Como a autenticação multifator protege seus dados online?

Caso você tenha uma senha, os hackers podem usar essas credenciais para fazer login em aplicativos e sistemas de negócios, contornar outros controles de acesso e causar sérios estragos. Veja como a autenticação multifator pode te proteger desses ataques!

O que é a autenticação multifator?

É um método de autenticação que exige que o usuário forneça dois ou mais fatores de verificação para obter acesso a um recurso, como um aplicativo, conta online ou VPN. Ainda não ficou claro? Nós explicamos!

Como ela funciona?

Alguns aplicativos, como bancos digitais ou até mesmo o Google, oferecem a opção: “deixar a minha conta mais segura”, ou uma: “verificação em duas etapas”. Em termos simples, a autenticação multifator é programada para exigir informações de verificação – fatores adicionais – elevando o nível de proteção dos sistemas.

Tipos de autenticação multifator:

Conhecimento: são coisas que o usuário sabe, como uma senha, um PIN ou uma pergunta pessoal Posse: coisas que o usuário possui, como um crachá ou smartphone (OTPs enviados por texto, e-mail ou gerados por aplicativos no smartphone) Inerência: coisas que provam quem é realmente o usuário, como uma biometria, reconhecimento de voz ou reconhecimento facial