À medida que as empresas passam a ter sistemas de informação cada vez mais complexos, a necessidade de expandir o time de colaboradores de TI só aumenta. Os profissionais com certificações de TI específicas são ainda mais procurados. Afinal, os exames rigorosos e os pré-requisitos de certificação confirmam o profundo conhecimento e a experiência prática desses profissionais. 

De acordo com dados da CompTIA, 72% dos empregadores realmente exigem certificações de TI para determinados cargos e 92% acreditam que as certificações de TI ajudam a garantir a credibilidade de sua equipe de TI

Se para as empresas ter colaboradores certificados é relevante, para os profissionais as certificações de TI tendem a aumentar o potencial de ganhos. Segundo pesquisa recente, 23% dos profissionais de TI tiveram um aumento salarial de 20% após a obtenção da certificação.

Por isso, neste artigo, apresentamos a importância de investir na certificação do profissional de TI

Qual a importância da capacitação do profissional de TI?

Na área de tecnologia, obter uma certificação de TI gera valor para o profissional e para a empresa empregadora. 

Podemos compreender a certificação de TI como um benchmark rápido e prontamente reconhecido, mapeado a partir de um conjunto de habilidades específicas com base em testes padronizados. Uma certificação demonstra sua dedicação, motivação e conhecimento técnico em uma plataforma específica. 

Depois de obter uma certificação, o profissional de TI passa a fazer parte de um seleto grupo de indivíduos, um grupo de pares com habilidades comprovadas

Em síntese, uma certificação não só confirma que o profissional de TI possui um conhecimento abrangente dessa tecnologia. Mais do que isso, revela sua preocupação em destinar seus recursos – tempo e dinheiro – para obter a certificação e avançar na carreira. 

Quais são as certificações dos profissionais de TI?

Existe uma série de certificações que podem agregar ao conjunto de habilidades do profissional de TI.

Atualmente, o mercado dispõe de uma série de especializações novas e populares, que capacitam o profissional de TI. De cursos em nível de arquiteto, especialmente em  computação em nuvem com foco em serviços, a proficiências mais práticas, como as disciplinas de rede de acesso remoto e segurança cibernética mencionadas acima.

Confira, a seguir, a lista das 10 certificações mais relevantes para 2021.

Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL)

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é a estrutura mais amplamente aceita para gerenciamento de TI no mundo há 30 anos. A certificação cobre uma longa lista de especializações importantes, como gerenciamento de capacidade, gerenciamento de help desk , computação de alta disponibilidade (HA), gerenciamento de incidentes e operações de TI, para citar alguns.  

A ITIL Foundation é o ponto de partida para a certificação e oferece uma compreensão geral do ciclo de vida dos serviços de TI, entregando um conjunto de melhores práticas especialmente valiosas para o profissional de TI que atua em grandes organizações.

Profissional Certificado em VMware – Virtualização de Data Center

O VCP-DCV: ​​VMware Certified Professional – Virtualização de Data Center valida as habilidades necessárias para construir uma infraestrutura virtual escalável usando VMware vSphere.

Os candidatos podem escolher entre vários recursos de aprendizagem online e aprenderão a administrar, consolidar e implantar tecnologias de virtualização VMware, como clusters vSphere High Availability e Distributed Resource Scheduler.

AWS Certified Cloud Practitioner

Baseada na popular plataforma de nuvem pública Amazon Web Services (AWS), essa certificação é o ponto de partida para uma variedade de certificações de nuvem populares da Amazon, incluindo AWS Solutions Architect, Developer, DevOps Engineer e SysOps Administrator.

Projetada para o profissional de TI que busca uma compreensão geral dos serviços em nuvem da AWS, é considerada uma certificação de nível fundamental, sendo realizada, geralmente, no início da carreira, já  que tende a ser um trampolim para certificações AWS mais especializadas no futuro.

Auditor de Sistemas de Informação Certificado (CISA)

O credenciamento CISA valida as habilidades de auditoria, segurança cibernética e gerenciamento de risco. Especialistas em TI certificados pela CISA são contratados para garantir que os ativos essenciais de uma empresa sejam protegidos e mantidos de maneira adequada.

Profissional Certificado de Segurança de Sistemas de Informação (CISSP)

Essa é a certificação indicada para quem trabalha com análise, auditoria e engenharia de sistemas. O profissional de TI com certificação Certified Information Systems Security Professional  (CISSP) é responsável por gerenciar as informações que determinam os aspectos de segurança da arquitetura geral, controles e gerenciamento de uma organização de TI.

A certificação exige um mínimo de cinco anos de experiência relevante. Uma vez obtida, o profissional de TI precisa receber créditos de educação continuada a cada ano para manter suas credenciais. 

Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)

Desenvolvida  e administrada pelo Project Management Institute (PMI), essa é a certificação de gerenciamento de projetos mais reconhecida atualmente. Em síntese, o título demonstra que o profissional de TI é competente para gerenciar projetos, incluindo aspectos específicos como orçamentos, metas e equipes. 

O exame testa as habilidades do profissional nas cinco etapas básicas do ciclo de vida inerentes a qualquer projeto: iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar.

Certificado em Risco e Controle de Sistemas de Informação (CRISC)

Essa certificação aprova o profissional de TI em quatro habilidades centrais: avaliação, identificação, mitigação e resposta, bem como monitoramento de controle e relatórios. 

Agora, mais do que em qualquer outro momento, a indústria mantém o foco voltado para avaliação de riscos de TI. Para buscar essa certificação, o profissional de TI deve ter três anos de experiência relevante com identificação e gerenciamento de riscos.

Gerente Certificado de Segurança da Informação (CISM)

Com foco central na segurança da informação, essa certificação prepara o profissional de TI para que ele seja capaz de projetar e desenvolver protocolos de segurança, bem como gerenciar a segurança geral de TI de uma empresa

Arquiteto de soluções certificado pela AWS – associado

O exame da certificação AWS Certified Solutions Architect testa a experiência do profissional de TI com o desenvolvimento de projetos de sistemas na AWS. Para colaboradores que têm experiência prática com os serviços da AWS e estão acostumados a arquitetar sistemas distribuídos em grande escala, essa certificação pode ser exatamente o que eles precisam para melhorar a qualidade da entrega e avançar na carreira.

Arquiteto de nuvem profissional certificado pelo Google

O credenciamento de arquiteto de nuvem profissional certificado pelo Google é uma das certificações mais buscadas atualmente. Essa disciplina permite que o profissional de TI seja reconhecido como arquiteto no Google Cloud Platform  (GCP). 

Assim, ela garante que o colaborador terá a capacidade de projetar, desenvolver e gerenciar recursos residentes na arquitetura de nuvem do Google usando tecnologias GCP. 

Por que sua empresa deve investir na certificação do profissional de TI?

A certificação da sua equipe pode gerar resultados positivos não só para o profissional de TI como também para sua empresa.
A Tecnologia da Informação avança a passos largos, exigindo novas habilidades e competências do profissional de TI.  Computação em nuvem, segurança cibernética e análise de dados são apenas algumas das novas demandas das empresas.

Para dar conta desses e de outros tantos desafios, investir na certificação dos profissionais de TI é fundamental. Veja, a seguir, boas razões para priorizar a formação do seu time.

1. Alto desempenho e qualidade nas entregas 

Em síntese, uma certificação qualifica o profissional de TI para um trabalho ou uma posição. Sendo assim, a certificação indica que os colaboradores têm formação para fazer entregas de qualidade, mantendo produtividade em alta e contribuindo para a performance geral da empresa.

2. Resultados positivos

Para o profissional de TI, a certificação aumenta seu nível de empregabilidade. Já para as empresas, ao investir na formação do time, elas garantem o aprimoramento do conjunto de habilidades e conhecimentos dos colaboradores. A iniciativa gera resultados ainda mais positivos

3. Visão inovadora foca na busca de soluções e alternativas

Depois de obter uma certificação de um fornecedor ou fabricante específico, os colaboradores passam a fazer parte de um grupo exclusivo de profissionais qualificados e certificados

Diante de problemas e desafios de inovação, o time pode contar com a colaboração de outros especialistas no assunto. Tudo isso auxilia na busca de respostas para problemas e no compartilhamento de soluções para um cenário desafiador. 

4. Credibilidade do profissional de TI e autoridade do seu time 

Obter uma certificação, especialmente uma série de certificações do mesmo fornecedor, proporcionará credibilidade profissional imediata

Afinal, quem vai questionar um Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE), um Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) ou um Red Hat Certified Architect (RHCA)? 

Dessa maneira, o investimento em certificações para o time de TI destaca o desenvolvimento profissional e autoridade do seu time, formado por verdadeiros especialistas no setor.

5. Programas de parceria

Em alguns casos, as empresas podem exigir que haja um certo número de indivíduos certificados associados à sua organização para manter um nível de parceiro atual . A maioria dos principais fabricantes e muitos outros fornecedores têm esse requisito. Por isso, investir na certificação de um fornecedor beneficia a empresa, garantindo o atendimento ao número necessário de associados certificados na equipe.

6. Renovação e retenção de certificação

Muitas organizações exigem a recertificação do profissional de TI a cada dois a três anos. Por exemplo, a Red Hat exige uma recertificação a cada três anos. A Microsoft tem diferentes prazos para cada certificação. Nesse caso, um exame de certificação beneficia não apenas o profissional de TI, mas também a empresa empregadora que mantém o seu time certificado.

7. Perfil técnico com resposta ágil

Pode-se presumir que a equipe de TI que foi aprovada em um exame de certificação ou em uma série de exames possui o conhecimento específico para ser mais produtiva. Além disso, os profissionais de TI certificados também respondem melhor a quaisquer incidentes fora do ambiente normal. 

As empresas que investem em seu quadro de funcionários por meio de treinamento e certificação terão uma força de trabalho mais avançada tecnicamente, capaz de responder a novos desafios com mais rapidez, assertividade e eficácia.

A Ingram Micro ajuda a certificar sua equipe

O programa de treinamento da Ingram viabiliza a certificação dos profissionais de TI.

Para viabilizar a certificação do seu time de TI, a Ingram Micro possui o Ingram Micro Training, um programa pensado para proporcionar o melhor treinamento ao profissional de TI

Veja alguns dos nossos serviços:

Instrutor Virtual: nossa plataforma de treinamento inovadora permite que os colaboradores aprendam ao vivo, com a orientação de um instrutor expert no assunto. A plataforma simula a experiência em sala de aula, podendo ser acessada em qualquer lugar do mundo onde há uma conexão com a Internet.

Treinamento in-loco: levamos o treinamento para sua empresa, no melhor horário e local. Assim, o time de TI tem a orientação de um instrutor presencialmente, sem que a empresa se preocupe com despesas de viagem ou aulas canceladas.

Plataforma e-learning: a plataforma de ensino a distância permite que as organizações treinem funcionários usando a biblioteca da Ingram Micro, de VMware, Cisco, IBM, além de muitos outros cursos de eLearning de tecnologia digital disponíveis no portfólio.

Gostou de conhecer os benefícios da certificação do profissional de TI? Agora, conheça os diferenciais do Ingram Micro Training e entenda como podemos ajudar você.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.