Quedas de energia, oscilações e descargas na rede elétrica podem causar sérios danos a equipamentos eletrônicos. Por isso, aparelhos que filtram e tornam a energia mais limpa, como um tipo de nobreak, têm se tornado cada vez mais essenciais.

Isso fez com que sistemas UPS (Uninterruptible Power Supply), ou fontes de alimentação ininterruptas, se tornassem ainda mais procurados. Conhecidos também como nobreaks, esses aparelhos têm a função de garantir a integridade e segurança de dispositivos elétricos e eletrônicos.

Se ainda tem dúvidas sobre como funciona cada tipo de nobreak e a importância dele no dia a dia, continue esta leitura e descubra como escolher o melhor modelo para suas necessidades!

O que é nobreak e para que serve? 

O nobreak é um dispositivo de segurança que serve para proteger os equipamentos conectados à energia elétrica. Quando ocorre uma queda de energia ou o sistema sofre uma descarga elétrica, o nobreak impede a queima do aparelho ou sua desativação por um período.

Em resumo, o nobreak é o equipamento responsável por fornecer energia pura e limpa aos dispositivos conectados a ele, preservando assim a integridade dos aparelhos – mesmo em caso de descargas elétricas. O tempo de funcionamento de um tipo de nobreak pode variar de 15 minutos até 30 horas de duração de acordo com a potência dele e a medida em VA (voltagem ampere), a depender do modelo do equipamento. Outro fator que influencia no tempo de duração do nobreak é a quantidade de aparelhos conectados a ele.

Qual a importância de um nobreak?

Pesquisas apontam que o Brasil é o país com maior incidência de raios. Somente no ano de 2020, foram cerca de 120 milhões de descargas elétricas. Pesquisa Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que são mais de 70 milhões de raios, que atingem o país todos os anos.

Dessa forma, estabelecer medidas de segurança, tanto em empresas quanto para quem trabalha em casa, é primordial. Por isso, optar pelo uso de nobreaks pode ser uma ótima solução para proteger os dispositivos e evitar a perda de arquivos, dados e outras informações. 

Comumente, os nobreaks são usados em aparelhos que precisam preservar dados essenciais, como servidores, computadores e equipamentos CFTV (equipamentos de monitoramento e segurança).

Em síntese, a função do nobreak é fornecer energia de emergência, dando tempo para salvar todo o trabalho realizado na máquina e desligar os aparelhos de maneira correta. Dessa forma, é possível evitar que eles queimem ou tenham seus sistemas corrompidos

Os dispositivos e cada tipo de nobreak podem ser usados tanto por empresas quanto em residências. Confira agora algumas vantagens de adotar o uso de nobreaks:

  • Protege os aparelhos em caso de quedas e oscilações de energia;
  • tempo para realizar um backup ou salvar as informações antes de desligar os dispositivos;
  • Permite o uso contínuo dos aparelhos ligados a energia elétrica, mesmo após queda de energia;
  • Protege os servidores e data centers, pois auxilia a manter a integridade e o arquivamento de dados e informações das organizações; 
  • Mantém a conexão com a internet, uma vez que os modems e roteadores podem ser ligados diretamente a um Nobreak.

Quais os tipos de nobreak que existem?

Os tipos de nobreak que existem variam para as finalidades de proteção de uma rede. Assim, conhecer cada um deles pode te ajudar a saber qual o melhor para os seus objetivos.

Quais os tipos de nobreak que existem?

Assim como existem diferentes tipos de aparelhos a serem protegidos, também existem diferentes tipos de nobreak. Com diferenciais distintos, como maior potência ou versatilidade, cada modelo trará suas vantagens – e é preciso ver se elas se adequam às suas necessidades.

Confira abaixo cada tipo de nobreak e suas funcionalidades:

Nobreak senoidal

É um modelo que oferece proteção e autonomia para os equipamentos em caso de quedas de energia. Além disso, o nobreak senoidal consegue controlar a tensão, aumentando ou reduzindo conforme necessário, antes de repassá-la para os dispositivos. Por fim, ele oferece uma energia mais limpa e pura, trazendo maior estabilidade para os aparelhos.

Nobreak APC

O nobreak APC é ideal para dispositivos que consomem menos energia, como um computador mais básico. Ele é compacto, prático e fornece 600VA de potência. Por fim, este modelo de nobreak possui um mini disjuntor que desarma e protege o aparelho de raios e curto-circuitos.

Nobreak Eaton

O nobreak Eaton oferece energia reserva de qualidade e pode ser usado para diferentes fins: armários de rede, sala de servidores e até data centers. Os modelos da Eaton são bivolts sendo indicados para diferentes tipos de segmentos: comercial, industrial e até residencial.

Nobreak NHS

Os nobreaks da linha NHS são versáteis e possuem potências que variam de 600VA até 3000VA. Oferecem praticidade, proteção e o melhor custo-benefício. O uso é recomendado para residências, computadores workstation, pontos de venda, CFTV e segurança patrimonial, entre outros equipamentos.

Nobreak Vertiv 

O nobreak com sistema UPS Vertiv é equipado com dupla-conversão online e oferece uma excelente proteção em caso de queda de energia, garantindo a integridade dos equipamentos. O nobreak Vertiv possui um design compacto e flexível e é desenvolvido para fornecer tempo de backup longo em pequenas salas de servidores e equipamentos de rede.

Para escolher o tipo de nobreak ideal é preciso entender a duração de cada um deles segundo a voltagem que suportam, saiba mais abaixo!

Tipo de nobreak: como escolher?

Conhecer quais são os diferentes tipos de nobreak é fundamental para entender as vantagens de cada um e qual é o modelo ideal para sua empresa. A escolha vai depender das demandas corporativas e quais características precisam de maior atenção. 

Ainda em dúvida de qual tipo de nobreak escolher e o que pode ser melhor para seu negócio? Para facilitar, preparamos uma lista com 4 passos para você não errar nessa hora. Confira!

#1 Quantidade de aparelhos conectados

O nobreak permite que você conecte diferentes tipos de aparelhos a ele e, ao contrário do que se pensa, ele não é feito somente para os computadores. Em uma rede doméstica, por exemplo, ele pode ser usado para manter sistemas de monitoramento, telecom, PCs gamers, entre outros.

Por isso, antes de adquirir um nobreak, é ideal que você tenha em mente quantos aparelhos serão conectados a ele, pois cada modelo possui capacidades e especificações diferentes. Esse detalhe é importante para que você escolha um que se adéque às suas necessidades. 

Por exemplo, para uma rede doméstica, um dispositivo com quatro tomadas pode ser o suficiente, visto que nele pode ser conectado um PC, impressora, roteador e TV. Já para uma empresa, seria recomendado um aparelho com um número maior de tomadas – entre oito e dez – pois assim pode ser usado para uma quantia maior de equipamentos.

#2 Potência

A bateria é o maior atrativo na hora de adquirir um tipo de nobreak. Por isso, é importante verificar a capacidade e a duração do dispositivo, que varia conforme o modelo. 

E, para escolher um equipamento com boa duração, é preciso calcular a voltagem ampere (VA) de todos os aparelhos conectados a ele. 

No caso de eletrônicos, a potência é determinada pela quantidade de watts. Sendo assim, é preciso fazer a soma da quantia de watts em cada um e multiplicar por 1,52, o valor final representa quantos VAs eles têm. De qualquer maneira, o nobreak deve ter uma voltagem maior do que a soma de todos eles.

Por exemplo, um nobreak 600VA permite que os aparelhos permaneçam ligados por até 15 minutos após a queda de energia. Já o nobreak 1500VA e 3000VA garantem uma maior autonomia e a bateria pode durar até 12 horas.

#3 Funções

Na hora de escolher e pesquisar cada tipo de nobreak, você pode encontrar alguns com funções interessantes, que podem auxiliar na manutenção e compreensão de como o equipamento funciona no dia a dia. Confira algumas funções:

  • Alarme sonoro: indica quando a bateria está no fim;
  • Monitoramento remoto: permite verificar o estado do nobreak à distância;
  • Mini disjuntor: desarma e protege o PC de raios e curto-circuito;
  • Auto diagnóstico: bateria com sinalizadores em LED.

#4 Energia

Os nobreaks operam a energia com dois tipos diferentes de ondas:

  • senoidal pura: um pouco mais cara e indicada para equipamentos mais sensíveis e com maior potência;
  • senoidal por aproximação: é ideal para aparelhos de baixa potência, como roteadores, TVs, computadores, e outros equipamentos usados em casas ou escritórios de pequeno porte.

Como a Ingram Micro pode te ajudar?

Para conseguir escolher um tipo de nobreak ideal é preciso conhecer marcas e parceiros que oferecem os aparelhos com melhor custo benefício.

Seja pela bateria de curta ou longa duração, o tratamento de energia que a torna mais limpa antes de chegar ao dispositivo ou mesmo a conexão simultânea de diferentes aparelhos, o nobreak é um equipamento de extrema importância.

Por isso, para garantir a integridade e o bom funcionamento dos seus dispositivos, é imprescindível conhecer os diferentes tipos de nobreak e saber qual o modelo ideal para sua empresa. Garantir as operações de um negócio é fundamental para seu sucesso, e o nobreak se torna uma peça-chave neste processo. 

Para isso, você pode contar com a Ingram Micro, distribuidora de tecnologia que oferece as melhores soluções do mercado. Entre em contato com um dos nossos especialistas e descubra a solução ideal para você!

Este artigo foi útil?

(3.4)

Você já votou neste post

Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).