Cada vez mais, as empresas trabalham com os dados pessoais dos consumidores, coletando, armazenando e usando-os on-line o tempo todo. Além disso, os riscos e prejuízos com o gerenciamento de dados não param de crescer. Conforme estudo da IBM, o custo médio global de uma violação de dados em 2023 foi de US$ 4,45 milhões, um aumento de 15% em três anos.

Nesse cenário, os regulamentos de privacidade de dados se tornam mais prevalentes. Com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil, os requisitos para coleta e uso de dados passaram a ser mais rigorosos. 

Agora, os consumidores têm direitos de privacidade garantidos, e muitas vezes, o direito ao anonimato. Isso ajuda a garantir que, quando as organizações usam dados pessoais, estes não serão utilizados para identificar qualquer pessoa individual.

Para os gestores de TI e segurança da informação, o desafio é pensar em mecanismos de defesa e proteção. A técnica de anonimização de dados é uma das soluções que podem ser exploradas. Descubra mais neste artigo! 

O que são dados anonimizados?

A anonimização de dados é o processo de obscurecer ou remover informações de identificação pessoal (PII) de um conjunto de dados, com o objetivo de proteger a privacidade dos titulares dos dados.

Em síntese, dados anonimizados são aqueles que, a partir do uso de determinadas técnicas de tratamento de dados, passam a ser anônimos. Geralmente, o processo envolve o mascaramento de dados de PII, como nomes, endereços, números de telefone, detalhes do passaporte ou números de Seguridade Social.

Os valores são substituídos ou removidos, usando técnicas criptográficas ou adicionando ruído aleatório. Com isso, os dados anonimizados não podem ser vinculados a um indivíduo específico, direta ou indiretamente.

Dessa forma, a anonimização de dados reduz o risco de reidentificação, viabilizando, assim, o cumprimento das leis de privacidade de dados e aumentando a camada de proteção da segurança da informação. 

Feita a anonimização de dados, a empresa mantém em sua base apenas as informações funcionais para testes de software, análise de dados ou outros fins legítimos. 

Relação entre anonimização de dados e a LGPD

Na prática, os dados submetidos as técnicas de anonimização, como criptografia ou remoção de informações de identificação pessoal, não permitem a identificação do seu titular. Por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados não se aplica a esse tipo de dado, já que o consumidor deixa de ser identificável.

Quando a empresa decide fazer a reversão do processo de anonimização ao qual tais dados foram submetidos, a aplicação da LGPD volta a vigorar. Para saber ainda mais sobre o tema, confira nosso infográfico: 7 pontos principais sobre a LGPD!

Qual é a importância da anonimização de dados para empresas?

Com o crescimento exponencial da economia de dados, as empresas estão acumulando cada vez mais dados pessoais. Eles são obtidos a partir de várias fontes, incluindo comércio eletrônico, governo e fontes de saúde, bem como mídias sociais. Uma base tão valiosa de informações pode ser usada para muitos propósitos diferentes.

Daí a importância da anonimização de dados: o processo é especialmente vantajoso para as empresas, já que permite aperfeiçoar o sistema de segurança da informação interno. Mais do que isso, o uso de dados anonimizados contribui para aumentar o nível de confiança da marca na oferta dos seus serviços e para seus públicos.

Assim como a economia de dados continua crescendo, o mesmo acontece com a necessidade proporcional de conformidade com a privacidade de dados. Com o aumento dos requisitos, combinado com a demanda por melhores maneiras de proteger as informações pessoais, a anonimização de dados tornou-se amplamente aceita. 

Na prática, a abordagem é especialmente relevante porque permite que os dados sejam usados para fins legítimos. Em síntese, à medida que os regulamentos de proteção de dados se tornam mais difundidos e mais rigorosos, a anonimização de dados é uma das abordagens que responde a essa necessidade.

Com a anonimização de dados, é possível utilizar informações para tirar insights e realizar pesquisas, porém sem expôr dados sensíveis sobre indivíduos e organização.

Conheça as técnicas de anonimização

Embora os dados anonimizados não sejam resguardados pela LGPD, é fundamental conhecer os métodos aplicados no processo, garantindo a não exposição de informações, bem como evitando multas e outras sanções à sua empresa. Confira as principais técnicas que tornam os dados anonimizados: 

Criptografia

Consiste na aplicação de algoritmos de HASH, que transformam as informações pessoais em um conjunto de caracteres aleatórios e irreversíveis. Dessa maneira, todas as informações permanecem sob sigilo e invisíveis para os controladores de dados.

Generalização

Nessa técnica, as informações pessoais são trocadas por outras mais abrangentes e genéricas, mas que não sejam capazes de identificar o titular, como o CEP.

Perturbação

Conhecida como RDP (Random Data Perturbation), essa técnica adiciona “ruído aleatório” a um conjunto de dados, garantindo a confidencialidade de registros individuais. 

Na prática, o RDP só pode ser considerado anonimização se o algoritmo utilizado não permitir a reconstrução dos dados originais. Além disso, vale frisar que o ruído aleatório também pode ser filtrado, então esse método também não é infalível.

Mascaramento

O mascaramento de dados permite ocultar dados por meio de valores alterados, colocando caracteres aleatórios ou outros dados em seu lugar. 

Assim, a substituição do mascaramento é usada para alterar os valores-chave, permitindo que os dados continuem a ser identificados sem revelar a identidade. Porém, essa informação pode ser reidentificada, então não é um verdadeiro anonimato.

Embaralhamento

Também conhecida como Data swapping ou permutação, o embaralhamento consiste na troca de dados que envolve a alteração da ordem ou posição dos elementos de um conjunto ordenado.

Diferenças entre anonimização e pseudoanonimização

No gerenciamento de dados, a pseudoanonimização aumenta a privacidade, substituindo a maioria dos campos de identificação em um registro de dados por um ou mais identificadores artificiais, ou pseudônimos.

O principal objetivo é reduzir vinculação de dados pessoais à identidade do indivíduo, podendo haver um único pseudônimo para uma coleção de campos substituídos ou um pseudônimo por campo substituído.

Em contrapartida, a anonimização possui técnicas diversas, como as apresentadas acima. Com a anonimização, os dados são apagados para qualquer informação que possa servir como um identificador de um titular de dados. 

A grande diferença é que a pseudoanonimização não remove todas as informações de identificação dos dados, mas apenas reduz a capacidade de vinculação de um conjunto de dados com a identidade original de um indivíduo (por exemplo, por meio de um esquema de criptografia).

As técnicas de anonimização, como criptografia, perturbação e mascaramento, podem variar conforme as necessidades de uso e tipos de dados coletados.

Anonimização de dados e as inteligências artificiais

No avanço da transformação digital dos negócios, à medida que as tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina continuam a surgir, enormes quantidades de dados são necessárias para treinar modelos e, em seguida, compartilhá-los entre diferentes domínios de negócios. 

Neste contexto, a anonimização de dados já é uma realidade em muitas empresas de diversos setores da economia. A abordagem contribuir para alimentar tecnologias, como IA e o machine learning (aprendizado de máquina), para a detecção de hábitos de consumo, de comportamento e muito mais.

Proteção de dados com Ingram Micro

Para as empresas, a anonimização de dados permite abordar as preocupações de privacidade associadas ao compartilhamento de dados.

Neste cenário, usar os dados anonimizados é essencial para fortalecer a política de segurança da informação. Embora a anonimização não seja uma exigência da LGPD, ela auxilia companhias a armazenarem e manipularem os dados com mais cuidado, respeito ao direito das pessoas à privacidade.

Para vencer os desafios de segurança de dados, investindo em novas soluções e ferramentas, é fundamental buscar pelo melhor parceiro estratégico. A Ingram Micro, distribuidora de tecnologia com amplo portfólio, é referência na oferta de serviços de tecnologia e cibersegurança:

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