A indústria de tecnologia da informação está experimentando um boom como nunca antes, cada vez mais as marcas estão procurando se expandir nesta área devido ao imenso potencial. Com essa crescente, torna-se importante entender os termos no dia a dia e, para isso, um glossário de TI pode ajudar.

Empresas de todos os setores vêm buscando identificar as várias aplicações de TI na realidade corporativa, razão pela qual esta área também provou ser um componente-chave estratégico para o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade do negócio. 

Neste artigo, apresentamos os conceitos mais usados pelos profissionais de TI, que irão clarear sua visão sobre o potencial de uso das ferramentas digitais. Confira a seguir a importância de um glossário de TI e como ele pode te ajudar.

Qual a função de um glossário de TI para gestores?

Você deve estar se perguntando: para que serve e por que usar um glossário de TI se existem profissionais especializados nisso? Inevitavelmente, a tecnologia está presente nas empresas e, com isso, está se tornando cada vez mais essencial entender seus termos. 

Ela vem para ajudar, facilitar o dia a dia e agilizar processos, trazendo mais lucratividade para a sua empresa. Mas, para ter sucesso na sua implementação, é fundamental conhecer o conceito e o poder das ferramentas tecnológicas disruptivas. 

Um glossário de TI pode te ajudar a entender melhor esse mundo. Conhecendo os principais termos da área, você irá compreender melhor a linguagem técnica dos profissionais de tecnologia da informação.

Glossário de TI: principais termos

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais sobre o que significa e como são usados os termos de TI, separamos uma lista com os principais. Confira!

1) O que é API?

API (Application Programming Interface) significa Interface de Programação de Aplicativos, então, é uma interface que conecta dois ou mais programas, ou seja, é um conjunto de padrões de programação para acesso a um aplicativo de software, ou baseado na web. S

Uma API é importante no desenvolvimento de um software que será usado por terceiros, que criaram produtos associados ao seu. Um exemplo muito conhecido de API é o Google Maps que, por meio da adaptação do código original, pode ser incorporado a outros sites. 

Por exemplo, um hotel pode inserir a localização e imagens das suas instalações no próprio site, por meio da adaptação do código original do Google Maps, que fica disponível via API para uso de terceiros.

2) Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é a base para a existência de diversas ferramentas tecnológicas.

Infraestrutura de TI é um conceito usado para designar uma série de componentes que são utilizados para gerenciar e executar os ambientes de TI de empresas.

Os componentes utilizados pela infraestrutura de TI são software, hardware e rede. Pode ser implementada por meio de cloud computing ou nas próprias organizações. Existem três tipos de infraestrutura de TI:

  • Tradicional: a empresa mantém em suas próprias instalações todos os componentes (datacenters, armazenamento de dados e outros) necessários para o gerenciamento. Isso demanda espaço e gastos com energia elétrica;
  • Nuvem: todos os componentes ficam salvos na nuvem, dispensando a necessidade de um espaço físico;
  • Hiperconvergente: permite gerenciamento de recursos de computação, rede e armazenamento por meio de uma única interface. 

A infraestrutura de TI viabiliza o armazenamento de dados e oferece soluções e serviços para sua empresa.

3) AWS

É uma sigla para Amazon Web Services, uma das principais plataformas de armazenamento na nuvem do mundo. É um provedor de serviços online desenvolvido pelo grupo Amazon. 

Além de hospedar sites online, possui ferramentas que simplificam o acesso à aprendizagem da máquina, transmissão de conteúdo em alta velocidade, armazenamento e mais.

4) Dashboard

É um painel no qual são centralizadas uma série de informações como indicadores e métricas. Existem três tipos de dashboard:

  • Tático: usado para verificar indicadores para a tomada de decisão a médio prazo;
  • Operacional: métricas para validar o desempenho de processos organizacionais; 
  • Estratégico: com indicadores chave que servem para planejar o crescimento da empresa.

Alguns softwares permitem a atualização em tempo real e de forma automática, o que facilita e torna os processos da empresa mais ágeis.

5) EndPoint

Em uma tradução literal significa “ponto de extremidade”, serve para estabelecer os pontos de acesso a uma aplicação (comunicação) ou definir a estrutura de  segurança de uma rede. 

É uma ferramenta que serve para manter a segurança dos dados da empresa entre dados de conexão. Um exemplo de endpoint de comunicação é a conexão entre uma API e o cliente. 

6) Firewall

Firewall é conhecido como “muro de fogo” e é um programa que serve para proteger a rede contra invasões externas e acessos não autorizados. 

O Firewall é um recurso de software ou hardware, que fica responsável por filtrar toda a informação que chega à rede. 

Serve para garantir a sua segurança. Na prática, se alguns dados forem considerados maliciosos por esse filtro, eles serão bloqueados automaticamente.

7) Hardware

Termo usado para falar sobre peças de equipamentos eletrônicos como computadores ou celulares, tais como placa-mãe, processador, placa de vídeo e muitos outros.

8) HTTPS

Sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure, é um protocolo que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor do site. Isso permite que a transmissão dos seus dados seja feita de forma criptografada, aumentando a segurança de seus dados.

9) IP

 A tecnologia está sendo cada vez mais implementada em empresas e conhecer o glossário de TI torna-se um diferencial para a compreensão de ferramentas de trabalho.

Internet Protocol, ou Internet de Protocolo na tradução literal, é um endereço único que diferencia cada dispositivo conectado à internet. 

A identificação do IP é feita por meio de uma sequência numérica. O IP funciona como um CPF, servindo para encontrar a localização onde o aparelho está conectado por meio de rastreamento.

10) Malware

Derivado da junção de malicious + software, um malware é um software malicioso usado para causar prejuízos financeiros, danificar sistemas ou interceptar dados a partir da invasão em redes públicas, privadas ou domésticas. 

11) PaaS

Significa Platform-as-a-Service (plataforma como serviço, em tradução literal) e é um ambiente para desenvolvimento e implantação na nuvem. Fornece recursos e ferramentas para os usuários construírem aplicativos e softwares sob medida para as suas necessidades.  

12) SLA

Service Level Agreement é um contrato feito entre um provedor de soluções e o cliente. Neste contrato, são definidos os termos de uso de software e/ou equipamentos comprados ou alugados, os limites de suporte técnico, garantia de desempenho e estabilidade, entre outros aspectos. 

Qual a importância da tecnologia em empresas?

 A transformação digital foi acelerada com a pandemia e trouxe diversas mudanças na tecnologia e, assim, na sociedade.

A pandemia de COVID-19 mostrou que se reinventar é preciso e uma das melhores maneiras de fazer isso é investindo em novos recursos tecnológicos. Eles permitem a automação de processos empresariais, o armazenamento seguro de dados e a possibilidade de atendimento a distância. 

Por exemplo, com o armazenamento em nuvem, não é mais necessário acumular pilhas de papéis e documentos. A partir do uso deste tipo de solução, toda a documentação, contratos, e muito mais, ficam salvos em um provedor online.

Com isso, você deixa de acumular pastas e mais pastas de papéis e o melhor: pode acessar esses dados de qualquer lugar onde estiver. Obter esses tipos de serviços para sua empresa traz comodidade, agilidade e segurança.

Além de tornar os processos ágeis, a tecnologia permite que as empresas se reinventem. O uso de softwares e outros mecanismos amplia o potencial de atuação da sua empresa, alcançando cada vez mais clientes. 

O melhor, às vezes eles nem precisam ter todo o trabalho de locomoção para chegar até você, podem resolver tudo de forma online. 

Com a tecnologia, sua empresa diminui custos, aumenta a produtividade e seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar a um atendimento de qualidade e executar atividades estratégicas que geram real valor para a empresa.

Como a Ingram Micro pode te ajudar?

A tecnologia vem transformando diversos setores, principalmente no ramo empresarial. Além disso, pode ser uma forte aliada para o desenvolvimento dos seus negócios. 

Na jornada de transformação digital, a Ingram Micro pode ajudar sua companhia a partir da oferta de diversos serviços na área de TI, como softwares e armazenamento na nuvem. Além disso, temos um time de profissionais especializados e soluções de suporte e serviços. 

Gostou do nosso glossário de TI e quer saber mais sobre o uso da tecnologia nos espaços corporativos?

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Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.