Ideias para vendas: inovações e tendências
Digitalizar o processo de vendas é imperativo para empresas que desejam continuar em destaque. A experiência digital impulsiona o crescimento do negócio e a jornada de inovação, aproximando as marcas dos seus clientes,
Inovar é perceber antes de seu cliente, o que ele pode precisar e criar a melhor experiência para que se sinta atendido.
Novos modelos de negócio são fundamentais para que esta experiência seja incrível e o cliente se sinta compreendido e respeitado.
Mas antes disso, é fundamental conhecer bem seu negócio e todas as nuances que coabitam no entorno e traçar planos de ação para uma execução consistente e desta forma os resultados acontecerão.
Estratégias fortalecendo a presença digital através de ações para criar autoridade e awareness com a utilização de um marketing digital inteligente reimaginando a experiência do consumidor, voltando esforços para a criação de interações mais centradas no ser humano.
Neste tipo de abordagem, o objetivo é desenvolver experiências digitais personalizadas e emocionalmente inteligentes, tomando como base o comportamento dos indivíduos, as preferências e emoções. Tudo isso é possível a partir de um conjunto integrado de ações de marketing digital e de recursos tecnológicos como, por exemplo, inteligência artificial (IA), como análise de tensão de voz e ferramentas de detecção de micro-expressão.
A tecnologia já está revolucionando o modo como as pessoas consomem. Marcas de todos os segmentos buscam se posicionar de maneira estratégica, para manter sua fatia de mercado e conquistar mais clientes.
Neste cenário, cabe aos gestores comerciais e de marketing acompanhar as inovações e tendências, buscando ideias e modelos de negócios para alavancar mais as vendas, fortalecendo a estratégia do negócio.
Ao longo deste artigo, você entenderá a importância de definir seus modelos de negócio, ter uma boa gestão e uma abordagem digital para expandir as vendas da sua empresa.
Aproveite o conteúdo!
Cenário atual mundial de inovações e tendências em vendas
Em um mercado altamente competitivo, as empresas que obtêm melhor performance em vendas são aquelas que estão três passos à frente. Elas possuem capacidade de encontrar oportunidades de crescimento e tendências de vendas antes que seus concorrentes o façam.
Para tanto, elas contam com profissionais que investem tempo e energia pensando sobre o que está por vir em tecnologia, regulamentos, demografia e economia, e como isso está afetando as oportunidades de vendas agora e no futuro.
O comportamento dos usuários e os mercados estão mudando, e você precisa conhecer as tendências que podem impulsionar o crescimento da sua empresa. |
Confira algumas recomendações a seguir:
#1 Investir no planejamento
Pensar à frente é vital em qualquer negócio e é essencial para o crescimento das vendas. Por isso, a análise constante de tendências deve ser vista como uma parte formal do processo de planejamento de vendas, que, na verdade, é o planejamento de futuro da companhia.
Com essa abordagem é imperativo acompanhar as tendências para capturar as oportunidades criadas por mudanças repentinas no cenário.
Assim, as empresas traduzem as mudanças macro em um impacto de primeira linha real no negócio, de maneira rápida e consistente.
O planejamento com foco em vendas e visão de futuro, metas bem definidas e prazos, impulsionam os esforços de todos os colaboradores para o atingimento de resultados da companhia, fazendo com que se posicione melhor em mercados onde já atua e onde os concorrentes ainda não chegaram. É preciso estratégia para ser pioneiro.
#2 Encontrando o crescimento em segmentos diversos
Na busca pelo crescimento das vendas, os indicadores médios de um mercado podem mascarar onde realmente está o crescimento.
As empresas bem sucedidas em vendas são extremamente proativas em explorar o crescimento no que podem parecer, em média, mercados maduros. Isso porque elas analisam todos os seus dados de mercado e de consumidores, dividindo-os em unidades muito menores, onde as oportunidades – clientes em potencial, novos segmentos ou micro segmentos – podem ser avaliadas em detalhes.
Apostar num trabalho de prospecção de leads pode ajudar as equipes de vendas a serem mais efetivas nos fechamentos.
#3 Capturando valor com Dados e análises avançadas
As forças de vendas têm uma quantidade incrível de dados na ponta dos dedos hoje em comparação com quatro ou cinco anos atrás. Contudo, obter insights deles e torná-los acionáveis é muito mais difícil.
Os líderes de vendas que acertam são os que tomam decisões melhores, pois descobrem insights sobre vendas e oportunidades de negócios e refinam as estratégias de crescimento das vendas.
Neste sentido, a tendência é a migração da análise de dados históricos para o uso de dados para ser mais preditivo. As forças de vendas usam análises sofisticadas para decidir não apenas quais são as melhores oportunidades, mas também quais ajudarão a minimizar os riscos.
O segredo segue na linha de processos bem definidos aliados a captação de dados através das ferramentas que sua empresa tenha ou possa adquirir e com isso tomar as melhores decisões, alinhar a estratégia, planejamento e planos de ação para conquistar a previsibilidade almejada.
#4 Compreendendo social selling
Uma organização de vendas eficaz precisa explorar todos os caminhos em sua busca para realmente entender o cliente. É importante que os vendedores entendam:
Quem é o cliente individual;
- Quem são os compradores;
- Quem são os tomadores de decisão;
- Quem são os influenciadores;
- Quem é o dono do orçamento e qual é a percepção dele sobre a marca.
Muito disso pode ser aprendido por meio do que os clientes compartilham online, em diferentes plataformas e de diferentes maneiras: expressando opiniões, pedindo ajuda e colaborando em discussões gerais.
#5 Colaboração afinada entre vendas e marketing
Marketing e vendas podem parecer inextricavelmente ligados, mas nem sempre é assim na prática. O relacionamento entre os setores pode ser controverso e desigual: as vendas dominam nos setores B2B, enquanto o marketing domina em B2C.
Aqui, a tendência é buscar uma parceria produtiva. Isso porque as empresas que possuem ambas as funções apresentam crescimento de receita acima do mercado e desfrutam de alta lucratividade.
Portanto, alinhar os setores de vendas e marketing é o melhor caminho. Assim, ambos passam a entender a quem se destinam e a jornada que esses consumidores estão percorrendo. Isso pode parecer óbvio, mas os dois setores tendem a trabalhar sem um alinhamento adequado, com visões diferentes de quais são os clientes que devem buscar.
Além disso, nas empresas de alto desempenho, os relatórios ajudam o marketing a refinar suas ofertas, e os conjuntos de dados são integrados para criar cenários mais precisos das oportunidades de vendas.
Portanto, interagir e colaborar em pé de igualdade é o melhor caminho para a empresa e para os profissionais de marketing e vendas.
#6 Adotando processos bem definidos
De acordo com dados do McKinsey Global Institute, 40% das tarefas de vendas tradicionais agora podem ser automatizadas. Com os avanços projetados em tecnologia, especialmente no processamento de linguagem natural, a pesquisa sugere que isso pode chegar a 50%.
A geração de leads é um ótimo exemplo. Mesmo com sistemas de CRM em funcionamento, vemos empresas onde 75% dos leads não são acompanhados. Esses são leads que já tiveram tempo e dinheiro gastos com eles, mas são deixados de lado e acabam “esfriando” e perdendo o timing de conversão e venda.
Para evitar desperdício de oportunidades de negócio, ter processos claros e bem definidos, indicadores para acompanhamento, fazer com que a ferramenta que sua empresa utilize, pode até ser uma planilha, trabalhem a seu fator, além de ter uma equipe de vendas bem treinada, garantirão previsibilidade.
Se além de automação, a empresa puder incorporar inteligência artificial (IA), os resultados da taxa de contato chegam a 100%. Além disso, a IA pode manter esses leads aquecidos por meses! Temos aqui um ótimo ponto de partida de ideias para vendas, não é mesmo?
A era digital: ideias para vendas
Tão importante quanto avançar e adotar as tendências mencionadas é ter uma estratégia completa voltada para a jornada de compra do cliente. Afinal, de nada adianta termos inúmeras ideias para vendas sem estratégia!
Na prática, a clareza e a aplicação de alguns conceitos são fundamentais. Veja os principais:
Marketing digital:
Também chamado de marketing online, consiste na promoção de marcas para se conectar com clientes em potencial usando a internet e outras ferramentas de comunicação digital. Isso inclui e-mail marketing, mídias sociais, publicidade baseada na web, marketing de conteúdo e mensagens de texto.
Captação de leads:
É o processo de salvar informações do lead para tentar convertê-lo em um cliente. Para tanto, é possível usar páginas de captura de leads, landing pages. Uma boa tática é oferecer materiais ricos, como infográficos, ebooks e whitepapers, e pedir os dados do lead em um formulário.
Posicionamento de marca:
É o conceito, definido por Philip Kotler, como “o ato de projetar a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na mente do mercado-alvo”. Em outras palavras, o posicionamento da marca descreve como uma marca é diferente de seus concorrentes e onde, ou como, ela se encaixa na mente dos clientes.
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Nosso DNA compreende quais são os principais desafios enfrentamos pelas empresas parceiras e, com a experiência de nosso time de consultores, com métodos próprios, desenvolvemos com rapidez a melhor solução para sua empresa.
Com soluções focadas ou combinadas, temos o necessário para apoiar sua empresa a dar o próximo passo.
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