Cisco Umbrella e sua importância na segurança de dados!
À medida que a economia digital cresce, os crimes digitais aumentam. Os dados pessoais e corporativos são alguns dos principais alvos dos cibercriminosos. Segundo estudo recente realizado pela McKinsey, os danos causados por essa ameaça podem chegar até US$ 10,5 trilhões de dólares até 2025.
Por isso, investir em mecanismos de proteção é fundamental. Afinal, os ataques cibernéticos estão cada vez mais elaborados, burlando sistemas de segurança comuns.
Conheça, neste artigo, a solução Cisco Umbrella, como ele funciona na prática e como adquirir a licença para a sua empresa!
O que é Cisco Umbrella?
Trata-se de uma plataforma de segurança baseada em nuvem, que fornece a primeira linha de defesa, identificando as ameaças antes de chegarem à rede. Assim, o Cisco Umbrella neutraliza e evita que o malware se instale na rede.
A solução possui APIs que permitem configurações, integrações, emissão de relatórios e garantia do cumprimento de diretrizes de segurança corporativa. A partir das interfaces de aplicação, a plataforma consegue se integrar facilmente a outras ferramentas e fluxos de trabalho adotadas pela organização.
A Cisco Umbrella possui os seguintes serviços de segurança:
- Prevenção contra malwares, ransomwares e phishings de sites maliciosos e/ou fraudulentos;
- Proteção aos usuários e dispositivos em roaming, independente de sua localização;
- Impedimento de retornos de chamada do comando e controle, feitos por botnets em sistemas já comprometidos;
- Visibilidade das atividades de segurança, com informações em tempo real para identificar os sistemas comprometidos por ataques cibernéticos.
Cisco Umbrella: como funciona na prática
O Cisco Umbrella utiliza tecnologia DNS – um Servidor de Nome de Domínio que converte nomes legíveis por humanos em endereços IPs, que sejam legíveis para as máquinas –, para encaminhar as solicitações dos usuários e evitar ameaças.
Diferente dos sistemas de segurança tradicionais, que identificam ameaças em tráfego HTTP e HTTPS, o Cisco Umbrella vai além, e verifica a existência de ameaças em portas ou protocolos, neutralizando-as antes de atingir a rede.
Mas, afinal, como isso funciona na prática?
O Cisco Umbrella conta com filtros de conteúdos baseados em categorias e listas de bloqueio personalizadas. Assim, é possível controlar facilmente os domínios acessados pelos usuários e estabelecer políticas de uso.
Além disso, ao habilitar o proxy de segurança da Umbrella, a empresa e seus usuários ficam protegidos, impedindo invasões à rede de internet que buscam roubar seus dados. Basicamente, o Cisco Umbrella funciona como uma forte barreira de segurança que previne o sistema de ciberataques.
Por que contratar um sistema de segurança como o Cisco Umbrella?
Confira os principais benefícios que o Cisco Umbrella pode te oferecer!
1. Proteção de dados
O Cisco Umbrella fornece proteção aos dispositivos presentes dentro e fora da rede corporativa. Isso porque a camada de proteção DNS da plataforma se estende a todos os aparelhos que se conectam à rede, até mesmo a IoT.
Dessa forma, a proteção é estendida dos mecanismos de segurança local para os dispositivos e sites fora da rede, que se conectam a ela.
2. Segurança
Prevenir é melhor que remediar. O Cisco Umbrella neutraliza as ameaças antes delas atingirem a rede e o endpoint. Já os mecanismos tradicionais esperam o malware chegar ao perímetro ou o endpoint, para aí detectar e impedir a ameaça.
Mas, como isso é possível?
O Cisco Umbrella analisa e aprende os padrões da internet, o que permite encontrar facilmente ameaças atuais e emergentes. Assim, a solução bloqueia as solicitações maliciosas antes delas estabelecerem uma conexão com a rede, impedindo, também, que arquivos de origem duvidosa sejam baixados.
3. Inteligência na tomada de decisões
Ter todo o registro de atividades de DNS – normais e maliciosas – em apenas um lugar auxilia na tomada de decisões. A Cisco Umbrella possui uma API denominada Investigate, que fornece, em tempo real, todas as informações sobre atividades de malwares, phishings, botnets e outras ameaças.
Isso porque a plataforma obtém relatórios criados com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), que permitem investigar e responder a incidentes críticos, de maneira mais rápida.
4. Detecção de ameaças
O DNS da Cisco Umbrella impede a extração de dados, caso o sistema esteja comprometido. Ou seja, se o botnet do invasor criar solicitações de retornos de chamadas de comando e controle, enviando os dados para alguma porta ou protocolo, a plataforma bloqueia essa ação.
Integrado diretamente à Cisco Umbrella, o Cisco Talos torna a solução ainda mais eficaz. É como se a empresa tivesse a força de mais de 300 pesquisadores de segurança em sua equipe, identificando e neutralizando as ameaças.
5. Proteção de rede integrada
Toda organização visa oferecer uma ótima experiência tanto para os colaboradores quanto aos seus visitantes. Por isso, fornecer acesso a um WiFi rápido é fundamental. Contudo, é preciso pensar na segurança da rede e evitar que os usuários baixem material malicioso que possa comprometer o sistema.
Com o Cisco Umbrella, a organização estende a proteção aos convidados, aumentando a segurança de rede e a filtragem de conteúdo na camada de DNS. A plataforma permite reforçar a proteção em alguns ou milhares de hotspots em poucos minutos. Para tanto, basta apenas redirecionar o tráfego do DNS para a rede global da Cisco Umbrella.
6. Aceleração da rede
Garantir a segurança sem comprometer a velocidade da rede e a experiência do usuário final? Com a Cisco Umbrella é possível!
A plataforma utiliza o sistema de roteamento AnyCast, que permite que todo Data Center use o mesmo endereço de IP. Assim, as solicitações realizadas são enviadas de forma transparente até o servidor local e com o failover automatizado. Dessa maneira, é possível encaminhar o tráfego para o servidor que tem mais disponibilidade, usando a rota mais curta para as conexões.
7. Resiliência
O Cisco Umbrella AnyCast Routing fornece mais do que apenas velocidade, ele garante também confiabilidade. Isso garante um sistema mais resiliente, com uma rede global que consegue lidar com as interrupções na infraestrutura – desastres naturais, manutenção na rede ou falhas nos equipamentos.
Ataques cibernéticos mostram vulnerabilidade dos sistemas corporativos
O aumento de ciberataques é expressivo nos últimos anos, e os setores que mais sofrem com esse problema são:
- Sistemas médicos e de saúde;
- Setor financeiro;
- Educacional;
- Mineração e metais;
- Utilitários e infraestrutura.
Confira o caso de algumas organizações que tiveram suas informações comprometidas devido às invasões na rede:
Kaseya
A Kaseya VSA é uma plataforma de monitoramento e gerenciamento, muito usada por provedores de serviços gerenciados e que executam serviços de TI. Ela possui em seu escopo serviços de e-mail, sistemas telefônicos, switches e outros.
A empresa foi atacada pela Revil, um grupo que praticava ataques ransomware-as-a-service. A invasão do sistema impactou mais de 50 MSPs, afetando entre 800 e 1500 empresas, cerca de 37 mil clientes.
O grupo invasor atacou a plataforma de VSA SaaS da empresa, distribuindo os softwares maliciosos para o sistema e, por consequência, atingindo os clientes.
Costa Rica
Em abril deste ano, a Costa Rica foi atacada por hackers, que cobraram um resgate pela devolução dos dados. O país foi atacado por um grupo de origem russa, Conti.
A invasão tornou os serviços digitais do governo inativos, causando alterações nos sistemas de arrecadação de impostos, rastreabilidade e serviços de atendimento aos contribuintes, tendo acesso, inclusive, aos dados dos cidadãos.
A gangue russa entrou no sistema por meio de um ransomware, que se instalou na camada gradualmente. Tanto é verdade que o governo descobriu a invasão quase três meses depois. O resgate solicitado era de 10 milhões de dólares, quantia que o governo se recusou a pagar, e declarou estado de emergência um mês após.
Mas, o que ambos os casos têm em comum?
As ameaças só foram encontradas após terem sido instaladas nos sistemas. Com o Cisco Umbrella, esse tipo de incidente pode ser evitado, uma vez que ele detecta antecipadamente possíveis ataques.
Como ter uma licença Cisco Umbrella na minha empresa?
Muitas empresas estão em busca de meios de proteger a si e seus usuários. Com a ascensão do modelo remoto de trabalho, em que a conexão e as aplicações são hospedadas na nuvem, a demanda por soluções de cibersegurança é ainda mais evidente. Ficou interessado e quer adotar um mecanismo de segurança forte como o Cisco Umbrella? Solicite sua licença no Micro Cloud Marketplace da Ingram.
Este artigo foi útil?
Comentários (0)
Deixe seu comentário