A estrutura de Tecnologia de Informação das empresas é repensada a cada nova demanda que surge. Diante do amplo uso de ferramentas disruptivas, aplicativos, e sistemas SaaS, as organizações precisam assegurar a disponibilidade dos dados e dos recursos críticos de negócios. É aqui que nos deparamos com o surgimento de redes SD WAN.

As empresas sempre têm como desafio buscar uma solução mais completa que as redes WAN. Isso porque, como foram projetadas para outra realidade, elas não atendem às exigências das aplicações SaaS e IaaS (infraestrutura como serviço). 

A solução foi criada. Agora, as companhias podem fazer a gestão de redes usando a tecnologia SD-WAN, que tem potencial para otimizar o tráfego comercial crítico e aproveitar ao máximo as conexões de banda larga da Internet e recursos multi cloud. 

Na prática, SD-WAN simplifica a gestão da malha de rede de longa distância, garantindo um desempenho superior para as aplicações corporativas.

Continue a leitura para saber o que é SD-WAN e conhecer a tecnologia em profundidade.  

Software-Defined Wide Area Network (SD WAN)

SD-WAN é a sigla para Software-Defined Wide Area Network. A tecnologia é uma alternativa para as limitações atuais de conectividade, ou seja, é perfeita para otimizar a gestão de redes na arquitetura em nuvem.

Os benefícios da SD-Wan são muitos e, por isso, a tecnologia tem sido amplamente buscada. Segundo projeção da IDC, a SD-WAN tem previsão de crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 30,8% (CAGR) de 2018 a 2023, chegando a representar US$ 5,25 bilhões em investimentos.

Trata-se, afinal, de uma rede de longa distância que gerencia o tráfego por software, sendo capaz de criar uma sobreposição de rede virtualizada

Na prática, os operadores podem gerenciar remotamente e escalar rapidamente essa sobreposição, que pode se estender por grandes distâncias geográficas. 

Assim, com tecnologia SD-WAN, é possível, por exemplo, conectar várias filiais a um escritório central ou cobrir vários locais de um campus universitário.

A arquitetura computacional da SD-WAN cria uma estrutura híbrida, baseada em hardware e software. Dessa maneira, a ferramenta permite virtualizar todas as conexões WAN e oferecer diferentes serviços, de acordo com as demandas de cada empresa.

Além disso, a SD-WAN resolve automaticamente se o canal de transmissão de dados será o 4G, banda larga ou rede wi-fi. Com esses recursos, a nova arquitetura torna a gestão de redes mais simples e ágil, otimizando muito o desempenho dos sistemas corporativos.

SD-WAN: 6 benefícios no gerenciamento de redes corporativas 

Veja quais são os benefícios do SD WAN no gerenciamento de redes.

Com a SD-WAN, o time de tecnologia da informação passa a ter uma estrutura de gestão de redes completa, com roteamento e proteção contra ameaças. Além disso, o gerenciamento se torna mais simples e a empresa ainda registra redução de custos. 

Muito mais que saber o que é SD-WAN, você precisa conhecer os principais benefícios deste tipo de tecnologia. A seguir, listamos algumas das vantagens. Confira: 

1. Melhora a experiência do usuário

A gestão de redes feita com o uso de SD-WAN garante alta disponibilidade, com serviço previsível para as principais aplicações empresariais. Como usa roteamento dinâmico, o tráfego reconhece as demandas de cada aplicativo ou sistema e oferece ótimos resultados. 

Os serviços de MPLS (Multiprotocol Label Switching), por exemplo, são substituídos por uma banda larga mais econômica e flexível que inclui conexões VPN seguras. Na prática, a ferramenta trabalha para garantir uma experiência mais positiva aos usuários.

2. Maior segurança na gestão de redes

A SD-WAN trabalha baseada em políticas de reconhecimento de aplicações com segmentação de ponta a ponta e controle de acesso em tempo real. Por isso a tecnologia é tão importante. Ela mantém o nível de proteção em segurança cibernética, protegendo o sistema corporativo de TI contra ameaças pontuais. 

Além disso, a SD-WAN torna o tráfego de dados seguro tanto no ambiente de Internet de banda larga quanto na nuvem. A segurança é distribuída para a filial e os endpoints remotos com dispositivos firewalls da próxima geração (NGFW), segurança DNS e NGAV.

3. Conectividade otimizada em nuvem

Cada vez mais, as empresas têm aplicativos, sistemas e fluxos de trabalho pensados para plataformas com estrutura em nuvem. A tecnologia SD-WAN permite que a WAN seja facilmente ampliada para várias nuvens públicas.

Dessa maneira, é possível garantir um ótimo desempenho em tempo real nas aplicações SaaS (Software as a Service), como Microsoft Office 365, Salesforce e tantas outras ferramentas.

4. Gestão de redes simples e centralizada 

Ao entender o que é SD-WAN, você precisa aprender também que a gestão de redes com este tipo de tecnologia se torna muito mais simples e prática. O time de TI passa a ter acesso a um painel oferecido na nuvem para configurar e fazer a gestão de WAN, nuvem e segurança. 

Com isso, é possível automatizar os processos de gestão de redes. De tal modo, filiais da empresa, campus e nuvem seguem todos o mesmo modelo de uso que pode ser continuamente melhorado.

A emissão de relatórios detalhados de aplicações e desempenho de WAN viabilizam a  análise de negócios. Os dados apontam, por exemplo, a largura ideal de banda para manter a conectividade da empresa e a disponibilidade do seu sistema.   

5. Gestão ágil de tráfego: foco nos aplicativos essenciais

A SD-WAN garante maior facilidade nas definições de tráfego: elas se tornam mais simples e com maior foco no negócio. 

Dessa maneira, com o uso mais seletivo das conexões, é possível obter um aproveitamento mais inteligente da conectividade, facilitando operações com múltiplos links. 

A gestão de redes e o desempenho da banda são otimizados para dar suporte aos aplicativos essenciais para o negócio. 

6. Redução de custos  

Com o controle preciso de tráfego da rede, é possível estabelecer as velocidades de conexão ideais e controlar aplicativos de baixa prioridade. Logo, ao usar SD-WAN na gestão de redes, o time de TI garante uma maior largura de banda corporativa a um custo menor.

Além disso, como a gestão é centralizada em redes de filiais usando um console de gerenciamento simples, este tipo de tecnologia dispensa a necessidade de configuração manual e equipe de TI no local.   

Como vimos até aqui, na prática, a SD-WAN otimiza os recursos do setor gerando redução de custos por meio do uso inteligente das ferramentas disponíveis.                                                                                                        

SD WAN x WAN tradicional

Agora que você já sabe o que é SD-WAN e quais as vantagens desta tecnologia, é importante ter clareza sobre as diferenças em relação à WAN tradicional.

Originalmente, o principal papel da WAN era conectar os usuários de uma filial às aplicações hospedadas em servidores no data center. Para garantir conectividade segura e confiável, a WAN tradicional usava circuitos MPLS (Multiprotocol Label Switching). 

Contudo, a maioria das soluções corporativas estão na nuvem. Por exemplo, quando uma empresa adota soluções em cloud computing – seja no modelo SaaS, seja IaaS – a arquitetura de WAN é impactada por um aumento exponencial no tráfego de acesso às aplicações distribuídas. 

Além disso, as redes WANs são geralmente formadas pelos serviços de vários fornecedores. Na prática, esse é um aspecto que dificulta o controle performance e a resolução de problemas técnicos.

Por essas e outras razões a arquitetura de WAN tradicional não atende mais às demandas atuais de TI corporativa. O time do setor perde muito tempo e energia para gerenciar e conectar os usuários com diversos tipos de dispositivo e em vários ambientes em cloud

Mas a gestão de redes não precisa ser desgastante nem complicada, graças à nova WAN.

A SD-WAN é um novo modelo de rede corporativa que atende às demandas atuais de TI. 

Com uma abordagem de conectividade de rede diferente, a SD-WAN é capaz de trazer vários benefícios para estrutura de tecnologia, como redução de custos e aproveitamento dos recursos em implantações multisite.

Mas o grande diferencial da SD-WAN é a sua elasticidade

A flexibilidade deste tipo de rede permite que os administradores possam usar a largura de banda de maneira mais eficiente. Desse modo, a rede contribui para o alto desempenho das aplicações essenciais, garantindo a segurança dos dados e evitando downtimes dos sistemas.

SD-WAN: como implementar? 

Implemente o SD-WAN e melhore seu negócio!

De acordo com pesquisa do IDC, há uma forte tendência que aponta para o uso de redes SD-WAN. 95% das empresas pesquisadas esperam adotar este tipo de solução dentro de 24 meses. A maioria dos gestores de TI buscam a rede como alternativa para viabilizar a gestão das aplicações corporativas em nuvem. 

A preferência pela SD-WAN  tem razão. Afinal, ela é muito mais simples e flexível, além de oferece alto nível de segurança com redução de custos. 

Segundo dados da Frost & Sullivan, 80% das empresa optam pela gestão de redes  SD-WAN com o apoio de um parceiro. Em contrapartida, 20% delas optam por assumir esse projeto com a equipe interna. De todo modo, a implementação deste tipo de tecnologia requer planejamento e cuidado em cada etapa.

Um dos segredos deste projeto é priorizar a configuração inicial das primeiras páginas da empresa. Uma vez feita a transição de, pelo menos, cinco a dez sites, o próximo passo é expandir o SD-WAN para toda a estrutura de TI corporativa. 

Para inovar no modelo de gestão de redes e implementar a SD-WAN com sucesso, é importante seguir algumas etapas:

  • Aborde e avalie cada unidade da empresa como um ambiente de TI exclusivo: faça o mapeamento das demandas de gestão de redes que precisam ser atendidas;
  • Avalie seus aplicativos: faça a categorização deles desde o início, levantando quais links que os aplicativos devem seguir até a conexão final. Assim, você saberá quais são as necessidades de largura de banda e roteamento da sua empresa;
  • Explore as opções de implementação SD-WAN: entre adotar uma solução  um SD-WAN que usa software de servidor virtual ou outra que utiliza um conjunto de dispositivos SD-WAN baseados em hardware. Considere a relação custo-benefício do investimento.
  • Esquematize o plano de migração:  defina qual será a abordagem. O ideal é direcionar a maioria do tráfego sobre os circuitos MPLS existentes e complementar com banda larga inicialmente? Ou é melhor fazer a transição principalmente para WAN de banda larga? É importante fazer essa escolha conhecendo as demandas dos aplicativos e de gestão de tráfego da rede.
  • Conheça a capacidade de monitoramento do time: a SD-WAN vai transformar sua rede, mas também vai exigir uma estratégia de acompanhamento e melhoria contínua. Entenda se o seu time de colaboradores pode assumir esse desafio!
  • Execute testes piloto: eles permitem que você identifique problemas e aprenda como resolvê-los. Além disso, esse é o momento de entender se você está usando o acesso de rede apropriado, bem como identificar a melhor maneira de otimizar suas políticas em um conjunto controlado de locais e aplicativos.

Começar a jornada de implementação vale a pena, porque a estratégia traz vários resultados positivos. Um dos principais é a otimização de desempenho. Os aplicativos empresariais críticos são mantidos sempre em conformidade com o nível de serviço (SLAs).

Além disso, você garante que todas as filiais e unidades terão acesso seguro à rede, com recursos em nuvem e proteção abrangente contra ataques cibernéticos.

Soluções SD WAN na Ingram Micro Brasil

A arquitetura de WAN tradicional já não consegue acompanhar o fluxo de dados e o números de dispositivos IoT conectados nas redes. Os setores de TI já estão buscando alternativas para aumentar a largura de banda e melhorar a conectividade dos seus sistemas. Contudo, eles não podem fazer isso sozinhos. 

Segundo pesquisa da IBM, 63% das empresas pesquisadas ainda não migraram para SD-WAN porque consideram a escolha do fornecedor da solução um dos aspectos mais desafiadores do processo.

A Ingram Micro Brasil oferece ferramentas de rede definida por software na WAN. Para assegurar alta performance, redução de custos e segurança digital robusta, conte conosco.

As soluções dos nossos parceiros são perfeitas para otimizar o tráfego da gestão de redes de maneira flexível e automatizada, sem demandar tempo, energia e intervenção direta do time de TI.

Ficou interessado e deseja construir uma estratégia de migração para SD-WAN? Entre em contato conosco! Vamos ajudá-lo nesta jornada.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Alexandre Nakano

Alexandre Nakano

Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil. A frente da diretoria de novos negócios para a área de Enterprise, Colaboração e Cybersec na Ingram Micro Brasil, possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia e esteve sempre em cargos de gestão e direção de vendas em grandes empresas do setor de TI. Tem, em seu currículo, passagem por empresas como Cisco Systems, Cyclades/Avocent, Westcon/Comstor e Scansource/Network1. Além da experiência profissional, traz na bagagem acadêmica dois MBAs executivos, o primeiro em gestão corporativa pela FGV, o segundo em finanças, pelo Insper, além da graduação em Engenharia Eletrônica.