Você já ouviu falar do termo “nome de domínio”, certo? Essencialmente, esse é um termo técnico para endereço de site. Somente no último ano, de acordo com estatísticas do site Registro.br, foram criados 4,7 milhões de novos domínios no Brasil.

Os proprietários de sites devem registrar seu nome de domínio com uma empresa de hospedagem antes de construírem e lançarem seu site no URL desejado. 

Contudo, os computadores não falam a nossa língua. Por isso, esses nomes de domínio precisam ser traduzidos para algo legível e decifrável para o computador

É aí que entra o servidor DNS.

Ficou curioso e quer saber o que é DNS? Continue lendo o artigo!

O que é servidor DNS?

O servidor DNS traduz um nome de domínio em código numérico para interpretação do computador, facilitando a experiência do usuário.

Um servidor de Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é uma parte fundamental da espinha dorsal da internet. Sem ele, seria quase impossível usar um navegador da web para localizar sites.

Podemos pensar no servidor DNS como uma lista telefônica. Sempre que um usuário pede ao seu computador para carregar um site, o servidor DNS combina nomes de domínio com endereços IP, permitindo que seu computador encontre e carregue o site corretamente.

Na prática, nomes de domínio são endereços da web amigáveis ​​para humanos, fácil de ser associado, como ingrammicro.com.br. Já endereços IP identificam cada um desses sites com um código numérico para o computador, como 123.546.7.8.

Derivada do termo, em inglês, Domain Name System, em português o servidor DNS significa Sistema de Nomes de Domínio ou Servidor de Nomes de Domínio.

Como funciona o servidor DNS?

A tradução de nome de domínio em código passa por várias etapas em milisegundos.

Quando um usuário insere um URL, o que ele realmente faz é pedir ao computador para encontrar e se conectar a outro endereço IP. Para fazer isso, o equipamento usa um conjunto de servidores relacionados que formam o servidor DNS. São eles:

  • O resolvedor recursivo DNS;
  • Os servidores de nomes raiz;
  • Os servidores de nomes TLD;
  • Os servidores de nomes autorizados.

Basicamente, para entender o que é servidor DNS, é preciso saber que o fluxo de operação é dividido em várias etapas:

1. Você pede ao seu navegador para carregar um site. Como já mencionado, os  computadores não falam nossa língua, então seu navegador não consegue ler um nome como por exemplo  “www.insider.com” e, em vez disso, precisa de um endereço IP. Por causa disso, ele envia sua solicitação a um resolvedor recursivo de DNS.

O objetivo do resolvedor recursivo de DNS é encontrar o endereço IP conectado ao nome de domínio (site) que você inseriu. 

2. A primeira etapa do resolvedor é encontrar o “Domínio de nível superior” ou “TLD” do site. Em outras palavras, ele identifica se é um .com, .net, .org ou outro tipo de site. Para isso, ele pergunta ao servidor de nomes raiz, que mantém uma lista de todos os sites em cada TLD.

3. Depois que o resolvedor reconhece o TLD, ele vai para o servidor de nomes de TLD correspondente (por exemplo, o servidor de nomes .com) e pede que encontre o endereço IP correto.

4. O servidor de nomes TLD encontra o endereço IP e o passa para o servidor de nomes autorizado, que deve confirmar se o endereço está correto.

5. O servidor de nomes autorizado envia uma mensagem para o endereço e espera por uma resposta, que indica se  o endereço IP está correto para o site que você deseja. Caso positivo, o servidor de nomes autorizado o envia de volta ao seu navegador.

6. Assim que seu navegador receber o endereço IP correto, sua página começará a carregar.

Descrevendo em etapas, esse processo parece trabalhoso e demorado, mas não é. Tudo isso acontece em questão de segundos. Aliás, se sua internet for muito rápida ou se você visitou o site recentemente, pode acontecer em milissegundos.

Quais são as funções dos servidores de nomes no DNS?

Os servidores de nomes são uma parte essencial e integrante do Sistema de Nomes de Domínio. Eles são servidores na web especializados em lidar com consultas sobre a localização dos vários serviços de um nome de domínio

Os servidores de nomes tornam a navegação na internet mais fácil para os usuários, permitindo que nomes de domínio sejam usados ​​em vez de ter que digitar um endereço IP.

A função principal dos servidores de nomes é fornecer o endereço IP do domínio ao seu navegador a partir de um fluxo de processos automatizados, cuidando do trabalho difícil. Sem eles, seria muito mais complexo e demorado navegar na rede. 

Porque o DNS é tão importante?

Sem os servidores DNS a utilização da internet seria lenta e difícil.

O DNS permite que a internet exista e opere com a facilidade que tem. Sem DNS, navegar na rede seria muito dificultoso. Não seria viável memorizar o endereço IP de cada site na Internet e isso tornaria a navegação mais lenta e insustentável. 

Além disso, existem outros pontos que mostram a importância do DNS. A seguir, você confere algum deles:  

  1. Viabilidade de uso da internet: o DNS é o único sistema em todo o mundo que pode simplificar a navegação na web. Como a Internet viabiliza nossa vida em sociedade, é cada vez mais importante que os Servidores DNS permaneçam mantidos. Sem eles, a internet não existiria.
  1. Dispensa necessidade de memorizar endereços IP, já que os servidores DNS convertem nomes de domínio ou subdomínio em endereços IP. Imagine como seria memorizar os endereços IP do twitter, Facebook , Google ou qualquer outro site que você normalmente frequenta no dia a dia.

Definitivamente, seria péssimo. Seu sistema também torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa categorizar e arquivar informações.

  1. Aprimoramento da segurança: os servidores DNS são um componente importante para a segurança de suas conexões domésticas ou de trabalho. Eles são projetados para fins de segurança e geralmente garantem que as tentativas de hackear seu ambiente de servidor sejam frustradas antes de entrar em suas máquinas. 

No entanto, você precisará de outras medidas de segurança para proteger seus dados, especialmente se for uma grande organização com um volume alto de dados confidenciais.

  1. Os servidores DNS têm conexões rápidas com a internet:  pessoas e organizações que usam servidores DNS podem aproveitar as vantagens das altas velocidades de conexão, que são um recurso importante em alguns desses servidores.

Os servidores DNS também têm conexões primárias e secundárias. Isso permite que você tenha tempo de atividade da internet mesmo quando um dos servidores está fora do ar para manutenção.

Quais são os benefícios de servidores DNS rápidos?

Um servidor DNS otimizado torna a navegação em um site mais eficiente, rápida e menos frustrante para os usuários da web. Cada comando que um DNS segue leva uma fração de segundo. 

O DNS fornecido por ISPs costuma ser muito lento, porém, para melhorar é possível atualizar seu sistema com um provedor DNS público especializado. Esta é uma excelente opção porque elimina muitos dos problemas de carregamento lento da página e navegação que, geralmente, estão associados aos servidores DNS dos ISPs.

Porque proteger o servidor DNS?

A proteção DNS fornece uma camada adicional de proteção entre um usuário e a internet, restringindo sites perigosos e filtrando conteúdos indesejados. Ao usar servidores DNS seguros em casa e no trabalho, é possível evitar riscos desnecessários e diminuir as chances de ataques maliciosos.

Investir na proteção do servidor DNS é, acima de tudo, potencializar a estratégia de segurança de informação da empresa.

Cisco Umbrella: proteção avançada para o servidor DNS

A Cisco Umbrella oferece uma camada de proteção em cloud, protegendo os usuários em qualquer lugar que estiverem.

Sabendo dos desafios de proteção para o servidor DNS e para a estrutura de TI como um todo, pensar em uma solução de segurança na nuvem para o futuro da sua empresa é fundamental. 

Com o Cisco Umbrella, uma camada extra de proteção disponível em cloud, você garante acesso seguro à internet e uso de aplicativos em nuvem em qualquer lugar. 

Como um provedor líder de serviços DNS recursivos, o Cisco Umbrella ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a se conectarem à internet com segurança e confiança. A implantação é simples e fácil e garante proteção poderosa em qualquer lugar que os usuários estiverem.

Para ajudar as organizações a adotar o acesso direto à Internet, além da segurança da camada DNS e inteligência interativa contra ameaças, a Cisco Umbrella agora inclui gateway seguro da web, firewall e funcionalidade de corretor de segurança de acesso à nuvem (CASB). 

Além disso, garante integração com Cisco SD-WAN, fornecida por um único serviço de segurança em nuvem.

Benefícios do serviço de segurança em nuvem integrado

  • Segurança flexível: proteção dentro e fora da rede;
  • Escudo de segurança: políticas consistentes em locais remotos;
  • Desempenho: máxima performance e satisfação do usuário em qualquer lugar.

Um ajuste seguro para todos os tipos de empresas. Desde as pequenas empresas sem profissionais de segurança dedicados, até as empresas multinacionais com ambientes complexos. 

A Cisco Umbrella fornece a funcionalidade de recursos necessária para qualquer negócio com maior flexibilidade, visibilidade e controle.

Ficou interessado na solução e quer investir em segurança para o servidor DNS? O serviço está disponível no Cloud Marketplace da Ingram Micro Brasil.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.