A tecnologia está crescendo a cada dia, o mundo inteiro está ao alcance das pessoas e a onipresença das ferramentas digitais é tão real que se torna impossível imaginar um dia sem elas. Mas com todos esses acessos e informações, outro assunto precisa estar presente na vida da população: a segurança de computadores

É importante, então, conhecer o conceito de segurança de computadores e as melhores formas de proteger as máquinas, seus dados, redes, software e hardware contra o acesso não autorizado, uso indevido, roubo, perda de informações e outros problemas de segurança. 

Neste artigo, mostramos como e por que a segurança de computadores é importante para garantir a tríade CIA (do inglês) que diz respeito à confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Confira o conteúdo!

O que é a segurança de computadores?

Com o uso crescente da tecnologia, há também o aumento de invasores, hackers e ladrões que aperfeiçoam continuamente os crimes cibernéticos, lançando novos phishings, malwares e vírus. 

Segundo relatório da Fortinet, estima-se que, no ano de 2021, houve 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, um aumento de 950% comparado ao ano anterior. 

A segurança de computadores, também conhecida como cibersegurança, serve para proteger o seu equipamento e sistema da invasão de terceiros, com a finalidade de evitar o roubo, a manipulação e a danificação dos seus arquivos e dispositivos.

O processo de cibersegurança consiste na prevenção e detecção do uso não autorizado do seu sistema de computador.

A segurança do computador funciona como controles que são implementados para fornecer confidencialidade, integridade e disponibilidade para todos os componentes dos sistemas de computador. Esses componentes incluem dados, software, hardware e firmware.

Qual a importância da segurança de computadores?

Em um mundo orientado por dados, é essencial manter todos os tipos de informações protegidas de hackers mal-intencionados e evitar que informações vitais caiam em mãos erradas por uso indevido.

Se porventura, a pessoa escolhe não implementar um sistema de segurança de computador, poderá ter grandes problemas e preocupações no futuro, e será tarde demais para resolvê-los. Por isso, a segurança de computadores é entendida como uma ação de prevenção de possíveis danos.

A cibersegurança ajudará a manter informações valiosas protegidas e garantir a integridade de um computador, impedindo que qualquer prejuízo em seu desempenho seja causado por um vírus e/ou malware.

Quais são os tipos de segurança de computadores?

Como vimos, a segurança de computadores é essencial para manter seu dispositivo e suas informações protegidas de pessoas mal intencionadas. Mas existe uma variedade de opções de segurança para diferentes tipos de informações e ataques. Confira os principais tipos abaixo:

Segurança Cibernética

Serve para proteger os computadores, dispositivos eletrônicos, redes, programas e sistemas contra os ataques cibernéticos, aqueles que acontecem quando nosso sistema está conectado à internet.

Segurança da Informação

Protege as informações do nosso sistema contra roubo, uso ilegal, pirataria e contra o uso não autorizado. A segurança da informação tem três objetivos principais: confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.

Segurança de Aplicativos

Seu objetivo é proteger nossos aplicativos e dados para que eles não sejam invadidos. Garante também que os bancos de dados dos aplicativos permaneçam seguros e privados para o proprietário. Assim, os dados do usuário permanecerão confidenciais.

Segurança da Rede

Esse tipo de segurança tem como foco proteger a rede interna e as informações do usuário contra acessos não-autorizados. Na rede, os hackers roubam os pacotes de dados por meio de negação de serviço, ataque man in the middle, war driving, etc., e usam esses dados para benefício próprio.

Formas de segurança de computadores: offline e na nuvem

Um princípio fundamental das melhores práticas de cibersegurança é que nenhuma solução única pode garantir a proteção sozinha. Por isso, garantir a segurança de computadores tanto na nuvem quanto no offline é muito importante. 

Armazenar cópias de arquivos essenciais offline, em discos rígidos removíveis, USBs e outros dispositivos externos diminuirá muitos dos problemas associados ao backup na nuvem. 

Um backup offline é particularmente importante para se defender contra ataques de ransomware, garantindo que seja possível restaurar a partir de um conjunto de dados limpo e protegido. 

#1 Orientações aos usuários

Um dos pontos-chave de uma estratégia de segurança de computadores é o cuidado dos usuários do sistema corporativo, ou seja, a pessoa física que utiliza esse dispositivo.

É importante que as pessoas conheçam várias dicas que podem ser seguidas para reduzir os riscos e melhorar a segurança geral do computador. A seguir, separamos algumas dicas para você garantir a segurança do seu computador:

Seguir algumas recomendações para proteger seu computador de ataques é o primeiro passo para começar a implementar uma segurança de computadores eficiente. 

1. Mantenha sempre seu sistema operacional atualizado. 

Mantê-lo atualizado reduz o risco de ser atacado por malware, vírus, etc.

2. Sempre use uma conexão de rede segura. 

Busque sempre se conectar a uma rede segura. Redes wi-fi públicas e não seguras devem ser evitadas, pois correm o risco de serem atacadas por um invasor.

3. Instale sempre um antivírus e mantenha-o atualizado. 

Um antivírus é um software que verifica o seu PC contra vírus e isola o arquivo infectado dos outros que estão no sistema, assim eles não serão afetados. Além disso, devemos tentar usar antivírus pagos, pois são mais seguros.

4. Ative o firewall. 

Um firewall é um sistema projetado para impedir o acesso não autorizado de/para um computador ou mesmo a uma rede privada de computadores. Um firewall pode estar em hardware, software ou uma combinação de ambos.

5. Use senhas fortes. 

Sempre crie senhas fortes e diferentes para todas as contas de mídia social para que elas não possam ser registradas por chave, forçadas ou detectadas facilmente usando ataques de dicionário. Uma senha forte é aquela que tem 16 caracteres que são uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, continue alterando suas senhas regularmente.

6. Não dê informações pessoais. 

Você nunca sabe a intenção de alguém, então não confie facilmente em alguém que pede suas informações pessoais, já que você não sabe como essas informações serão utilizadas.

7. Mantenha suas informações pessoais ocultas. 

Não publique todas as suas informações pessoais nas redes sociais, você nunca sabe quem está te espionando. Como no mundo real, tentamos evitar falar com estranhos e compartilhar qualquer coisa com eles. Da mesma forma, as redes sociais também têm pessoas que você não conhece e, se você compartilhar todas as suas informações com elas, pode acabar se incomodando.

8. Não faça download de anexos que acompanham os e-mails

Não faça download de anexos em e-mails, a menos que você saiba que o e-mail é de uma fonte genuína. Na maioria das vezes, esses anexos contém malwares que, ao serem executados, infectam ou danificam seu sistema.

9. Não compre coisas online de qualquer lugar. 

Certifique-se de que, sempre que estiver comprando on-line, esteja fazendo isso em um site conhecido. Existem vários sites fraudulentos que podem roubar as informações do seu cartão assim que você faz o checkout.

10. Aprenda sobre segurança e ética em computadores. 

Você deve estar bem ciente da computação segura e ética do mundo da computação. Obter o conhecimento adequado é sempre útil para reduzir o cibercrime.

11. Não use conteúdo pirata. 

Muitas vezes, as pessoas tentam baixar filmes, vídeos ou séries da web piratas para obtê-los gratuitamente. Esses conteúdos piratas correm o maior risco de serem infectados por vírus, worms ou malware e, ao baixá-los, você acaba comprometendo a segurança do seu sistema.

[H3] #2 Como proteger seus arquivos online 

Os serviços de armazenamento em nuvem, como o Dropbox e Google Drive, servem para guardar arquivos em servidores online. Isso permite que você tenha acesso a esses documentos em qualquer lugar e libera espaço no seu celular e computador. Entretanto, eles também podem sofrer ataques hackers, por isso é preciso tomar cuidado. 

Para se proteger contra essas ameaças, você pode adotar algumas medidas para proteger seus dados que estão guardados na nuvem, como:

1.Escolha um serviço confiável na nuvem.

Não escolha serviços que você não conhece, opte pelos que já são conhecidos, confiáveis e que ofereçam os melhores métodos de segurança. 

2.Opte por senhas fortes

Evite sequências numéricas, apelidos e datas de nascimento, opte por mesclar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Assim, irá dificultar que alguém descubra sua senha.

3.Utilize a autenticação em dois fatores 

Utilize a autenticação e não dependa somente da senha. Com esse recurso é possível usar um segundo código para ter acesso aos arquivos, assim somente você saberá qual é e terá acesso.

4.Evite salvar suas senhas na internet 

Não salve as senhas na internet do seu navegador e de seus dispositivos, sempre saia da conta nos aparelhos assim que terminar de usar. Isso porque em caso de perda ou roubo, terceiros podem ter acesso a seus dados, se estiverem conectados ao dispositivo. 

5.Criptografe seus dados

Escolha a criptografia, assim irá proteger seus dados e evitar que o invasor consiga visualizá-los. Por meio da criptografia é possível codificar seus arquivos e somente quem tem a chave pode acessá-lo.

6.Tenha um backup offline

Faça backup offline, assim, caso os servidores fiquem fora do ar por um longo período, você continuará a ter acesso a arquivos importantes. Esses arquivos podem ser armazenados em um HD externo, pendrive e até cartões de memória.

Como é a segurança de computadores em empresas?

As empresas são as mais suscetíveis a ataques, afinal, elas possuem os dados dos clientes, que os entregam confiando na confidencialidade e na garantia de que a empresa irá protegê-los. 

Além da imagem da empresa ser prejudicada diante de um ciberataque, o gestor terá que encarar as consequências previstas na LGPD, que entrou em vigor em 2020. 

Por isso, é importante que elas invistam em segurança cibernética, a fim de garantir a própria proteção e a dos clientes. Isso se dá por meio de:

1. Escolher um responsável especializado na segurança de computadores. Os profissionais do setor de TI, irão garantir a manutenção e segurança da sua rede, protegendo sua empresa e seus clientes.

2. Aderir ao uso de mecanismos, que protejam a rede e forneçam um acesso seguro. Alguns exemplos são o uso de redes VPN, instalação de antivírus, dupla verificação, certificado digital, entre outros.

3. Implantar políticas claras e efetivas, que garantam que usuários com acesso à rede não instalem programas mal intencionados que possam colocar em risco os dados de terceiros.  Como vimos, investir em segurança é fundamental para evitar que seus dados pessoais e de sua empresa sejam roubados por pessoas mal intencionadas. A Ingram Micro oferece as melhores soluções para sua proteção.


Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.