Em um mundo cada vez mais conectado, investir em cibersegurança tem se tornado crucial. Dados divulgados pela Statista apontam que, no ano de 2022, os gastos com segurança cibernética ultrapassaram a marca de 71,1 bilhões de dólares.

Esse tipo de investimento é essencial para garantir a proteção de dados dos usuários e evitar ataques maliciosos. No entanto, apesar destes esforços, os cibercriminosos estão cada vez mais ardilosos e encontrando brechas para promover suas invasões.

Dentro deste contexto, um red team e um blue team na sua equipe de segurança se tornam um grande diferencial.  

Ainda não conhece esses conceitos? Não sabe qual a diferença entre red team e blue team? Então confira este conteúdo e fique por dentro do assunto!

O que é Red team?

O red team (ou equipe vermelha, em tradução literal), é uma estratégia de segurança ofensiva, utilizada para encontrar vulnerabilidades no ambiente de TI da organização. Ou seja, o red team finge ser um inimigo e tenta invadir o sistema, a fim de apontar falhas.

Na prática, o objetivo desta estratégia é testar a eficácia da segurança corporativa. Isso ocorre por meio da emulação de táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) de invasores reais contra o sistema operacional da empresa.

De modo simples, o red team consiste em um time de profissionais de segurança ofensiva, especialistas que atuam como adversários, com o intuito de superar os controles de segurança cibernética da empresa.

Priorizar a cibersegurança traz diferentes benefícios para um negócio. Quer saber quais? Confira em nosso infográfico!

Como funciona um Red team?

O red team é composto por um ou mais hackers éticos – especialistas em segurança da informação – autorizados. A simulação dos ataques auxilia na avaliação dos riscos de segurança, identifica e corrige pontos fracos e lacunas no sistema.

Este é um procedimento furtivo que visa testar, além dos sistemas e protocolos, as pessoas que os gerenciam. Esta equipe tem por objetivo acessar os servidores confidenciais e aplicativos críticos para o negócio, por meio de ataques.

Mas, por incrível que pareça, o red team passa mais tempo planejando ataques do que efetivamente colocando em prática. Isso porque eles implementam diferentes métodos para obter acesso à rede.

Um dos meios é usar um spear phishing, por exemplo. Este vírus é pautado no ataque de engenharia social, estratégia adotada por cibercriminosos que induzem usuários desavisados a enviar dados confidenciais, e/ou infectar o dispositivo com malwares.

No entanto, antes de realizarem teste de penetração, os packet sniffers (farejadores de pacotes) e analisadores de protocolos são utilizados para varrer a rede, coletando o maior número de dados possíveis.

O foco do red team está na coleta de informações, como:

  • Descobrir o tipo do sistema operacional (Windows, macOS, entre outros);
  • Identificar da marca e modelo do equipamento de rede (servidores, switches, pontos de acesso, computadores, firewalls, roteadores, etc);
  • Entender os controles físicos (portas, câmeras, fechaduras);
  • Localizar quais as portas se encontram abertas;
  • Criar um mapa para determinar quais os hosts estão executando os serviços e verificar para onde o tráfego é direcionado.

Com posse destes dados, a equipe vermelha terá uma ideia de como o sistema opera. A partir daí, os profissionais podem desenvolver uma estratégia voltada para atacar vulnerabilidades específicas.

Ou seja, uma vez identificadas as vulnerabilidades, o red team explora as fraquezas para ter acesso à rede. Assim que ele adentra ao sistema, utiliza técnicas de escalonamento de privilégios – explorando erros, falhas e descuidos nas configurações dos projetos. Ao localizar essa brecha, o invasor tenta roubar as credenciais do administrador e obter maior acesso aos dados críticos.

Um red team vai realizar diferentes tentativas de ataques para testar o nível de proteção de uma rede.

O que é Blue team?

O blue team, ou equipe azul, é um grupo de segurança interna que trabalha para defender a rede contra o red team e invasores reais. Ou seja, o grupo é responsável por analisar os sistemas de informação, identificar falhas na segurança, verificar a eficácia das medidas de proteção e proteger a rede com eficácia mesmo após sua implementação.

De modo geral, o blue team consiste em um time de consultores de resposta a incidentes que orientam a equipe de TI sobre quais melhorias podem ser feitas, para evitar ataques sofisticados e ameaças cibernéticas. 

A tarefa do blue team é proteger os ativos críticos da empresa contra qualquer tipo de perigo. Por conhecerem bem os objetivos e a estratégia de segurança da organização, a função dos profissionais do grupo é fortalecer as barreiras de proteção, para evitar ataques que comprometem as defesas.

Como funciona um Blue team?

Como vimos, o blue team é a equipe de segurança da organização. Para isso, primeiro, eles precisam coletar dados e documentar o que necessita de proteção, realizando uma avaliação de risco.

Na sequência, a equipe azul reforça o acesso ao sistema de diferentes maneiras, como: incluindo políticas de senhas mais fortes e trabalhando na orientação da equipe. O objetivo é garantir que todos compreendam e sigam os procedimentos de segurança.

Além disso, o blue team realiza verificações regulares no sistema, por meio de auditorias de DNS, verificação de vulnerabilidade de rede internas ou externas, e capturas de amostra de tráfego de rede para análise. 

De modo simples, esta equipe estabelece medidas de segurança em volta dos principais ativos da organização. Além disso, também começa a pôr em prática um plano defensivo, localizando ativos críticos, documentando sua importância e como a ausência deles pode impactar o negócio.

É função do blue team:

  • Avaliar os riscos;
  • Verificar a capacidade de resposta;
  • Automatizar os mecanismos de segurança;
  • Gerenciar possíveis incidentes;
  • Entre outros.
Um blue team fica responsável por proteger os ataques do red team e averiguar quais são as falhas possíveis.

Red team x Blue team: quais as diferenças?

Ambas as equipes, apesar de funções diferentes, operam para auxiliar as organizações a otimizarem seus mecanismos de proteção. Mas, afinal, quais as principais diferenças entre o red team e o blue team?

Confira abaixo:

Red TeamBlue team
ObjetivoAcessar a rede, sistemas ou dados específicos, simulando ataques reais.Analisar a segurança atual da empresa, verificar vulnerabilidades, monitorar violações e responder quando elas ocorrerem.
Conjunto de ferramentasBaseado em uma gama diversa de ferramentas, como: pentest, engenharia social, vírus phishing, entre outros.Análise de pegadas digitais, auditorias DNS, instalação de softwares de segurança endpoint, entre outros.
ConhecimentoCertificação de Hacker ético (CEH); Testador de penetração licenciado (LPT); Profissional certificado de segurança ostensiva (OSCP); entre outros.Certificado em segurança de sistemas da informação (CISSP); Certificação GIAC Essencial de Segurança (GSEC); Profissional de Segurança Avançada da CompTIA (CASP+), entre outros.
EscopoOs alvos de teste cruzam diferentes domínios, podendo até realizar a exfiltração de dados confidenciais, por exemplo.Reconhecer os pontos fracos do sistema e técnicas para corrigi-los. Avaliação de riscos, identificar os principais ativos e priorizá-los na proteção.
MetaOperar como um real invasor e extrair dados para alçar novos ataques.Melhorar a segurança cibernética, otimizar a comunicação e colaboração, e preparar a equipe para ameaças reais.
ResultadosAvaliação da segurança cibernética, comportamento da equipe diante invasão e fornecimento de dicas para melhoria.Análise dos pontos de segurança a serem melhorados, identificação dos pontos vulneráveis e apresentação de ferramentas para proteger a rede em possíveis ataques.

E como essas equipes trabalham juntas?

O red team e o blue team são dois elementos essenciais no domínio de cibersegurança. Eles constituem dois grupos diferentes, mas possuem o mesmo objetivo: melhorar a segurança da organização.

Enquanto o red team trabalha para invadir o sistema, localizando brechas e rompendo as defesas da segurança, o blue team se defende dos ataques e responde a incidentes, quando estes acontecem.

Os ataques simulados pelo red team podem ocorrer por meio de:

  • Testes de penetração: simulação de ataque a rede, incluindo exploração de pontos fracos em softwares, familiaridade com scanners, entre outros.
  • Engenharia social: a invasão ocorre por meio de vírus, como o phishing, isca e utilizações não autorizadas. São os métodos mais utilizados, devido à facilidade em ultrapassar as barreiras da rede.
  • Teste de rede sem fio: os hackers éticos (red team) invadem a rede usando ferramentas para obter acesso a redes sem fio ou para interceptar dados que estão sendo transmitidos por ela.

E como o blue team reage aos “ataques”?

  • Teste de resposta a incidentes: a simulação do ataque pode incluir a violação de dados ou interrupção na rede. Assim, é possível testar o plano de resposta utilizado pela organização, e apontar melhorias a serem efetuadas.
  • Análise de tráfego: o blue team verifica o tráfego, a fim de encontrar anomalias, atividades suspeitas ou ameaças que comprometem a segurança.
  • Teste de segurança de endpoints: esta atividade envolve testar os controles de segurança em endpoints, como desktops e laptops. Eles são utilizados para encontrar pontos fracos e vulnerabilidades.

Por que investir em um red team e blue team?

Proteger os ativos digitais da empresa funciona da mesma maneira que proteger a sua casa: você não deixa nenhuma porta aberta para invasor. Ou seja, é preciso se certificar que todas as “portas” da rede não estão vulneráveis.

Segundo um estudo conduzido pela IBM Security X-Force, o tempo para executar um ataque ransomware caiu 94% nos últimos anos, ou seja, os invasores se movem cada vez mais rápido.

Portanto, investir no red team e blue team pode ser um forte mecanismo de proteção para as organizações. Isso porque a empresa pode se preparar para evitar ataques reais com base nas simulações. Assim, é possível testar as operações de segurança, antes de invasores reais ultrapassarem as barreiras.

Abaixo, listamos mais alguns benefícios proporcionados pela adoção da estratégia.

Identificação de vulnerabilidades

Com auxílio destes dois métodos, é possível aprender de modo contínuo sobre novas táticas e procedimentos utilizados pelos cibercriminosos. Além disso, a empresa se prepara baseada em possibilidades reais, por meio de testes seguros, ou seja, que não ameaçam a integridade da rede e os dados dos usuários.

Melhora no tempo de resposta

Diversas empresas consideram a prevenção como um “padrão ouro” na cibersegurança. No entanto, a detecção e remediação são igualmente importantes para a defesa do sistema e da rede.

Isso porque o tempo de interrupção – causado por uma invasão – é crítico aos dados da organização. Nesta brecha, ao comprometer a primeira máquina, o intruso se movimenta lateralmente para outros servidores da rede.

Com auxílio do red team e do blue team, a empresa avalia as vulnerabilidades do sistema, por meios de teste de penetração, examinando a segurança de ponta a ponta. Ou seja, as simulações de ataque são essenciais para identificar falhas técnicas e consertá-las.

Através do trabalho conjunto das duas equipes, é possível garantir um maior nível de segurança e monitoramento da rede de uma empresa.

Desenvolvimento de testes

O red team e o blue team operam em conjunto, a fim de identificar as vulnerabilidades e apontar melhorias a serem efetuadas. Os testes contínuos fortalecem cada vez mais a segurança da rede.

A equipe vermelha realiza testes para explorar os pontos fracos, enquanto a equipe azul utiliza ferramentas para analisar pegadas digitais, rastrear atividades dos usuários e/ou identificar assinaturas desconhecidas que causem alguma violação.

Proteção dos dados e do nome da empresa

A invasão da rede é um grande perigo, tanto para a segurança dos dados quanto para a reputação da marca. Afinal, quem confiaria suas informações para uma organização falha em termos de segurança?

Ou seja, além das multas aplicadas pela perda de dados, a marca corre o risco de ver seus clientes indo embora. 

Ao adotar o red team e o blue team, sua empresa amplia os níveis de segurança, melhora a defesa e ainda garante aos usuários que os dados estarão seguros, aumentando a confiança na marca.

E como a Ingram Micro pode auxiliar?

Até aqui, compreendemos como esses times operam e como eles são essenciais para uma estratégia de segurança robusta.

Atualmente, um dos desafios das empresas é reforçar os meios de segurança cibernética para atender aos requisitos da LGPD e garantir a segurança dos usuários.

Conhecendo a importância desta estratégia, a Ingram Micro disponibiliza uma série de soluções completas voltadas à cibersegurança. Dê um passo a mais nessa jornada e veja como proteger sua rede!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.