Os jogos online estão ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, seja para uso profissional ou não, eles caíram no gosto das pessoas e, para rodá-los sem problemas, é preciso contar com máquinas robustas conhecidas como computador gamer ou PC gamer.

Desenvolvidos para suportar jogos maiores e mais pesados, os computadores gamer costumam ser mais caros, mas têm uma performance que justifica o preço. Mas, então, como escolher um computador gamer? 

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é um PC gamer e quais os componentes necessários para garantir um ótimo desempenho. Além disso, preparamos um passo a passo para você acertar na sua compra. Confira!

O que é um PC gamer?

Um PC gamer, ou computador gamer, nada mais é do que um computador desenvolvido especialmente para jogos, com peças internas e externas personalizadas que aprimoram o desempenho do PC.

Uma das principais diferenças entre um computador gamer e um PC normal é o processamento da placa de vídeo. Os computadores para jogos possuem placas de vídeo com memória RAM específica, GPU e um sistema de refrigeração. Já um PC típico usa somente um controlador gráfico integrado.

Esses computadores para jogos de alto desempenho levaram ao desenvolvimento de vários componentes de hardware, geralmente usados ​​em computadores desktop, como placas de som, placa de rede e placa de vídeo.

Quais as vantagens de um computador gamer?

Optar por ter um computador gamer pode ser caro, ainda mais se você escolher por um já configurado para jogos. Entretanto, esse investimento pode trazer vantagens que só os PC gamers podem oferecer.

Se você gosta de jogos, descobrirá que, a longo prazo, os computadores para jogos podem diminuir despesas futuras. Isso porque, sem um PC gamer, você precisará substituir regularmente os seus consoles a cada nova geração de jogos. Confira, abaixo, demais benefícios dos computadores gamers:

Experiência mais imersiva

De maneira geral, a maioria dos consoles são projetados para serem conectados a TVs, com a tendência de limitar a quantidade de telas. Mas, com um PC gamer, é possível configurar várias telas com mais facilidade, além de alterar a configuração de som nos fones de ouvido, tudo isso proporciona uma experiência mais imersiva.

Fácil de atualizar

Para realizar atualizações de um computador gamer não é necessário realizar a versão completa, como acontece, geralmente, em consoles de jogos. Pelo contrário, os computadores gamers permitem que você atualize os componentes de maneira individual, isso é mais fácil e prático e você ainda pode usá-lo enquanto atualiza.

Acesso à maioria dos jogos

A maioria dos jogos, se não todos, podem ser jogados diretamente no PC sem problemas. Por outro lado, quando você usa um console, não é a mesma lógica. Isso porque alguns games podem ser feitos exclusivamente para consoles da Nintendo, enquanto outros são exclusivamente PlayStation, por exemplo.

Capacidade de usar mods

Os PC gamers permitem que você use mobs – entidades, gráficos ou opções diversas que se locomovem e modificam o ambiente e a jogabilidade do game – para personalizar a sua experiência no jogo. Os mods auxiliam na adaptação do jogador para atender determinadas preferências do cenário, personagem, jogabilidade, entre outras opções. 

Várias opções de jogabilidade

Um PC gamer permite que você jogue de diversas maneiras: usando o teclado e o mouse em uma abordagem tradicional de jogos ou mudando de acordo com suas preferências. Há também a possibilidade de uma melhor comunicação, o que ajuda na jogabilidade, em que os jogadores podem se comunicar por meio de outra plataforma, caso o jogo não permita uma boa e fluida comunicação entre os usuários.

Comprar ou montar um PC gamer: o que é melhor?

Dependendo do seu objetivo e orçamento, vale mais a pena comprar ou montar um computador gamer, veja abaixo!

Na hora de adquirir o seu próprio PC gamer pode bater a dúvida: “afinal, é melhor comprar um computador para jogos pronto ou montar um?”, e a resposta é: depende.

É preciso que você tenha em mente que montar um PC gamer do zero exige bastante pesquisa e conhecimento técnico no assunto. Isso porque é preciso conferir se os componentes funcionam como o esperado, buscar os melhores preços, exigindo tempo e disposição do jogador para ir atrás de todas as informações necessárias.

Já ao optar pela compra de um PC gamer, você não precisará escolher cada um dos componentes, tornando todo o processo mais simples e prático. E ainda tem a garantia do fornecedor para o equipamento todo, caso algo apresente falhas. 

Mas, dependendo para o que você irá usar a máquina, talvez os modelos prontos não ofereçam aquilo que você busca. Então, optar pela compra também pode ter suas desvantagens, como não poder escolher as peças, o que pode te deixar com algum componente de qualidade duvidosa. 

O orçamento é outro fator que pode influenciar na decisão. Se o seu orçamento permitir, optar pela compra imediata de um PC gamer pronto é uma boa escolha. Mas, se a intenção é economizar dinheiro, a ideia de montar um pode ser atrativa. 

Como comprar um PC gamer completo? 

Para acertar na hora da compra do seu PC gamer é preciso levar alguns pontos em consideração, como os componentes que fazem parte dele. Eles serão de grande ajuda na hora de avaliar e decidir qual modelo atende melhor às suas necessidades. Confira:

  • Processador: é um dos componentes principais do computador e é a peça responsável por processar as informações, gráficos e detalhes dos jogos. Escolher um bom processador é o que fará a diferença e causará grande impacto na hora de rodar jogos grandes e pesados
  • Memória RAM: um processador potente de nada servirá se a memória RAM responsável pela execução não for boa e acompanhar o desempenho do restante do computador, armazenando as informações importantes. Isso porque é ela que carrega os dados temporários durante o uso do computador. 
  • Placa mãe: é responsável por interligar e conectar todos os componentes de um computador, como processador, disco rígido, placa de vídeo, etc. Ou seja, ela influencia no desempenho de outras peças, por isso é ideal escolher uma placa mãe confiável, resistente e de boa qualidade;
  • Placa de vídeo: serve para rodar os jogos com alta qualidade e desempenho, tem a função de controlar e gerenciar as exibições de vídeo em um monitor. Para garantir uma exibição de qualidade dos gráficos, é fundamental optar por uma boa placa de vídeo. Esta peça possui uma alimentação de energia própria e conta com um sistema de resfriamento que funciona por meio de ventiladores e outros circuitos;  
  • Acessórios: a maioria dos PC gamers já podem ser comprados completos, entretanto você pode adquirir um que tenha maior desempenho e não venha acompanhado dos periféricos (mouse, monitor, teclado, etc). Por isso, é importante analisar esse fator na hora da compra;
  • Preço: esse é um dos grandes critérios a serem analisados. Um PC gamer mais barato funciona e entrega o necessário. Entretanto, pode apresentar menor desempenho se comparado aos mais caros. Caso esteja disposto a pagar mais caro em uma boa CPU, placa de vídeo, processador e outros componentes, o investimento pode valer a pena.

Como escolher um computador gamer ideal?

 Para comprar um computador gamer, é importante seguir um passo a passo para não cometer erros e se arrepender depois.

Agora, você já conhece melhor os componentes de um PC gamer, mas ainda está em dúvida quanto à compra? Calma! Preparamos uma lista com 5 passos, para não errar na hora da compra. Confira!

Passo 1: compreender quais as finalidades do pc gamer 

Você precisa entender quais são as suas necessidades: o PC gamer vai ser usado para lazer ou trabalho? Os jogos são mais pesados ou leves? São perguntas que você deve se fazer na hora de decidir comprar o seu computador. Isso porque os componentes variam e têm capacidades diferentes. Por exemplo, um jogo com um gráfico mais detalhado e pesado pode acabar não rodando em um PC gamer simples. 

Passo 2: pesquisar e comparar valores

Após conhecer suas necessidades, você pode começar a realizar suas pesquisas de valores e marcas. Antes de efetuar a compra, saiba se a marca é de qualidade ou não, para isso você deve realizar uma pesquisa extensa nas avaliações de outros usuários. 

Depois, compare preços em sites online e em lojas físicas. E verifique se os componentes dos PCs são similares para não realizar comparações erradas como, por exemplo, uma placa de vídeo de um pode ser mais potente que a de outro e, assim, aumentar o preço do PC.

Passo 3: entender as partes de um PC gamer

Um PC gamer possui diversos componentes, como os já citados anteriormente. Na hora de escolher o modelo ideal, é fundamental que você saiba para o que cada um serve e ver se isso combina com as suas necessidades, os jogos são mais realistas e com gráficos pesados? Então, compensa investir em um que tenha uma placa de vídeo mais robusta, por exemplo.

Passo 4: escolher o computador gamer ideal

Agora que você já fez todas as pesquisas de mercado e entende como cada componente deve operar e se isso corresponde com as suas necessidades, já pode partir para a compra. Busque modelos que ofereçam o que você procura e tenham um bom processador, nível de memória RAM e uma boa placa de vídeo.

Como a Ingram Micro pode te ajudar?

Agora que você já sabe como um PC gamer funciona e conhece todos os componentes que integram um bom computador para jogos, que tal começar a procurar a melhor solução? Na Ingram Micro, você encontra hardwares e acessórios para sua loja gamer.

Este artigo foi útil?

(1)

Você já votou neste post

Tags

Ingram Micro Brasil

Ingram Micro Brasil

A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder de suprimentos de TI. Ajudamos empresas a cumprir a promessa da tecnologia.