O futuro da saúde está se moldando diante de nossos olhos com os avanços das tecnologias na área da saúde, como: inteligência artificial, realidade aumentada, impressão 3D, robótica e nanotecnologia. Com o movimento de transformação digital, o conceito de MedTech vem se fortalecendo e gerando impactos nos diferentes processos, como atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes.

Por isso, agora, é o momento de compreender a importância de trabalhar lado a lado com a tecnologia, incorporando as ferramentas de saúde digitais emergentes para permanecer relevante nos próximos anos. Na prática, o conceito trazido por MedTech pode salvar vidas ao melhorar a saúde e contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Neste artigo, mostramos como o conceito MedTech, por meio de dispositivos e diagnósticos inovadores, agrega valor aos pacientes, profissionais de saúde, sistemas de saúde e à sociedade. Acompanhe!

O que é o conceito MedTech?

MedTech é a inovação da tecnologia na área da saúde, atuando em aprimorar o atendimento, os diagnósticos e o tratamento, em busca de melhorar a qualidade de vida.

Em todos os setores, os avanços tecnológicos promoveram a inovação ao longo dos anos. A busca contínua por algo novo e benéfico permitiu que a tecnologia continuasse a se desenvolver em ritmo acelerado. Uma das indústrias que viu uma infinidade de avanços na última década é a tecnologia médica – MedTech.

A tecnologia médica abrange um conjunto de tipos de produtos médicos inovadores que podem ser usados ​​para o tratamento de várias condições médicas e doenças. Os avanços neste campo são projetados, principalmente, para melhorar a qualidade geral da assistência médica, o que pode ser alcançado de várias maneiras. Veja só:

  • Diminuição do tempo necessário para fazer um diagnóstico;
  • Criação de opções de tratamento menos invasivas;
  • Redução dos requisitos de reabilitação e internações hospitalares.

Qualquer peça de tecnologia que auxilie nesses objetivos se enquadra na indústria MedTech. Muitas das inovações que ocorreram nessa indústria abriram o caminho para empreendedores criarem tecnologias que mudaram nossas vidas para sempre. 

Atualmente, a indústria de MedTech está em expansão devido à sua importância e à oportunidade que apresenta para as pessoas em todo o mundo. As startups e os empreendedores que trabalham nesta área obtêm retornos muito altos sempre que um produto que criam é selecionado e distribuído em toda a indústria de dispositivos médicos. 

Quais os impactos da tecnologia na saúde?

A indústria MedTech envolve medicina e tecnologia da área da saúde para aprimorar o atendimento, diagnóstico e tratamento.

Mas, afinal, de que modo as novas tecnologias contribuem para melhorar o setor da saúde? Quais processos são otimizados com as ferramentas disruptivas? E quais são os impactos sentidos pelos profissionais e pelos pacientes? A seguir, listamos os principais impactos dos projetos de MedTech. 

#1 Apoia os profissionais de saúde

Informações de diagnóstico oportunas e precisas permitem aos profissionais de saúde tomar decisões clínicas que otimizam os resultados dos pacientes. 

Ao reduzir os tempos de recuperação dos pacientes e as taxas de complicações cirúrgicas, a MedTech ajuda a aliviar a pressão sobre os profissionais de saúde reduzindo a demanda de pacientes com problemas pós-procedimentos. 

Além disso, com o suporte da tecnologia, os especialistas da área da saúde podem se concentrar nas tarefas onde agregam mais valor, contribuindo para o aumento da satisfação no local de trabalho.

#2 Melhora os sistemas de saúde e a sociedade

Ao ajudar os cidadãos a permanecerem social e economicamente ativos e ao prevenir complicações graves de doenças crônicas, as tecnologias médicas podem agregar valor aos sistemas de saúde e à sociedade. As inovações em tecnologia médica ajudam a fornecer eficiência e aumentar a sustentabilidade dos cuidados de saúde. 

A MedTech está facilitando os avanços na prestação de serviços de saúde, à medida que traz os mais recentes benefícios de Big Data e aprendizado de máquina para clínicas de todos os tamanhos. 

#3 Melhor atendimento ao paciente

Cuidar de pacientes tornou-se significativamente mais fácil graças à tecnologia. Dispositivos como marca-passos, rastreadores de saúde e tantos outros facilitam muito o acompanhamento da saúde pessoal pelos próprios usuários.

No caso de surgir algum problema, os dados monitorados por meio desses dispositivos podem ser facilmente enviados aos médicos, que podem diagnosticar um paciente mesmo remotamente. Além disso, os equipamentos modernos disponíveis nos hospitais ajudaram a aumentar a expectativa de vida.

Grandes cirurgias que antes eram impossíveis agora são manejáveis ​​com a ajuda de equipamentos como câmeras de Capsule Endoscopy, que podem ser facilmente engolidas pelo paciente. A câmera pode então ser monitorada por médicos para identificar quaisquer problemas dentro do corpo.

#4 Telessaúde e Telemedicina

Especialmente após a pandemia, a telessaúde e a telemedicina ganharam vez e evoluíram na indústria MedTech. Agora, os pacientes podem facilmente entrar em contato com seus médicos de qualquer lugar do mundo. Existem várias plataformas excelentes de telessaúde que podem ajudar os pacientes a obter a ajuda de que precisam no momento certo, no conforto de suas casas.

Com a ajuda dessas plataformas, os pacientes podem verificar os sintomas, rastrear seus medicamentos, entrar em contato com médicos específicos e fazer muito mais. Eles também podem checar se precisam de determinado medicamento, encomendá-lo na plataforma e recebê-lo na porta da sua casa.

Quais os avanços da tecnologia na área da saúde?

Os avanços na área da saúde são importantes para revolucionar até mesmo a qualidade e expectativa de vida das pessoas.

As soluções da indústria da MedTech vão desde lâminas cirúrgicas mais eficientes até procedimentos cirúrgicos menos invasivos do que a cirurgia aberta. Existem dezenas de importantes soluções MedTech criados todos os anos, muitos dos quais serão usados ​​fortemente nas várias indústrias médicas.

Por exemplo, um produto popular da indústria MedTech que tem sido usado para inúmeras aplicações em todo o setor é a usinagem a laser de alta resolução, desenvolvida em 2014 pela Resonetics. 

Essa tecnologia fornece à indústria de dispositivos médicos um laser extremamente rápido que pode cortar stents metálicos sem a necessidade de moer e polir posteriormente, o que não era possível com outros tipos de lasers. A empresa por trás deste produto acredita que seus lasers serão revolucionários para a criação rápida de stents bioabsorvíveis.

O uso generalizado desses dispositivos nos últimos anos fez com que os avanços e inovações da MedTech se multiplicassem rapidamente.

Por exemplo, nanomedicamentos foram desenvolvidos com esta tecnologia médica. Esses medicamentos podem atingir com mais precisão células específicas dentro do corpo, reduzindo fortemente os efeitos colaterais de tomar esses medicamentos. 

Quais tecnologias são implementadas na área da saúde?

Diversas tecnologias são desenvolvidas ao longo dos anos, mas algumas possuem fins para a área da saúde que auxiliam em três áreas principais: atendimento, diagnóstico e tratamento.

MedTech: tecnologias e funções delas para atendimentos 

Uma das principais contribuições das soluções da indústria MedTech consiste na otimização do protocolo de atendimento em clínicas e hospitais, incluindo portais digitais e registros eletrônicos de saúde dos pacientes.

Essa inovação torna o compartilhamento entre diferentes hospitais e estabelecimentos de saúde muito mais fácil. Os registros médicos em papel podem ser mal escritos e às vezes ilegíveis, o que aumenta a possibilidade de um erro. 

Por outro lado, os registros eletrônicos de saúde geralmente são detalhados e extensos, proporcionando o registro de resultados de exames, medicamentos, histórico médico, sinais vitais e imagens radiológicas.

Essas tecnologias existem há mais de duas décadas, mas começaram a ser amplamente utilizadas apenas nos últimos 10 anos. Algumas das principais marcas da indústria MedTech incluem Johnson & Johnson, GE Healthcare e Medtronic, que esteve envolvida na criação de centenas de soluções de sucesso para a tecnologia médica – MedTech, como o Mazor X, responsável por oferecer orientação robótica precisa para vários procedimentos cirúrgicos.

Tecnologias e funções delas para diagnósticos 

O uso de inteligência artificial e outras tecnologias para processar dados, como imagens médicas, e desenvolver modelos de doenças pode ajudar os médicos a fazer diagnósticos com mais precisão.

Um trabalho recente da IBM Research mostrou que a IA pode ser usada para reconhecer e interpretar padrões de ressonâncias cerebrais em ressonâncias magnéticas para a progressão de doenças neurodegenerativas, como uma doença de Huntington.

Em um dos casos de sucesso de MedTech no Japão, a IA diagnosticou uma mulher com um tipo raro de leucemia. Ainda mais notável, levou apenas dez minutos para a tecnologia comparar as informações genéticas da mulher com 20 milhões de estudos de oncologia clínica que levaram ao diagnóstico.

MedTech revoluciona o desenvolvimento de medicamentos

Atualmente, o processo de desenvolvimento de novos medicamentos é muito longo e caro. No entanto, existem maneiras de melhorar esse processo com métodos que vão desde inteligência artificial até testes in silico. Essas novas tecnologias e abordagens já dominam e dominarão o cenário farmacêutico nos próximos anos.

Empresas como Turbine, Recursion Pharmaceuticals e Deep Genomics estão aproveitando o poder da IA ​​para desenvolver novos candidatos a medicamentos e novas soluções terapêuticas em tempo recorde e acelerar o tempo de lançamento no mercado, economizando custos e vidas.

Como a Ingram Micro pode ajudar?

É fundamental que empresas da área da saúde estejam implementando as novas tecnologias para aprimorar seus serviços.

As tecnologias médicas permitem o diagnóstico precoce e preciso de problemas de saúde, facilitando a intervenção oportuna e melhorando os resultados. Produtos inovadores podem substituir, reparar e sustentar funções corporais com falhas, enquanto a telemedicina e os dispositivos conectados permitem o monitoramento remoto das condições do paciente. Por fim, ao acelerar a recuperação e manter as pessoas saudáveis, a tecnologia na área da saúde ajuda as pessoas a viverem uma vida plena e ativa.

A Ingram Micro pode ajudar a sua empresa a se modernizar e aplicar tecnologias para negócios do ramo da saúde. Com o fornecimento de tecnologias como computação em nuvem, inteligência artificial, sistemas automatizados e integrados e soluções de cibersegurança, entregamos todos os recursos necessários para a transformação digital nas instituições de saúde.

Embarque na indústria MedTech com o suporte da Ingram Micro.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Thelma Bohrer

Thelma Bohrer

Healthcare Business Development Manager da Ingram Micro Brasil. Formada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, com MBA em Gestão de Negócios pela USP. Mais de 28 anos de experiência em posições de liderança como Gerente de Unidade de Negócios, Gerente de Canais e Alianças, Country Manager e Gerente de Desenvolvimento de Negócios para segmento de indústria de Saúde. Trabalhou em empresas como Itautec, TechData, Hyland Software, Software AG e, atualmente, atua na Ingram Micro Brasil. Focada em resultados, possui grande relacionamento com fabricantes e canais, visão estratégica e comprometimento com os objetivos da empresa.