Para se destacar em meio a um mar de concorrentes, as empresas têm o desafio de investir em uma estratégia robusta de marketing. Nesse escopo, um dos pilares que exige máxima atenção é o conceito de branding experience.

Basicamente, a prática consiste em gerar impressões positivas e consistentes, que sejam capazes de criar uma forte conexão entre a empresa e os potenciais clientes.

Conforme números da PWC, 65% dos consumidores consideram que uma experiência positiva os influencia mais do que uma grande promoção. O número confirma: as emoções que uma marca desperta nas pessoas são parte de uma experiência poderosa, que potencializa o desempenho da sua empresa. Confira!

O que é branding experience?

O branding experience é uma combinação de sentimentos e impressões que os consumidores têm após interagir com uma empresa em diferentes pontos de contato. A experiência positiva ajuda a estabelecer uma conexão emocional e a construir relações de longo prazo com o público.

Em síntese, o conceito de branding experience é uma estratégia para fortalecer a interação com os consumidores por meio de táticas que provocam sensações e sentimentos únicos. O branding experience abrange todos os pontos de contato ao longo da jornada do cliente, incluindo publicidade, marketing digital, produtos e atendimento.

Branding experience: resultados obtidos com a implementação 

A implementação de uma estratégia de experiência de marca coesa pode envolver os clientes, diferenciando a organização dos concorrentes. De maneira geral, a branding experience influencia o comportamento do cliente e contribui para o sucesso geral da marca.

Confira alguns dos principais resultados obtidos com a branding experience:

Fidelização de usuários

Uma estratégia de branding experience permite construir uma relação de confiança da marca com clientes. Assim, eles se tornam mais propensos a comprar e recomendar seus produtos a outras pessoas.

Brand awareness

Ao fortalecer o posicionamento da sua marca, a empresa se destaca no mercado. A branding experience aumenta a percepção de valor dos seus produtos, ajudando a construir um reconhecimento de marca mais forte e uma reputação confiável.

Obtenção de leads

Criar experiências de marca positivas estimula as conexões emocionais, aumentando o reconhecimento da marca e a conversão de leads em novos clientes.

Tecnologia e experiência de marca: entenda a relação

Para potencializar a estratégia de branding experience, é importante que o gestor e o time de marketing entendam a relevância da brandtech. Ou seja, do uso inteligente da tecnologia, que traz um leque de oportunidades para as empresas.

Na prática, as soluções digitais, como inteligência artificial e realidade aumentada e virtual, permitem às marcas estreitar o relacionamento com o público, impactando o consumidor nos diferentes canais e fortalecendo o conceito de omnichannel.

Para se destacar no mercado, vale adotar novas tecnologias, tais como realidade virtual e aumentada, fidelizando clientes por meio da inovação.

Tecnologias em ascensão no branding experience

Quando os consumidores obtêm experiências positivas de marca em cada ponto de contato, a tendência é que eles se tornem leais à sua marca. Os números apontam que clientes fiéis entregam 300% a mais de valor ao negócio ao longo de um ano. Além disso, é mais provável que os clientes satisfeitos recomendem sua marca para seus amigos e familiares.

Na prática, a estratégia de branding experience tem sido impulsionada por três tecnologias. São elas:

Realidade virtual e aumentada

Ambas as tecnologias podem impactar positivamente a estratégia de branding experience. A realidade virtual (VR) permite uma imersão dos usuários em um ambiente digital. Já a realidade aumentada (AR) sobrepõe elementos digitais ao mundo real.

Ao incorporar AR e VR em sua estratégia, a empresa cria experiências cativantes e interativas que ressoam com os consumidores. Com a AR, é possível projetar showrooms virtuais para que os clientes explorem seus produtos em um ambiente realista. Ou, então, é possível usar aplicativos de RA para fornecer informações instantâneas sobre o produto por meio de câmeras de smartphones.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode impactar positivamente na estratégia de branding experience da empresa. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para as marcas turbinarem a sua criatividade e cortarem custos, ao mesmo tempo que se diferenciam num mercado hipercompetitivo.

Ao incorporar os recursos de machine learning e IA nas iniciativas de brandtech, a organização acessa uma série de novas possibilidades de conexão e interação com os usuários

Gamificação

Para turbinar a estratégia de branding experience da empresa, a gamificação é uma ótima aliada. Por meio dela, as marcas oferecem uma experiência emocionante e envolvente e engajam as pessoas em uma história

A gamificação motiva os clientes a alcançarem objetivos pessoais e promove a conexão com uma comunidade unida pela marca. A gamificação e os jogos de realidade virtual são tecnologias que podem ser exploradas na abordagem brandtech.

O brandtech pode auxiliar empresas, se destacando pelo pioneirismo em inovação e atraindo potenciais clientes pelas diferes formas de engajamento.

Branding Experience com Ingram Micro

Uma boa estratégia de branding experience potencializa o sucesso das marcas. Para ter sucesso nesta jornada, conte com o suporte de Ingram Micro, que oferece soluções tecnológicas de ponta. 

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Welington Sousa

Welington Sousa

Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, atualmente é Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro. Lidera estudos e pesquisas em Behavioral Marketing e Neuromarketing, buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B. Antes de se tornar Head na Ingram Micro, atuou como Marketing Manager na Claro e Locaweb, sempre na liderança de times multidisciplinares.