Encontrar maneiras criativas de promover a marca e envolver seus clientes: esse é um dos principais desafios do marketing das empresas. A análise de dados e comunicação digital, nas plataformas e redes sociais, são algumas das ferramentas que permitem a conexão com o consumidor. 

Porém, as empresas não podem subestimar o poder de um excelente letreiro. E é por isso que o conceito de digital signage é tão importante

Ele permite aproveitar a tecnologia para colocar as mensagens da marca em destaque e atingir seus objetivos. Seja com uma placa com informações públicas, marketing de produto ou até mesmo navegação, o uso de letreiros e projeções digitais é perfeito para atrair a atenção do cliente

Mas o que é digital signage? Quais as vantagens?  E como essa estratégia pode aprimorar sua operação? Neste artigo, apresentamos o conceito, a importância e como usar esse tipo de solução.

O que é digital signage?

Considerado dos grandes expoentes em uma estratégia de reconhecimento de marca, o digital signage é um sinal eletrônico que usa LCD, LED ou tecnologia de projeção para exibir imagens digitais, imagens de vídeo, transmitir dados do site, informações de navegação e muito mais. 

Normalmente, esses sinais digitais são brilhantes e atraentes, usados ​​para marketing, publicidade e fins informativos em todo o mundo. As empresas podem usá-los para exibir imagens de vídeo exclusivamente ou combinar vídeo com texto para maior envolvimento do consumidor. 

O uso do digital signage é tão impactante que pode formar atrações turísticas em todo o mundo, a exemplo da Times Square, em Manhattan, e do Picadilly Circus, em Londres. 

Normalmente, vemos a estratégia sendo usada para anunciar outras empresas ou produtos com textos em destaque e imagens coloridas e envolventes para atingir o público-alvo.

O digital signage é uma maneira bem-sucedida de atingir os consumidores porque é atraente, deixando uma impressão duradoura na mente deles. 

As soluções de digital signage são uma rede de displays digitais interconectados que fornecem informações direcionadas, entretenimento, merchandising e publicidade. Você pode gerenciá-las todos a partir de um local central e ajustar as mensagens para atender às necessidades de qualquer público ou período.

No entanto, essa estratégia envolve muito mais do que apenas exibições de conteúdos. Ela também requer sistemas de montagem, reprodutores de mídia, software, serviços, cabeamento e outros itens essenciais que otimizam o sistema e mantém a operação em pleno funcionamento. 

Uma boa estratégia de comunicação digital pode trazer maior posicionamento frente ao mercado e fazer o consumidor se lembrar de sua marca.

Onde o digital signage é utilizado?

O digital signage é uma opção de display versátil que atende a diversos objetivos em um único uso. Metrô, supermercado, salas de espera, vitrines de loja: esses são apenas alguns espaços onde as empresas podem usar a comunicação visual para fortalecimento da marca.

É possível ainda usá-lo no escritório, para aumentar o fluxo eficiente de informações, ou, então, para potencializar a produtividade, a partir da visualização e controle dos processos de fluxo de trabalho.

Independentemente da aplicação, o digital signage é uma forma valiosa de exibir conteúdo digital personalizado com facilidade,  fortalecendo a imagem da marca e o reconhecimento.

Onde minha organização pode usar digital signage?

Você pode usar a sinalização digital em qualquer lugar onde, hoje, usa comunicação estática. Os monitores digitais são tão dinâmicos e flexíveis e chamam tanta atenção que você pode descobrir novas configurações e possibilidades de uso em toda a sua organização. 

Veja 10 locais em que é possível adotar o digital signage e aprimorar a experiência do seu público:

  • Autoatendimento
  • Recepcionista virtual
  • Orientação
  • Mensagens de emergência
  • Salas de controle
  • Vitrines
  • Placas de menu
  • Outdoors digitais
  • Displays e quiosques ao ar livre
  • Compartilhamento de informações gerais

Digital signage e o avanço tecnológico: principais tendências

Assim como outras tecnologias presentes no mercado, o digital signage tem se modernizado, trazendo diferentes possibilidades em sua estratégia. Veja algumas das principais tendências observadas na sinalização digital: 

Automação e autonomia

Nessa estratégia, os monitores profissionais permitem maior autonomia para o cliente através de diferentes usabilidades, como totens de autoatendimento, por exemplo. Uma vez usados, viabilizam uma experiência mais simples e amigável. 

Além de trazer um bom posicionamento de marca, relacionando determinadas marcas à autonomia de atendimento do próprio cliente, esses modelos também podem reduzir custos operacionais.

Machine learning

Alguns modelos de monitores profissionais de digital signage possuem recursos avançados, como elementos de reconhecimento facial. Eles são capazes de medir os pontos de leitura do usuário e, a partir daí, oferecem conteúdos mais personalizados. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) tem sido amplamente usada, inclusive nos painéis de digital signage. Na prática, além de ajudar na produção, a IA viabiliza também a criação de conteúdos mais imersivos e conversacionais a partir da interação do público com aquele painel. 

Um bom uso de digital signage pode otimizar a experiência de um cliente.

5 motivos para criar uma estratégia de digital signage

Como vimos até aqui, a estratégia de comunicação e marketing com o uso de digital signage pode ganhar novos ares e proporcionar uma experiência diferente para os usuários. A seguir, listamos 5 motivos para investir nesse tipo de anúncio. 

#1: Cria um posicionamento de marca

O uso de digital signage está diretamente relacionado com awareness e a divulgação de produtos de maneira mais fluida, criando a lembrança de uma marca no dia a dia das pessoas.

Na prática, o digital signage contribui para construir uma percepção mais favorável de sua empresa na mente dos clientes. Quanto mais os consumidores veem a imagem da sua marca, maior a chance de lembrar dela. Como resultado, eles estarão mais inclinados a se conectar com sua marca e manter-se fiel a ela. 

#2: Garante uma comunicação dinâmica e diferenciada

Como essa estratégia, o uso de painéis de digital signage permite uma comunicação mais dinâmica e até mesmo interativa, com painéis touch por exemplo. Além disso, também garante um diálogo diferenciado com o cliente, oferecendo uma experiência mais fluida e amigável com diversas vantagens: redução no tempo de atendimento, promoção de ofertas e dispensa a necessidade de um atendente. 

Com o digital signage, a empresa se concentra não apenas no consumidor, mas também na equipe. Os painéis podem ser usados para apresentar informações específicas do time, como horário de trabalho, bônus do colaborador, anúncio comercial, avisos de aniversário e outras informações. Na prática, esse tipo de ação ajuda a fortalecer a cultura organizacional, melhora o ambiente de trabalho e a comunicação.

#3: Promove conteúdos personalizados  

Com o uso dos painéis de digital signage, também é possível  veicular conteúdos personalizados. Como vimos anteriormente, mecanismos como IA e machine learning são importantes porque oferecem cada vez mais conteúdos certeiros para um público específico.

O conteúdo personalizado, exibido nos painéis de digital signage, ainda permite contar as histórias da sua marca e motivar os clientes a agir

#4: Impacta positivamente na redução de custos

Citar como essa estratégia, pela sua possibilidade de otimização, gera uma diminuição de custos em diferentes áreas, desde marketing até mão de obra.  

A estratégia de digital signage ajuda as empresas a reduzir os custos com impressão de materiais gráficos, outdoors convencionais e posters grandes. Dessa forma, a empresa passa a economizar tempo e dinheiro no envio e armazenamento dos materiais de marketing e também no custeio de mão de obra. 

Com isso, a companhia passa a ter mais recursos para produzir conteúdo e materiais visuais de alta qualidade, criados para chamar a atenção e envolver seus clientes.

#5: É uma estratégia mais sustentável

Sabendo que as companhias buscam um modelo de operação mais sustentável, vale destacar que o uso de digital signage é uma boa prática. Com esse modelo de divulgação, a empresa economiza tanto na produção de peças em papel e derivados quanto na reciclagem desse tipo de material, gerando um impacto menor no meio ambiente

O uso de telas inteligentes não só traz benefícios para uma marca, mas também gera menos impactos ambientais.

E como a Ingram Micro pode auxiliar?

Como vimos até aqui, o digital signage traz uma série de benefícios para as empresas, desde a criação de conteúdos personalizados e o engajamento do consumidor, até a redução de custos na operação e a adoção de práticas mais sustentáveis.

Na hora de desenvolver o seu modelo de comunicação, conte com quem é referência na distribuição de tecnologia. A Ingram Micro traz ao Brasil a sua própria estrutura de Pro-AV, voltado para o mercado de telas e monitores profissionais.

Entre em contato e veja como dar início à sua estratégia de digital signage!

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