Com vários desafios corporativos, metas de produtividade, necessidade de conexão, as empresas e os profissionais precisam de velocidade e praticidade na rotina de trabalho.

Sendo assim, para obter bons resultados, os usuários esperam que os dispositivos sejam capazes de atender com rapidez às centenas de solicitações de tarefas ao longo da vida. 

Porém, nem sempre o processador para notebook tem a tecnologia e os recursos necessários para fornecer uma experiência de alto desempenho aos colaboradores.

Muitas vezes, a qualidade e o desempenho de entrega dos profissionais está diretamente conectado com a velocidade do processador do computador (velocidade da CPU) e algumas empresas esquecem disso. 

Portanto, conhecer a qualidade e o potencial do processador de notebook é fundamental para garantir que a máquina seja uma aliada do profissional, e não a vilã da produtividade e desempenho dele. 

Neste artigo, mostramos porque os processadores para notebook são tão importantes para a longevidade e a funcionalidade do equipamento. Conhecer um panorama geral sobre os processadores e como eles funcionam em notebooks é o primeiro passo para melhorar a infraestrutura de TI e as condições de trabalho dos profissionais.

Continue lendo o artigo!

O que são processadores de notebook?

Um processador para notebook é uma CPU otimizada para laptops. Uma das principais características que diferenciam os processadores de notebooks de outras CPUs é o baixo consumo de energia. No entanto, eles têm uma desvantagem: não costumam ter o mesmo desempenho dos seus equivalentes de desktop. 

Diante do amplo uso desses equipamentos, o processador para notebook tem se tornado cada vez mais importantes para a indústria de tecnologia. 

Afinal, é o processador de notebook que fornece o desempenho e a funcionalidade de um computador desktop em tamanho e peso portáteis.

Qual a importância do processador para notebook?

O processador é fundamental para o desempenho do notebook.

Atualmente, a maioria dos computadores e notebooks possuem vários núcleos de processador que permitem a execução de uma série de tarefas e programas simultaneamente. 

Graças ao bom desempenho do processador para notebook é possível fazer edições em um documento, escutar uma música e ainda abrir um segundo software.

Por exemplo, profissionais do setor de marketing, que trabalham com tarefas de áudio, imagem e vídeo, precisam de uma CPU que seja capaz de oferecer velocidade no processamento de todas as informações. Caso contrário, a experiência será frustrante, comprometendo, inclusive, a qualidade das entregas. 

Especialmente no cenário de transformação digital, com profissionais especialistas em multitarefas, os processadores para notebook precisam ser escolhidos seguindo os critérios de desempenho esperados.

Dessa forma, é possível aumentar a produtividade no trabalho, executar programas complexos e até explorar ferramentas disruptivas, como a tecnologia de realidade virtual.

Processador para notebook:  as especificações que você precisa conhecer

De maneira prática, podemos definir o processador para notebook como o coração do equipamento: é a peça de maior impacto no desempenho da máquina

Com um processador que tem máximo desempenho, os aplicativos carregam rapidamente, o usuário pode executar vários aplicativos ao mesmo tempo. Tudo isso com a certeza de que a máquina não vai travar ou ficar lenta mesmo com o seu uso intensivo.

Existem muitos números associados às CPUs. Por exemplo, você pode ver 16, 32, 64 ou 128 bits associados a um chip. Quanto mais alto o número, mais complexo o poder computacional do processador de notebook. Para a maioria dos usuários, uma CPU de 32 ou 64 bits será suficiente.

Outra especificação importante na hora de escolher o processador para notebook é a velocidade do clock, medida pelo número de pulsos por segundo que a CPU executa. A medida é em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). Quanto maior o número, mais potência a CPU tem, mas isso não significa necessariamente um desempenho mais rápido.

Originalmente, as CPUs tinham um núcleo, ou seja, uma única unidade de processamento. Além disso, atualmente, CPUs dual-core e quad-core são muito mais comuns. Inclusive, É possível encontraralguns chips octa-core.

Nesse sentido, quanto maior o número de núcleos, mais processos seu sistema pode executar simultaneamente, acelerando sua computação.

No mercado de processadores para notebook, AMD e Intel são os maiores fabricantes.

Os modelos de chips da Intel são divididos em famílias como Pentium, Celeron, Core, Xeon, etc. No entanto, os mais utilizados são os processadores da família Core que são separados dos menos poderosos para os mais poderosos como Core  i3, i5,  i7 e i9

Os modelos  AMD são separados em categorias, AMD Athlon, AMD Ryzen, AMD Ryzen PRO, AMD Ryzen Threadripper, AMD A-Series, AMD FX, AMD A-Series PRO, etc

Além das especificações já mencionadas, outras são igualmente importantes. Veja só:

  • Cache: uma pequena quantidade de RAM alocada diretamente no chip da CPU. Em outras palavras, o cache armazena informações usadas com frequência para acelerar tarefas repetitivas. A maioria das CPUs têm entre 1 e 4 MB de cache.
  • TDP (Thermal Design Power):  a quantidade de watts que a CPU usa. Mais watts significa melhor desempenho, porém maior consumo de energia e temperaturas mais altas.

.

  • vPro: um recurso de gerenciamento remoto integrado projetado para departamentos de TI corporativos. Muitos laptops empresariais possuem CPUs com vPro. 
  • Turbo Boost: aumenta temporariamente a velocidade do clock de sua frequência base para uma mais alta, a fim de completar uma tarefa mais rapidamente. O recurso funciona entregando maior desempenho por curtos períodos, quando a demanda por mais processamento é feita. 

Os processadores de notebook de última geração que funcionam em velocidades muito baixas para economizar bateria tendem a ter Turbo Boost, que permite aumentar a velocidade do núcleo para atingir o máximo desempenho quando a máquina precisar.

  • Virtualização: esse é um recurso encontrado em processadores de notebook com maior desempenho. Na prática, ele permite que os usuários usem ferramentas de virtualização facilmente, a fim de executar vários sistemas operacionais e ambientes, como Windows ou Linux.

A virtualização é ideal para desenvolvedores ou administradores que desejam desenvolver e testar aplicações que fariam em outros sistemas, mas dentro do mesmo laptop.

Devo investir em notebook com processadores top de linha?

Para escolher o processador para notebook é necessário levar em consideração as suas demandas.

A resposta para essa pergunta depende, essencialmente, da demanda do usuário. Ou seja, se o colaborador precisa de um alto poder computacional, o processador de notebook deve ser poderoso. Afinal, esse componente central determina em grande parte a velocidade do notebook e o que o profissional pode fazer com ele. 

A seguir, indicamos ajudamos você a encontrar a resposta para a questão central: de qual processador eu preciso para cada demanda de uso?

  • Uso da internet, envio de e-mail e processamento de texto

Essas são tarefas simples que podem ser executadas em qualquer laptop. Sendo assim, se esse for o caso de uso , não precisará prestar atenção especial ao processador. 

No entanto, um melhor processador de notebook permitirá que o usuário faça várias coisas ao mesmo tempo. Isso significa usar a internet, ouvir música, verificar seu e-mail e baixar um vídeo.

Processador adequado: qualquer processador

Recomendado: AMD A6 / Intel Pentium

  • Em movimento

Qualquer processador é adequado para ser usado em trânsito. Por isso, o mais importante é observar se o processador para o notebook é eficiente em termos de energia. Sendo assim, fornecem mais tempo de carga de bateria.

Processador adequado: qualquer processador

Recomendado: AMD A6 / Intel Core

  • Edição de fotos

Se o colaborador usar programas como o Photoshop, ele vai precisar de mais poder computacional e, com isso, do seu processador. Em outras palavras, para edição de fotos, opte por um processador Intel Core i5 ou AMD A12. 

Processador adequado: AMD A12 / Intel Core i5 ou superior

Recomendado: AMD Ryzen 5 / Intel Core i5

  • Edição de vídeo

A edição de vídeo pode sobrecarregar o laptop do profissional. Em outras palavras, a renderização ou edição de arquivos de alta resolução, exigem mais da CPU. 

Softwares como o Adobe Premiere Pro podem usar todos os núcleos do processador, o que significa que um processador quad-core é uma ótima alternativa.

Processador adequado: AMD Ryzen 5, Intel Core i5 ou superior

Recomendado: AMD Ryzen 7 / Intel Core i7

  • Jogos

Para jogos mais recentes e de última geração, ele precisará de um modelo com um processador mais potente. Por isso, lembre-se de que uma boa placa de vídeo também é essencial para jogos de última geração.

Processador adequado: AMD Ryzen 5, Intel Core i5 ou superior

Recomendado: AMD Ryzen 7 / Intel Core i7

Posso fazer upgrade no processador do meu notebook?

Apenas alguns fabricantes permitem expansão ou upgrade do processador de notebook.

Na hora de investir no notebook dos profissionais, escolher um processador mais rápido geralmente é mais interessante. Mesmo se o equipamento for usado apenas para navegar nas páginas da web e executar um programa de edição de documentos, um processador mais rápido é a escolha mais inteligente porque torna a experiência melhor hoje e daqui a alguns anos. 

O investimento feito na aquisição impacta na garantia da durabilidade e da vida útil do notebook. Portanto, vale lembrar que apenas alguns notebooks possuem a possibilidade de upgrade ou expansão de processadores.

Em suma, como os processadores de notebook possuem limitações de upgrade, escolher o melhor antes de comprar o equipamento é fundamental.

Além disso, para proporcionar uma boa experiência de uso e manter a produtividade do time, investir no notebook com o processador ideal é indispensável. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira nosso artigo sobre SSD no notebook.

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Tags

Paulo Renato Fernandes

Paulo Renato Fernandes

Diretor de Vendas e Commercial & Consumer da Ingram Micro Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),pós-graduado em Administração de Empresas pela UNIP e em Marketing pela ESPM, atua há mais de 34 anos no segmento de TI. Sempre esteve em cargos de direção e gestão, e possui experiência em empresas como Tech Data, Symantec e Lenovo, incluindo Brasil e América Latina. Nos últimos anos, trabalhou como mentor de negócios para Tech Startups, sendo membro do grupo “Anjos do Brasil” e também membro do Conselho Brasileiro de Canais de TI (Canal Direto).