O número de ameaças cibernéticas é crescente. Conforme pesquisa, os hackers podem invadir pelo menos 93% das redes das empresas, gerando horas de inatividade e altos custos para o orçamento. Sabendo disso, na gestão de TI, o desafio da vez é encontrar maneiras de fortalecer a segurança cibernética e  mitigar possíveis impactos.

Neste cenário, compreender e adotar abordagens como a formação de um purple team vem se tornando fundamental. Para aumentar o nível de proteção e redefinir as camadas de segurança, é preciso ir muito além da mera catalogação de vulnerabilidades, transcendendo os métodos tradicionais de pentest. 

Sendo assim, um dos caminhos possíveis é combinar o melhor do red team e blue team e adotar o conceito de purple team. A abordagem promove um ambiente de colaboração, que leva as empresas a percorrerem o caminho da verdadeira resiliência cibernética. 

Continue a leitura e conheça o potencial do purple team! 

O que é Purple Team?

O purple team é a criação de um time colaborativo, estruturado para a melhoria da segurança cibernética. A estratégia é formada pela combinação dos trabalhos de testes de invasão de um red team e pelas práticas de defesa de um blue team

A lógica é simples: o purple team usa a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre o red team ofensivo e o blue team defensivo para preencher a lacuna entre cada lado da segurança cibernética. 

O red team contribui porque permite simular ataques do mundo real e identificar pontos fracos. Já o blue team é orientado para implementar controles de segurança que podem resolver esses pontos fracos. 

Em síntese, a colaboração e a comunicação de técnicas de ataque e táticas defensivas permite que o purple team crie um ciclo de feedback contínuo. Ele é fundamental para ajudar sua organização a fortalecer sua postura de segurança e a se manter atualizada com ameaças emergentes.

A cibersegurança não pode ficar em segundo plano em uma empresa. Quer saber o motivo? Confira o nosso infográfico!

Através de um purple team, sua empresa garante um tempo de resposta melhor e uma estratégia mais eficiente de proteção.

Vantagens do Purple Team

Adotar o conceito de purple team nada mais é do fazer a integração dos profissionais de red team e blue team. Com essa conexão entre as equipes, a empresa passa a ter acesso a uma série de benefícios que ajudam a melhorar sua postura geral de segurança cibernética. 

Confira as principais vantagens do purple team

Colaboração aprimorada entre os times

A comunicação eficiente é indispensável para o funcionamento do Purple Team. A abordagem favorece a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os profissionais de TI. 

Com uma comunicação mais ágil e clara entre equipes, é possível promover planos de ações colaborativos e eficientes, focados na resolução rápida e sem danos dos problemas de segurança.

Otimização de investimentos e diminuição de gastos

Com o purple team, os colaboradores envolvidos podem usar exercícios e práticas para identificar os controles de segurança mais eficazes na prevenção de ataques cibernéticos. Tais testes viabilizam a otimização dos investimentos nas soluções de controle. 

Além disso, os profissionais do red team e do blue team trabalham juntos, compartilhando recursos. Essa dinâmica contribui para o aumento da eficiência e redução dos custos da operação de cibersegurança. 

Aprimoramento de técnicas, defesas e controles de segurança

Quando os profissionais de red team e blue team trabalham orientados pela integração e colaboração, eles realizam juntos testes e feedbacks contínuos que resultam em dois ganhos:

  • Defesas de segurança aprimoradas: o purple team identifica pontos fracos e implementa rapidamente controles de segurança, combinando o conhecimento do red team e blue team.
  • Validação de controles de segurança: o purple team valida rapidamente se um controle de segurança funciona conforme o esperado, aplicando o conhecimento do red team.

Importância da Cibersegurança

Ao escolher a abordagem de purple team, o gestor de TI prioriza a proteção, a segurança e a  eficiência operacional da empresa. Sem essa estratégia, o líder e os profissionais do setor podem se deparar com potenciais danos, derivados da falta da cibersegurança. Veja alguns exemplos abaixo:

Vazamento de dados 

Um dos desafios da gestão de TÏ é evitar situações extremas, como o vazamento de dados da empresa e de seus clientes. Além de ser uma violação da LGPD, a liberação de dados sensíveis pode trazer muitos prejuízos para um negócio. E, sem uma abordagem purple team, o risco de se deparar com esse tipo de vazamento é maior. 

Danos financeiros

Companhias que enfrentam um ataque cibernético, geralmente, acabam perdendo investimento de maneira expressiva. Os danos causados pela inatividade do sistema, da recuperação após o ataque e até da reputação da empresa podem chegar a 20% da receita ou mais.

Integridade da empresa

Uma violação de segurança pode impactar muito mais do que apenas sua receita de curto prazo. A reputação de longo prazo da marca também está em jogo.

Isso porque além de valorizar a proteção dos dados pessoais, os clientes também querem que a marca preze pela privacidade das informações. Esse cuidado reflete a confiabilidade da marca e a integridade da empresa. Sem esses elementos, as taxas de rejeição e abandono, na jornada de compra, tendem a aumentar. 

Um ciberataque traz prejuízos não só de receita, mas também de reputação de mercado. Por isso é tão importante contar com o trabalho de um purple team!

E como a Ingram Micro pode auxiliar?

Adotar o purple team como estratégia é uma ótima maneira de fortalecer a estratégia de cibersegurança. Com o uso inteligente dos recursos e soluções disponíveis, combinando red team e blue team, é possível obter resultados superiores, que impactam, inclusive, no relacionamento com o cliente e na satisfação dele.

Deseja potencializar sua estratégia de proteção? Conte com a Ingram Micro e conheça as nossas soluções de cibersegurança!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.