À medida que muitas organizações avançam na jornada de transformação digital, há uma demanda crescente por suporte humano e técnico para garantir o bom funcionamento das soluções e serviços de tecnologia. Nesse sentido, o trabalho do profissional de TI faz-se fundamental.

Seja em uma grande corporação, seja em uma empresa de médio porte e até nas pequenas empresas, o profissional desta área é responsável por manter, gerenciar e reparar os sistemas da infraestrutura de rede corporativa. Por isso, sua presença pode fazer toda a diferença para o suceso de qualquer negócio.

Neste artigo, explicamos detalhes sobre o que faz este profissional, além de mostrarmos as diversas áreas de atuação possíveis neste campo. Acompanhe!

O que é um profissional de TI?

Um profissional de TI pode atuar no desenvolvimento de softwares, na segurança da informação, na infraestrutura de TI e na análise de dados.

O profissional de TI é responsável pelo desenvolvimento da rede de informações e da infraestrutura de uma organização. Ele cria e gerencia os servidores, computadores, bancos de dados e programas de software necessários para que as pessoas de uma empresa se comuniquem e compartilhem informações. 

Além disso, o profissional de TI também atua como pilar tecnológico, fornecendo infraestrutura, soluções e suporte para as demais áreas atuantes. 

Por isso, sua expertise é fundamental para impulsionar a inovação, otimizar processos e garantir a segurança da informação, contribuindo para o diferencial competitivo das organizações no mercado.

Os principais deveres comuns dos profissionais de TI incluem:

Revisão da segurança do sistema

O profissional de TI analisa a segurança das redes de computadores e sistemas de comunicação. Isso inclui a instalação de sistemas de segurança, como software antivírus e firewalls, além da revisão da atividade da rede em busca de possíveis ameaças e estabelecimento de políticas para senhas. 

Além disso, também é responsável por gerenciar o acesso aos dados dentro de uma rede, bem como configurar quem tem permissão para visualizar ou alterar diferentes partes de um banco de dados.

Suporte técnico

Responder a perguntas sobre o sistema de TI e fornecer suporte aos usuários é um aspecto fundamental do trabalho de um profissional de TI. Ele também executa outras tarefas importantes, como:

  • Revisão dos tickets dos usuários: feita para entender sobre como acessar os recursos do software ou resolver problemas com a infraestrutura de TI;
  • Atendimento ao clientes: com suporte remoto para solução e correção de problemas enfrentados pelo usuário.

Correção de erros e bugs

A correção de erros e bugs é parte fundamental do trabalho de um profissional de TI

Na área de TI, os profissionais também são responsáveis por revisar o código e outros aspectos das redes de computadores e servidores para corrigir erros. A partir da identificação de bugs, o especialista trabalha para melhorar o funcionamento de um sistema. Ele registra os problemas e explica como corrigi-los, na documentação oficial do sistema. 

Assim, também identifica problemas recorrentes comuns para evitar que eles se repitam. Esta atuação contribui para o desenvolvimento das melhores práticas de gerenciamento bancos de dados, com o objetivo de resolver erros semelhantes.

Gerenciamento de requisitos de hardware

Para atender às necessidades de tecnologia da informação de uma empresa, o profissional de TI determina quais tipos de hardware devem ser providenciados para suportar sua rede. 

Na prática, ele é responsável pelas especificações de configuração para servidores, computadores, unidades externas e outros tipos de hardware. Eles documentam os requisitos exatos necessários para processar dados, armazenar e transmitir informações pela rede em uma velocidade específica para atender às expectativas do consumidor.

Atualizações

À medida que uma organização cresce, o profissional também é responsável por fazer diagnósticos, determinando as necessidades de rede e computação. Eles analisam as inovações do setor e determinam quando fazer atualizações no sistema, por exemplo.

Além do mais, também pesquisa os requisitos de orçamento para fazer essas atualizações, incluindo economias potenciais para usar um software melhor ou substituir hardware antigo por sistemas mais eficientes.

Monitorar o desempenho do sistema

Para garantir conectividade constante, observar e acompanhar o desempenho de servidores e redes também é parte fundamental da atuação nas áreas de TI. 

Na prática,  o profissional que atua nesta área é responsável por rastrear diferentes aspectos de um software, como a capacidade, tempo de resposta, tempo médio de download e espaço de armazenamento disponível. Isso permite que seus clientes tenham acesso contínuo à infraestrutura corporativa de dados e comunicação.  

O que faz a área de TI?

No cenário de negócios digitalizados, um departamento de TI é a espinha dorsal de qualquer organização. Isso porque é responsável por providenciar e gerenciar a infraestrutura tecnológica da empresa. 

Esta área também é responsável por avaliar e determinar os serviços e fornecedores que podem prover os melhores equipamentos e sistemas de TI, sendo formada, majoritariamente, por especialistas que gerenciam a infraestrutura da organização e garantem que ela funcione de forma otimizada. 

Por isso, com uma área de TI bem estruturada, que conta com profissionais altamente qualificados, a empresa otimiza os processos, garante a automação de tarefas e melhora a comunicação intra-organizacional. 

Áreas de atuação

As áreas de atuação do profissional de TI envolvem o desenvolvimento de softwares, a segurança da informação, a infraestrutura de TI e a análise de dados. 

Em uma equipe multidisciplinar, por exemplo, os profissionais têm funções diferentes – todos colaborando igualmente para garantir que as redes de informações funcionem corretamente. A seguir, explicamos melhor sobre cada possível atuação:

  1. Desenvolvimento de software

O desenvolvimento de softwares é o processo de projetar, criar, testar e manter diferentes aplicativos, com diversas e distintas funções. Essa é uma área que envolve a aplicação de vários princípios e técnicas de ciência da computação, engenharia e análise matemática. 

Por meio do desenvolvimento de software, o profissional de TI pode criar uma ferramenta eficiente, confiável e fácil de usar. Via de regra, o processo de desenvolvimento de software acontece seguindo esse fluxo: 

  1. Os requisitos do aplicativo de software são coletados de várias partes interessadas;
  2. Tais requisitos são analisados e usados para criar um projeto de software;
  3. Por fim, o design do software é implementado em código, sendo testado para garantir que atende aos requisitos. Uma vez verificado o código, ele é implantado no ambiente de produção.

2. Segurança da informação

Em essência, no escopo da segurança da informação, é vital garantir a proteção dos dados, análise de risco e compliance. Isto porque a segurança da informação é a área de TI que visa evitar que as informações sejam vazadas, distorcidas ou destruídas. 

Além disso, essa área também é responsável por garantir que as informações certas estejam acessíveis para as pessoas autorizadas, no momento que elas precisam. 

Neste cenário, o profissional deve assegurar que as informações não irão cair em mãos erradas e ser mal utilizadas. 

3. Infraestrutura de TI

Nesta área, o especialista deve se dedicar ainda ao gerenciamento de redes, à administração de servidores e à virtualização. Conforme o Gartner, a infraestrutura de TI é “o sistema de hardware, software, instalações e componentes de serviço que suportam a entrega de sistemas de negócios e processos habilitados para TI”. 

Este é o grupo de tecnologias e componentes que integram o ambiente de TI de uma organização, alimentando a computação, a rede e as operações digitais.

Em síntese, o profissional de TI que atua nessa área é responsável por acompanhar o processamento de dados em todas essas camadas. Portanto, é preciso conferir a execução do software, acessar as soluções em nuvem e garantir a segurança dos dados. 

4. Análises de dados

Na análise de dados, o profissional conduz processos como a extração e visualização dos dados, usando também o recurso de Machine Learning.  Desta forma, seu trabalho consiste em, basicamente, analisar as informações para descobrir relacionamentos e descrever eventos. 

Esta análise pode envolver o exame de dados do desempenho, com o objetivo de entender o que aconteceu em uma situação anterior. Assim, é possível contribuir para a tomada de decisões orientada por dados e mais assertiva. 

5. Suporte técnico

Em síntese, o profissional de TI responsável pelo suporte técnico lida com solução de problemas e resolução de questões técnicas para os sistemas de tecnologia de uma empresa.  

O suporte é a área responsável por manter os computadores e a tecnologia funcionando sem problemas para os colaboradores e organizações, resolvendo quaisquer problemas e dúvidas relacionadas aos sistemas atuantes nelas.

Por isso, esta área representa um papel fundamental para as empresas, atuando no atendimento aos usuários, na manutenção dos equipamentos e no helpdesk.

O mercado para profissionais de TI

Como vimos até aqui, são muitas as possibilidades de atuação para o profissional de TI. No Brasil, assim como em muitos países do globo, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) está em crescimento, gerando inúmeras oportunidades para os especialistas capacitados.

Contudo, mesmo com a alta demanda, as empresas empregadoras se deparam com a escassez de profissionais de TI que atendam às exigências. Conforme dados da Brasscom, por exemplo, existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais de TI no Brasil, mas, no país, só se formam 53 mil profissionais por ano

Dessa forma, para cada três vagas criadas, apenas uma é preenchida por um profissional habilitado. Por isso, a área representa um mercado com inúmeras e crescentes possibilidades de atuação.

Gostou de conhecer todas as possibilidades do setor para os especialistas em tecnologia? Aproveite e acompanhe outros conteúdos no blog. E aproveite para conhecer as principais soluções da Ingram!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.