Dados do levantamento da Allied Market Researc indicam que o tamanho do mercado global de DevOps deve alcançar US$ 57,90 bilhões até 2030. O princípio da cultura é simples: conectar equipes e estabelecer novos processos que facilitem uma maior colaboração. Mas o seu potencial é imenso! 

A cultura DevOps permite resolver problemas de TI e software com mais agilidade, eficácia e produtividade. Os pilares da cultura DevOps caminham lado a lado com a cultura Data Driven.

Entenda como essa cultura orienta a resolução de desafios da indústria. Continue o conteúdo!

O que é a Cultura DevOps?

A cultura DevOps é baseada na colaboração de desenvolvimento e operação. Basicamente, consiste na combinação de processos, pessoas e produtos que permitem integração e entrega contínua de valor aos nossos usuários finais. “Dev” está relacionado ao desenvolvimento dos produtos de software. Já o “Ops” representa a implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias. 

Em síntese, a cultura DevOps acelera o processo para fornecer aplicativos e serviços de software em alta velocidade. Além disso, minimiza o fator de risco ao fornecer e obter continuamente feedback dos usuários finais e das partes interessadas nos estágios iniciais. A cultura DevOps é orientada pelas fases de desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento.

Pilares da Cultura DevOps

DevOps é uma abordagem voltada para quebrar silos e aumentar a colaboração entre os membros da equipe. Para tanto, a cultura DevOps usa cinco pilares:

  1. Cultura: é o conjunto de princípios e práticas que norteiam o trabalho em equipe. As equipes tomam decisões e se concentram em entregar valor aos clientes em uma cultura DevOps. Esta cultura promove um sentimento de propriedade partilhada e apoia a experimentação e a inovação.
  2. Automação: consiste na automação de vários processos de desenvolvimento, teste, implantação e gerenciamento de infraestrutura de software usando ferramentas e procedimentos. A automatização minimiza erros, melhora a consistência e aumenta a produtividade.
  3. Medição: consiste em usar estatísticas e dados para monitorar e melhorar o desempenho. A tomada de decisões é baseada em dados e no acompanhamento dos indicadores-chave de desempenho (KPIs). 
  4. Compartilhamento: é o pilar que coloca em destaque o conhecimento, as melhores práticas e o compartilhamento de recursos entre as equipes. Os profissionais aprendem com as experiências dos colegas e trabalham sempre com as informações mais recentes.
  5. Aprendizagem: a cultura DevOps prevê um processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento. As equipes são incentivadas a experimentar coisas novas, assumir riscos e aprender com seus erros. 

Principais ferramentas de DevOps

Na adoção da cultura DevOps, uma das principais prioridade é construir um modelo de trabalho mais colaborativo, que incentive a união e facilite a comunicação de todos os envolvidos.

Feito o alinhamento com a equipe, o próximo passo é identificar as ferramentas que melhor se adequam ao seu projeto em termos de planejamento, gerenciamento de código, automação de testes, integração e implantação contínua e monitoramento.

A seguir, listamos as categorias e ferramentas ideais para gerenciar práticas da cultura DevOps. Confira!

Planejamento

Para o planejamento, é recomendado usar o Jira ou o Azure DevOps Board, visando gerenciar o trabalho de maneira ágil e eficiente.

Desenvolvimento

Para gerenciamento de código, Git é a ferramenta que permite acessar seu histórico de versão de código, ramificações e mecanismo Push e Pull de forma distribuída. 

É possível usar, também, o Microsoft TFVC (Team Foundation Version Control), um sistema de controle de versão centralizado.

Teste

Para automatizar os testes com eficiência, a equipe de colaboradores pode contar com ferramentas como Selenium, JUnit e Apache JMeter.

Por meio das principais ferramentas de DevOps, é possível otimizar o planejamento, o desenvolvimento de processos e os testes, facilitando a colaboração entre profissionais.

Vantagens da implementação da Cultura DevOps

A cultura DevOps pode ser desenvolvida internamente ou contar com o suporte de equipes terceirizadas. De todo modo, a abordagem DevOps traz uma série de benefícios para a realidade da empresa. Veja só:

Entrega contínua

Com os princípios da cultura DevOps, é possível estabelecer um fluxo de entrega contínua com um padrão de qualidade. Dessa maneira, empresa obtém vantagens como aumento da velocidade da equipe e também a entrega dos produtos.

A cultura DevOps também contibui para reduzir o tempo de inatividade. É possível fazer os ajustes e atualizações na produção, e dentro de um prazo mínimo.

Comunicação e colaboração

A cultura DevOps torna a comunicação mais eficiente e melhora a colaboração entre equipe de desenvolvimento e de operações. 

Os profissionais trabalham em conjunto para atingir os objetivos de negócios. A cultura DevOps quebra os silos e concentra-se em comunicação, transparência, inspeção, adaptação e integração.

Garantindo entrega contínua, comunicação e colaboração otimizadas e redução de custos a curto e longo prazo, a cultua DevOps traz benefícios para empresas de diferentes portes e setores.

Redução de custos

O DevOps visa implantar software e atualizações de software que agreguem valor aos usuários finais de forma rápida e transparente, mantendo, ao mesmo tempo, a alta qualidade.

Com a automação dos processos e a melhoria contínua, a empresa ganha produtividade e transparência e ainda garante a redução de custos. Logo, a lucratividade também aumenta.

Cultura DevOps e outras estratégias de TI com a Ingram Micro

Para saber mais, bem como implementar essa e outras metodologias de otimização e automatização de processos, conte com as soluções digitais da Ingram Micro.

Ao revisar os processos do fluxo de trabalho de TI, o gestor e sua equipe podem inovar, adotar a melhoria contínua, diminuir custos e acelerar o crescimento de empresas de tecnologia. Conte com a Ingram Micro como parceira nesta jornada!

Este artigo foi útil?

(5)

Você já votou neste post

Roberto Gero

Roberto Gero

Diretor de Produtos e Advanced Computing da Ingram Micro Brasil. Formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo pela FIA/USP – Fundação Instituto de Administração. Desde 2017, trabalha como Diretor de Soluções Avançadas na Ingram Micro Brasil; com mais de 25 anos em áreas de negócios de TI, passou por diferentes posições em Canais e Fabricantes, incluindo IBM, Oracle e Ingram Micro.