O remarketing garante uma segunda chance de vendas de produtos, otimizando a conversão e fidelização de clientes por meio do compromisso da empresa com a sustentabilidade.

O termo está relacionado com a reutilização de produtos, bem como com estratégias de marketing, se destacando por possuir uma segmentação bastante personalizada, aumentando as chances de envolver os clientes no processo de produção.

Conforme dados da Digital Agency Network, 11% das marcas usam métodos de redirecionamento (como remarketing) para ganhar clientes da concorrência. Com isso, além de contribuir para uma logística reversa, esta abordagem também fideliza clientes que compactuam dos menos valores da empresa.
Neste artigo, apresentamos o conceito de remarketing, os benefícios e as soluções que podem ajudar a aplicar a estratégia. Confira!

O que é remarketing?

O conceito de remarketing é simples e quase autoexplicativo. A proposta é produzir, novamente, para o mesmo, mantendo-a envolvida e conectada com a marca. O principal objetivo é a recompra e a conversão.

Basicamente, o remarketing consiste em despertar, novamente, o interesse de empresas e indivíduos que já tiveram contato com a marca, com o intuito de aproximá-las. É uma segunda chance de conversão, realizando upsell ou retendo clientes.

Para além do seu uso já bastante conhecido no marketing digital, que podem explorar anúncios em diferentes redes, o remarketing pode ser uma estratégia valiosa quando aplicada na logística reversa das empresas de tecnologia

Nesse caso, em vez do usuário realizar o descarte dos equipamentos eletrônicos por conta própria, a fabricante recolhe e se responsabiliza pela correta destinação e reciclagem.

Assim, o remarketing viabiliza a revenda dos equipamentos, revertendo valor para a empresa e possibilitando que, aquele cliente que descartou o produto em um primeiro momento, possa comprá-lo novamente. Este processo contribui com a economia circular e fideliza clientes.

Para conhecer mais detalhes sobre logística reversa e economia circular, confira nosso infográfico: ESG: um guia prático!

Quais são os benefícios do remarketing para empresas?

Confira três vantagens principais do investimento em uma estratégia de remarketing, tanto para a empresa, quanto para seus clientes:

1. Custo otimizado e valor revertido

O remarketing permite que as empresas gastem menos recursos com produção. Aqui, a verba é destinada para impactar usuários que já manifestaram interesse nos produtos ou serviços anteriormente, via marketing digital ou consumo físico de produtos tecnológicos.

Assim, os esforços de remarketing garantem uma otimização dos custos. Afinal, as ações concentram-se em clientes que já possuem alguma relação com a marca, dependendo do descarte destes para uma nova produção.

2. Aumento do ROI e reconhecimento de marca

O ROI, que compara a receita às despesas investidas, é um indicador crucial para avaliar o sucesso do remarketing

No caso do marketing digital, empresas tendem a alcançar maiores taxas de ROI, concentrando-se em pessoas que já interagiram com seu conteúdo ou consumiram produtos. Com o remarketing na estratégia de conteúdo digital, é possível obter uma taxa de conversão de 161%, a partir das campanhas do Google.

Por sua vez, pensando na venda física de produtos, o reconhecimento de marca e lealdade de cliente se amplia em função do comprometimento da empresa com a logística reversa.

3. Lealdade e confiança na empresa

O remarketing contribui para aumentar a conscientização da marca e da memória entre os potenciais consumidores, expondo-os constantemente a anúncios direcionados e ações personalizadas. 

As possibilidades da logística reversa fortalecem o reconhecimento e a confiança da marca, influenciando os consumidores na tomada de decisões de compra. 

Quer saber mais sobre a relação entre estratégias de marketing e inovações tecnológicas, confira nosso conteúdo: Tecnologia como estratégia de Branding Experience!

O remarketing amplia o reconhecimento de marca de uma empresa, otimizando os custos e a conversão de clientes leais à marca.

Soluções de remarketing com a Ingram Micro

Para empresas que desejam investir em remarketing, a Ingram Micro fornece um ecossistema de serviço completo para clientes de uma ampla gama de dispositivos. 

Os serviços de remarketing permitem o retorno de seus sistemas desativados, reintroduzindo-os na cadeia de suprimentos. Dessa maneira, os recursos de fim de uso são avaliados para determinar o valor potencial de remarketing

Na sequência, depois de uma análise técnica, os ativos com valor residual são revendidos por meio de um programa multicanal global. No passo a passo, estas são as etapas:

  • Rede de parceiros de recompra;
  • Transporte;
  • Vendas On-line;
  • Sistemas dedicados de tracking;
  • Portal de vendas;
  • Logística de entrega inteligente.

Tudo isso proporciona muitos ganhos para as empresas. Veja as soluções da Ingram Micro que contribuem para uma estratégia exitosa de remarketing: Conheça nossas soluções!

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Tags

Welington Sousa

Welington Sousa

Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, atualmente é Head de Marketing e Comunicação da Ingram Micro. Lidera estudos e pesquisas em Behavioral Marketing e Neuromarketing, buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B. Antes de se tornar Head na Ingram Micro, atuou como Marketing Manager na Claro e Locaweb, sempre na liderança de times multidisciplinares.