejo e do atacado, provedores de serviços, indústrias, organizações governamentais e/ou sem fins lucrativos. Na prática, como esse é um investimento versátil e com retorno garantido, ele pode ser aplicado em pequenas, médias ou grandes empresas.

Essa é uma das melhores estratégias para potencializar o crescimento das pequenas e microempresas. Afinal, elas se tornam mais eficientes com a automação comercial. São muitas as possibilidades de aplicação de uso nas empresas. Confira 5 exemplos: 

Gerenciamento de energia

Com o advento dos sensores e da Internet das Coisas (IoT), você não precisa mais tolerar desperdícios. O ideal é usar a automação comercial para otimizar os recursos e gerenciar os espaços.  

Afinal, com que frequência as luzes estão acesas em espaços não utilizados? Sua empresa possui janelas que deixam o sol entrar? E os eletrônicos, como projetores ou monitores digitais, costumam ficar ligados durante a noite? 

É possível implementar uma tecnologia para monitorar automaticamente o uso de energia em toda a sua empresa. Por exemplo: em dias de sol, as cortinas motorizadas podem ser acionadas para bloquear o calor. 

Já os sensores de movimento podem apagar as luzes automaticamente quando não houver ninguém na área. O sistema de gerenciamento de energia pode ser programado, inclusive, para desligar todos os dispositivos no final do dia.

Segurança mais forte

Segurança e automação comercial, geralmente, formam uma única estratégia coordenada. É possível, por exemplo, criar um sistema de segurança robusto, capaz de proteger seus bens e dados empresariais, prevenindo ataques à rede e tentativas de invasão física, por exemplo.

Dependendo da demanda, a empresa pode usar câmeras de vigilância, holofotes automáticos e fechaduras inteligentes em um sistema de automação comercial projetado para proteger sua estrutura. 

Análise de funcionário

Um dos maiores desafios das indústrias está em manter os colaboradores engajados. Neste sentido, um sistema de automação comercial é capaz de obter dados importantes sobre o comportamento dos profissionais.

Soluções de software como Gusto, Culture Amp e Luminoso ajudam os gestores de RH a compreender o grande volume de dados relacionados à performance e à satisfação dos funcionários. Grandes companhias, como Johnson & Johnson, já estão usando essas ferramentas para entender e engajar melhor suas equipes globais.

Assinaturas digitais

Dependendo da transação de venda, ter a assinatura do cliente é importante. Mas, você não precisa imprimir um documento para que ele tenha validade. Com a automação comercial, ferramentas como DocuSign e ClickSign, facilitam o envio e a assinatura de documentos, sem que você precise se preocupar com o arquivo físico.

As assinaturas digitais são cada vez mais comuns em muitos ambientes de negócios. Elas geram redução de custos e agilizam os processos, mantendo a equipe focada em outras tarefas. Enquanto isso, o cliente fica satisfeito pela rapidez no andamento do serviço.

Atendimento e suporte ao cliente

Responder manualmente cada chamado de suporte ao cliente é demorado e exaustivo. Além disso, nem sempre o time de atendimento consegue responder todos os pedidos de ajuda dentro do tempo hábil. 

A automação comercial dos processos de atendimento e suporte ao cliente permite a criação de respostas padrão para problemas comuns. Uma vez definidas, sempre que for o caso, o sistema envia as orientações automaticamente para o consumidor. Seja por email, seja no bate papo com o boot, o cliente irá receber a resposta ideal, obtida a partir da análise de palavras-chave e frases.

Primeiro, você precisa mapear e entender os problemas do cliente. Depois, certamente conseguirá automatizar a maioria das respostas aos chamados. O objetivo é fazer do suporte o setor de sucesso do cliente.
A automação comercial facilita a rotina de sua empresa, do pré ao pós venda!

São muitas as possibilidades de aplicação da automação comercial nos diferentes segmentos do mercado. É certo que o uso deste tipo de sistema tem potencial para impulsionar o crescimento sustentável da empresa, fortalecendo, também, a transformação digital.

Cada vez mais, com a adoção de novas tecnologias, como IoT, inteligência artificial, Big Data e machine learning, a automação comercial é aprimorada, trazendo novos recursos e funcionalidades para os sistemas. 

O desafio é levar tudo isso para a estratégia de inovação da sua companhia. O futuro é automatizado e ele já começou! Não fique de fora, conheça agora mesmo o portfólio de soluções da INGRAM Micro e faça a melhor escolha para o seu negócio!

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