No dinâmico ambiente de negócios atual, ter uma estratégia de gestão de ativos bem pensada é mais crucial do que nunca. Não se trata apenas de acompanhar os ativos, trata-se de maximizar o valor deles para sua organização. 

Uma gestão estratégica de ativos pode levar a melhorias significativas na eficiência, economia de custos e longevidade dos ativos. Na prática, uma empresa deve gerir diferentes ativos, desde objetos físicos, como máquinas, até itens menos intangíveis, como licenças e dados.

Neste artigo, mostramos a importância de ter um olhar para uma gestão eficiente desses ativos. Confira o conteúdo! 

O que é um ativo?

Um ativo é um recurso usado para manter ou criar valor econômico. Ou seja, um ativo pode gerar receitas ou ser convertido em dinheiro. 

Como abordado, é importante saber que os ativos podem ser itens físicos, como máquinas, ou intangíveis, como propriedade intelectual. Os ativos são relatados no balanço patrimonial da empresa.

O que é gestão de ativos?

A gestão de ativos é a atividade coordenada de uma empresa que visa obter valor dos ativos e, assim, aumentar a riqueza total ao longo do tempo, adquirindo, mantendo e negociando investimentos. O processo envolve planejamento, monitoramento, avaliação e execução de diferentes atividades e planos. 

Para ter uma gestão de ativos exitosa é preciso equilibrar custos, oportunidades e riscos em relação ao desempenho desejado dos ativos. É importante, ainda, que esta estratégia esteja alinhada com os objetivos organizacionais da companhia. 

Além disso, a gestão de ativos está diretamente ligada a questões de cibersegurança. Isso porque essa prática exige uma política, proteção de dados e demais planos de proteção à informação em geral. 

Assim, em caso de um disaster recovery, por exemplo, os ativos são mantidos a salvo. Saiba mais sobre a importância da cibersegurança para empresas:

Por que fazer gestão de ativos?

Ao trabalhar com uma política de gestão de ativos eficiente, a empresa garante uma série de benefícios. Veja os principais:

  • Otimização de custos;
  • Melhor controle dos ativos e do inventário;
  • Ganho de eficiência;
  • Proteção de informações;
  • Garantia de conformidade com as normas reguladoras;
  • Geração de insights e tomadas de decisão.

Todos esses aspectos contribuem para o sucesso da organização. Por isso, a gestão de ativos é considerada um dos pilares de uma administração eficaz e exitosa.

Uma boa estratégia de gestão de ativos pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, como a geração de insights, redução de custos e proteção de informações.

Como fazer uma boa gestão de ativos?

A condução de uma boa gestão de ativos estratégica garante acesso a uma série de benefícios. Mas, afinal, por onde começar? Veja algumas dicas a seguir:

1. Avalie o estoque de ativos atuais

Faça um balanço de todos os seus ativos. O inventário deve incluir detalhes como idade, condição, valor e desempenho de cada ativo. 

Lembre-se de considerar também todos os ativos de TI da sua organização, incluindo hardware, software e licenças. Além disso, faça um planejamento de como eles serão usados e protegidos.

2. Defina os objetivos de negócios

Alinhe a estratégia de gestão de ativos com os objetivos gerais do negócio. Você quer reduzir custos, melhorar a eficiência ou garantir a conformidade? O gerenciamento de ativos deve apoiar estes objetivos.

3. Manutenção adequada

Agora que você conhece todos os ativos a serem geridos, é fundamental garantir uma manutenção adequada. Escolha uma das diferentes abordagenspreventiva, preditiva ou reativa – que melhor se adapta a cada ativo. 

A manutenção regular é fundamental para prolongar a vida útil e o desempenho dos ativos.

4. Tecnologia aliada

Para otimizar a gestão de ativos, você pode contar com o suporte de softwares específicos, que auxiliam nesse processo e garantem um gerenciamento automatizado e eficaz.

Tais soluções permitem inventariar, categorizar e rastrear ativos para compreender seu valor e planejar operações com eficiência. As soluções de gestão de ativos também podem ajudar a acompanhar e planejar o ciclo de vida operacional de um ativo, desde a aquisição até o descarte, incluindo a operação e a manutenção do ativo. 

Além disso, a tecnologia ajuda a empresa a cumprir as mudanças nas regulamentações governamentais ou do setor.

Para realizar uma gestão de ativos de maneira eficiente, vale contar com softwares e demais tecnologias capazes de acompanhar o planejamento da operação. Para tanto, é essencial definir os objetivos da empresa com clareza. 

Gestão de ativos: como a Ingram Micro pode auxiliar?

Como vimos até aqui, uma gestão de ativos eficaz é fundamental para o sucesso de uma empresa. Para ter uma estratégia exitosa, o gestor deve buscar as melhores soluções do mercado. 

A Ingram Micro possui tecnologia de ponta e oferece diferentes ferramentas de negócios para otimizar o processo de gestão de ativos nas empresas. Entre em contato e entenda como podemos ajudar!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Paulo Batista

Paulo Batista

Paulo Batista é Gerente Sênior de Unidade de Negócios na Ingram Micro Brasil, lidera a divisão de Lifecycle Services, que abrange as áreas de ITAD, Logística Reversa, e HW ProServices. Com duas décadas de expertise em Serviços de TI e experiência sólida nas indústrias de Manufatura, Logística e Reparo, vem desempenhando papéis-chave em renomadas empresas como LG, Microsoft e Flex. É membro ativo do Conselho Global da E-Stewards e advisor na RLA (Reverse Logistics Association). Formado em Administração de Empresas, MBA em Negócios Internacionais, Especialização em Supply Chain pela Rutgers University em NY/USA, e MBA em Negócios Digitais pela USP, além de certificações em Economia Circular e Lean Green Belt, fortalecendo ainda mais o comprometimento com práticas sustentáveis e eficiência operacional.