Economia circular para produtos de TI
A economia circular é uma estrutura que estabelece uma relação entre criação e conservação de valor, por exemplo, por meio da reutilização, reforma, remanufatura ou reciclagem. O objetivo principal é adotar uma perspectiva sistêmica de ações e buscar equilibrar objetivos econômicos, ambientais e sociais.
Logística reversa
Para fortalecer a abordagem da economia circular em empresas, desenvolver uma estratégia de logística reversa é fundamental. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010, obriga a implementação. Para tanto, empresas devem definir meios para que o consumidor possa fazer o descarte de eletrônicos de forma correta, garantindo a preservação ambiental.
Riscos de cibersegurança
As empresas também vêm priorizando a logística reversa por uma questão de cibersegurança. Isso ocorre porque, quando o descarte de eletrônicos é feito de maneira inadequada, a empresa corre o risco de sofrer golpes cibernéticos, como phishing. Além disso, pode incorrer na responsabilização da empresa pelo uso indevido de dados dos seus clientes e colaboradores.
Boas práticas de descarte de eletrônicos
Empresas devem pensar em toda a cadeia produtiva, não apenas no produto ou solução final. Todo ciclo de vida do produto gera resíduos que devem ser tratados corretamente, seja para reciclagem, reutilização ou descarte final. Com isso, é essencial um fluxo de processos claro, garantindo o descarte adequado de lixo eletrônico, a reciclagem e o aproveitamento desses materiais.
Economia circular com Ingram Micro
Empresas devem pensar como gerenciar a logística reversa, facilitando o descarte de eletrônicos para os consumidores e assegurando o reaproveitamento dos materiais. Para isso, conheça as soluções de logística reversa e economia circular para produtos de TI da Ingram Micro. Leve sua empresa para o caminho da sustentabilidade!