Na seleção dos equipamentos para home office, um dos itens que deixa a maioria das pessoas um pouco confusa é a escolha pela melhor impressora custo benefício. Isso porque o mercado de periféricos apresenta um leque imenso de opções, com destaque para a quase infinita variedade de modelos de impressoras disponíveis

O fato é que, na prática, tentar decidir qual a melhor impressora para a sua demanda nem sempre é uma tarefa simples. Assim, é preciso saber se um equipamento a laser é uma compra válida ou se uma jato de tinta é adequada para a sua casa ou empresa pode ser difícil. 

Embora muitos tenham contato com algum tipo de impressora, seja em casa, seja no escritório, essa interação não oferece conhecimento suficiente para uma decisão de compra. Portanto, para comprar uma impressora, antes de mais nada você deve saber do que ela é capaz e fazer uma avaliação cuidadosa, identificando qual a melhor impressora custo benefício

Este guia ajudará você a entender as diferentes tecnologias usadas em impressoras, bem como quais aspectos avaliar para escolher os melhores equipamentos para uso doméstico ou corporativo.

Então, continue sua leitura conosco!

O que devo avaliar na escolha de qual a melhor impressora?

Para buscar a resposta desta pergunta, faça a análise de uma série de aspectos importantes. É importante saber qual a velocidade de impressão necessária, assim como os tipos de papéis utilizados. Além disso, leve em conta a necessidade de uso de cores e da impressão sem fio!

Agora, veja estes pontos com detalhes e saiba como escolher a melhor impressora custo benefício:

Velocidade

Dependendo do volume de impressão mensal, você pode analisar a compra de um equipamento que tenha alta velocidade. Ao avaliar a velocidade de uma impressora, que é medida em páginas por minuto, considere a frequência de impressão e quais tipos de trabalhos são realizados.

Alguns segmentos estão constantemente imprimindo um grande volume de documentos. Se um escritório escolher uma máquina de alta qualidade, mas lenta, as operações podem ser prejudicadas quando os colaboradores precisarem esperar muito tempo para imprimir. 

Por outro lado, se o uso for caseiro e apenas algumas páginas são impressas, atendendo a demandas pontuais, não é necessário valorizar tanto a velocidade. 

Lembre-se, entretanto, de que a melhor impressora custo benefício tem um volume mensal de documentos recomendado. Se o modelo escolhido produzir um volume maior do que o previsto, a necessidade de manutenção será maior. 

Tipos de papel

Dependendo dos tipos de trabalhos de impressão a serem realizados, você pode escolher uma impressora que possa lidar com uma grande variedade de tipos de papel

Embora o tamanho de papel mais comum seja o A4, muitas impressoras podem lidar com papéis até o tamanho ofício. Os equipamentos que têm a capacidade de imprimir principalmente com papel A4 podem acabar sendo mais baratos.

Portanto, se você imprime apenas neste tipo de papel, é possível economizar comprando um equipamento compatível apenas com A4.

Impressoras com fio vs. sem fio

Qual a melhor impressora custo benefício: com ou sem fios? Muitas empresas e até mesmo usuários mais antigos já optaram pelos equipamentos sem fio. 

Afinal, por que se preocupar em conectar seu computador quando você pode imprimir de qualquer lugar? 

No entanto, as conexões com fio são geralmente mais rápidas, confiáveis ​​e seguras, requisitos importantes em ambientes de negócios, onde estes equipamentos são usados com mais frequência e por mais pessoas ao mesmo tempo. 

Seja em casa ou no trabalho, você faz a melhor escolha de periféricos e impressoras com a Ingram Micro Brasil!

As impressoras com configurações sem fio, por outro lado, são mais flexíveis, além de serem mais baratas de configurar e instalar. Eles também são compatíveis com dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Em um mundo cada vez mais móvel, muitas empresas — especialmente as grandes — estão optando por instalar aplicativos que permitem a impressão móvel conectando o dispositivo à impressora ou usando uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth. Esse processo, geralmente, é conhecido como impressão em nuvem. Nem todas as impressoras são compatíveis com essa tecnologia, mas é algo a se considerar se você tiver uma força de trabalho móvel. 

Cor vs. preto e branco

Se você costuma imprimir apenas documentos em texto simples, como  planilhas e memorandos, os modelos preto e branco, provavelmente, são os mais adequados. 

Por outro lado, se o seu time precisa imprimir gráficos, logotipos personalizados ou documentos com gráficos e outros recursos visuais, o ideal é escolher uma impressora colorida

Apesar disso, os modelos preto e branco ainda vendem muito bem porque reduzem os custos contínuos, mas lembre-se de que provavelmente você ficará preso à impressora que escolher por muitos anos. Leve em conta, então, se for preciso imprimir em cores no futuro, terá que encontrar outro equipamento

Mais uma vez: a escolha da melhor impressora custo benefício é orientada pela proposta de uso do equipamento. 

Segurança

Na era das violações de dados e dos ataques cibernéticos, encontrar uma impressora que não seja apenas eficaz, mas também segura, deve ser uma prioridade principalmente em empresas. Felizmente, muitos equipamentos modernos vêm com recursos de segurança para proteger os dados corporativos e mantê-los fora do alcance de criminosos e curiosos.

Impressão Siga-Me

O recurso “Siga-me” torna a impressão mais conveniente, aumentando a segurança, reduzindo o desperdício e facilitando o controle das despesas mensais com impressão.

Assim, quando esse recurso é implementado em uma empresa com várias impressoras, os trabalhos de impressão são enviados para uma fila compartilhada em vez de diretamente para uma máquina específica. 

A impressora não termina o trabalho automaticamente, deixando o documento disponível para qualquer profissional retirar da bandeja. A máquina acumula os trabalhos de impressão solicitados, de modo que eles permanecem em stand-by até que o colaborador vá até a impressora e o libere manualmente.

Esse tipo de recurso pode proporcionar redução de custos, pois os trabalhos de impressão não são liberados automaticamente. Às vezes, um funcionário pode esquecer de pegar um trabalho da bandeja ou pode imprimi-lo acidentalmente várias vezes, gerando desperdício de papel e tinta. 

Logística reversa

A logística reversa é a destinação adequada não apenas da impressora, mas também dos toners e/ ou cartuchos de tinta já utilizados. Quando realizada da maneira correta, de acordo com a Lei n.º 12.305/2010, promove a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. 

Os materiais são tratados por empresas especializadas, sendo que as carcaças são desmontadas, separadas, tratadas e reutilizadas. A grande maioria das fabricantes, como HP, Samsung, Epson e Lexmark têm políticas de logística reversa. 

Bônus: tipos de impressora!

São dois tipos: enquanto a impressora a laser possui um custo maior, porém realiza um alto número de impressões com um único toner. Já a impressora a jato, possui um custo menor mas realiza um baixo número de impressões, sendo necessário o investimento constante em cartuchos.

A melhor impressora custo benefício é aquela que atende às suas necessidades.

Impressoras a laser

Normalmente, as impressoras a laser são encontradas em escritórios. No entanto, o seu custo tornou-se tão razoável que é possível possuir um equipamento de qualidade profissional em sua própria casa. A resolução média da impressora a laser de hoje é 1200 x 1200 DPI, o que proporciona impressões de documentos de alta qualidade. 

A maioria das impressoras a laser disponíveis no mercado hoje pode imprimir uma média de 20 páginas por minuto (ou mais) em (preto / monocromático). As impressoras a laser coloridas também integram o portfólio de grandes marcas. Em média, elas têm potencial de produzir documentos coloridos de até 2400 DPI e um pouco menos de 20 páginas por minuto. 

As impressoras a laser em cores são um pouco mais caras. Se você deseja imprimir fotos de alta qualidade, é melhor usar uma jato de tinta ou uma impressora fotográfica. 

O tamanho das impressoras a laser também diminuiu. Das máquinas monstruosas das décadas de 1980 e 1990 para os equipamentos de hoje que têm, geralmente, o mesmo tamanho das impressoras a jato de tinta. 

Como funcionam as impressoras a laser

A ciência por trás das impressoras a laser é bastante simples. Um laser imprime a imagem do documento em um tambor “fotorreceptor” causando uma carga estática. O toner é liberado e gruda onde há carga e o excesso é removido. A impressora a laser usa essa eletricidade estática como uma espécie de cola temporária. A página com o toner passa então sob um tambor de “fusão”, que derrete o toner na página. Pronto, você tem uma página impressa!

Se você trabalha em casa, com várias pessoas imprimindo documentos ou se você imprime quase tudo que vê na internet, pense em comprar uma impressora a laser.

Vantagens da impressão a laser

Por que comprar uma impressora a laser quando existem variedades de modelos de jato de tinta muito mais baratas no mercado? A principal vantagem das impressoras a laser é a velocidade e o menor custo por página impressa. É por isso que muitos escritórios usam pelo menos um modelo do tipo para impressão de grandes volumes de documentos. Essa pode ser a melhor impressora custo benefício dependendo da sua demanda.

Outra vantagem é o custo. Embora as impressoras a jato de tinta sejam muito mais econômicas do que as impressoras a laser de última geração, os cartuchos de tinta podem acabar rapidamente e, dependendo do modelo, podem ser caros para substituir. Já as impressoras a laser usam toner, que tem uma vida útil muito mais longa.

Impressoras de jato de tinta

As impressoras a jato de tinta são o tipo mais comum usado hoje. A tecnologia de jato de tinta é usada em tudo, desde impressoras domésticas muito econômicas até equipamentos de grande formato com qualidade profissional. 

Estes modelos evoluíram muito nos últimos 20 anos. O que antes era uma impressora extremamente cara, de baixa qualidade, barulhenta e lenta agora é exatamente o oposto. A impressora a jato de tinta atual pode imprimir, em média, 13 a 15 páginas por minuto em preto e branco e de 11 a 13 páginas por minuto em cores

Algumas impressoras a jato de tinta podem imprimir mais de 30 páginas por minuto em cores e preto. Essas velocidades de impressão são baseadas no tipo de documento que você está imprimindo, levando em conta principalmente a resolução.

Para quem quer economizar na escolha da melhor impressora, a dica é buscar aquelas que, ao invés de utilizarem cartuchos, são alimentadas com tanques de tinta. Eles são reservatórios recarregáveis ​​reabastecidos com um frasco de tinta. Esses modelos tendem a custar mais no início, mas podem gerar economia de dinheiro com o tempo. 

Uma impressora jato de tinta convencional pode custar menos da metade do valor de uma com tanque, mas estes modelos oferecem um retorno do investimento muito melhor. O usuário típico, que imprime 35 páginas por mês, começará a economizar dinheiro após cerca de dois anos de uso.

As impressoras a jato de tinta são mais adequadas para quem:

  • Exige imagens de alta qualidade: as impressoras a jato de tinta têm melhor variedade tonal e são melhores na combinação de cores;
  • Imprime em uma ampla variedade de tipos de papel: as impressoras a laser não podem imprimir em papel sensível ao calor, o que limita os tipos que podem ser usados;
  • Não imprima com tanta frequência: essas impressoras tendem a ser mais lentas e suas bandejas de papel não suportam um grande volume de papel, necessitando serem carregadas com maior frequência.
Se você realiza distintas atividades de impressão, saiba que a melhor impressora custo benefício para você está na Ingram Micro Brasil.

Qual a melhor impressora?

Não importa o modelo, faixa de preço e tipo de tecnologia de impressão que você adquire, é importante certificar-se de que você sabe o que deseja fazer com ela primeiro. 

Naturalmente, você escolherá um equipamento para impressão de documentos em alto volume e outro para imprimir apenas suas fotos digitais para um álbum de família. 

A melhor impressora custo benefício precisa ser aquela que mais se adequa ao tipo de trabalho que ela vai desempenhar. Por isso, mesmo que você prefira tinta ou toner, certifique-se de ter o equipamento certo para você! 

Para escolher a melhor impressora custo beneficio, consulte nosso portfólio completo agora:

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).